Empresários varejistas estão mais confiantes - Unijuí

Empresários varejistas estão mais confiantes

Pesquisa realizada pelos estudantes do Curso de Administração da Unijuí Campus Santa Rosa, no mês de dezembro, revelou um aumento no Índice de Confiança do Empresário Varejista (ICEV).

O Laboratório de Gestão do Curso de Administração da Unijuí, através do Analista Lucas Escher e da pesquisadora Karin Riedner, realizou no mês de dezembro de 2016 uma pesquisa com 182 empresários e gestores do setor varejista no município de Santa Rosa, com o objetivo de identificar o grau de confiança que os empresários possuem em relação às suas atividades.

De acordo com o Coordenador do curso de Administração, professor Luciano Zamberlan, o ICEV é um indicador de antecedência uti­lizado para previsão do nível de atividade de uma economia, neste caso, no setor de varejo. Para a composição deste índice considera-se o sentimento do empresário através de questões que avaliam as condições atuais e as expectativas futuras de sua própria empresa, do setor de atividade ao qual está inserida e da economia brasileira de uma forma geral. Obtidas tais informações, os índices são ponderados e cria-se um indicador geral de confiança que varia de zero a 100 pontos. Valores acima de 50 pontos indicam empresários confiantes. Este levantamento integra as atividades do Projeto de Extensão de Apoio ao Desenvolvimento em Arranjos Produtivos Locais.

A partir dos dados obtidos junto de empresários e gestores varejistas de Santa Rosa, as condições atuais (economia brasileira, setor de atividade e empresa) obtiveram 54,6 pontos, e as expectativas para os próximos seis meses (economia brasileira, setor de atividade e empresa) 67,8 pontos. O índice geral foi de 63,4 pontos, evidenciando uma elevação de todos os indicadores. O único item que apresentou índice abaixo de 50 pontos, o que caracteriza pessimismo, diz respeito às condições atuais da Economia Brasileira, que obteve 35,4 pontos.

Para o Pró-reitor do Campus Santa Rosa, professor Ariosto Sparemberger, empresários confiantes tendem a aumentar o investimento em aquisição de mercadorias, melhorias no ambiente de loja e aumento na contratação de pessoal para atender o esperado crescimento na demanda.