Unijuí recebe Prêmio Responsabilidade Social da Assembleia Legislativa - Unijuí

Unijuí recebe Prêmio Responsabilidade Social da Assembleia Legislativa

A Unijuí recebeu o troféu, premiação máxima, na cerimônia de premiação realizada na noite desta quarta-feira, no teatro Dante Barone, em Porto Alegre.

A Fidene/Unijuí recebeu, na noite desta quarta-feira, 23, o Prêmio Responsabilidade Social, concedido pela Assembleia Legislativa Gaúcha. O Reitor da Universidade, professor Martinho Luís Kelm, recebeu o prêmio em cerimônia realizada no Teatro Dante Barone, em Porto Alegre.

Instituído por Lei Estadual, o Prêmio de Responsabilidade Social é uma promoção do Parlamento Gaúcho em uma parceria da Assembleia Legislativa do Estado com a sociedade civil. O título reconhece, no âmbito das organizações gaúchas, a realização de projetos voltados ao bem-estar social e à preservação do meio ambiente.

O prêmio concedido para a Unijuí, portanto, é um reconhecimento ao trabalho da Universidade. “A Instituição está conseguindo dar a sua contribuição. Para nós é um privilégio muito grande e uma responsabilidade de continuarmos nessa trajetória integrada com a nossa comunidade”, afirma o Reitor.

Segundo ele, a Responsabilidade Social vem da dinâmica de interação e evolução de sociedade, pessoas e organizações. “À medida que a sociedade evolui, novos parâmetros são fixados, alguns conseguimos incorporar via legislação. Só que isso não é suficiente, as organizações têm um compromisso que vai muito além do cumprimento da lei. Temos um conjunto de necessidades que devem ser tratados por outras perspectivas, por isso, é importante que as organizações busquem protagonismo. A Universidade cumpre um papel importante nisso, pois é formadora de massa crítica e consegue influenciar a sociedade”, salienta.

Sobre o Prêmio

A Assembleia tem três categorias de premiação: certificado, medalha e o troféu (premiação máxima). Todos as Instituições, divididas em diversas categorias, que protocolam o Balanço Social, documento produzido anualmente, no qual a comissão do Prêmio se baseia e atingem um índice, ganham o certificado. Dentro destes certificados, 20% dos melhores índices ganham a medalha. E, a que melhor desempenhou dentro do ano, ganha o troféu, que é o caso da Unijuí.

De acordo com a coordenadora do Balanço Social da Unijuí, Roselaine Jung, a Universidade, desde 2001, atinge o índice para receber o certificado, tendo ganho em 2015 a medalha e em 2006 a premiação máxima. “Essa premiação mostra o reconhecimento de todas as ações que a Universidade faz para a comunidade. Nós estamos inseridos na comunidade, trabalhamos para a comunidade, e através do Balanço Social a gente representa isso e mostra o que fazemos”, salienta.

O Prêmio Responsabilidade Social, que este ano chega a sua 17ª edição, é organizado por uma Comissão Mista, atualmente formada por representantes de 14 entidades: Associação dos Dirigentes Cristãos de Empresas (ADCE), Associação Riograndense de Imprensa (ARI), Conselho Regional de Administração do RS (CRA/RS), Conselho Regional de Contabilidade do RS (CRC/RS), Federação das Associações Comerciais e de Serviços do Rio Grande do Sul – (Federasul), Federação das Associações dos Municípios do RS (FAMURS), Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs) Federação do Comércio de Bens e de Serviços (Fecomérico), Observatório de Responsabilidade Social das Universidades Brasileiras (ORSUB), Organização Parceiros Voluntários (OPV), Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade (PGQP), Serviço Social da Indústria (Sesi) e Serviço Social do Comércio (Sesc) e Sindicato e Organização das Cooperativas RS-OCERGS/SESCOOP.

Confira um GIF produzido pela Assembleia Legislativa