Educação nas Ciências homenageia professor de Madrid por convênio com a Unijuí - Unijuí

Educação nas Ciências homenageia professor de Madrid por convênio com a Unijuí

O Professor Dr. Clemente Herrero Fabregat, da Universidade Autônoma de Madrid (UAM), uma das pessoas responsáveis pela efetivação do convênio da Instituição espanhola com a Unijuí, deixou recentemente as funções de Tutor Responsável deste Convênio.

Dessa forma, passados 12 anos de vigência do acordo celebrado entre a Unijuí/Programa de Pós-graduação em Educação nas Ciências e UAM-Universidad Autônoma de Madri/Departamento de Didácticas Específicas, um exitoso convênio internacional, de cooperação acadêmica, de mobilidade docente e estudantil mantido pela Unijuí, o Programa agradece o empenho do professor na concretização desta parceria.

O intercâmbio de docentes, realizado sistematicamente ano a ano, permitiu receber mais de duas dezenas de professores e em contrapartida estiveram atuando naquela universidade número equivalente de docentes da Unijuí. Igualmente significativa foi a participação de estudantes da Unijuí, em especial mestrandos e doutorandos do PPGEC em estágios junto ao Departamento de Didáticas Específicas, na modalidade Bolsa Sanduiche patrocinadas pela CAPES.

Para além disso, o professor Clemente ministrou no PPGEC - UNIJUI vários seminários e cursos, participou de bancas de doutoramento. Publicou pela Editora Unijuí o livro “La formación de professorado en ciências sociales”, em 2006. Este livro foi resultado de um dos cursos, por ele ministrados no PPGEC. Na data de 06/09/2012 foi agraciado com o título acadêmico de Professor Emérito Honoris Causa da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, em cerimônia solene realizada na UNIJUI.