Projeto Ações Sustentáveis nas Escolas: a avaliação de 2016 - Unijuí

Projeto Ações Sustentáveis nas Escolas: a avaliação de 2016

Mais de 1.600 alunos trabalharam o meio ambiente a partir do projeto Ações Sustentáveis nas Escolas, da UNIJUÍ FM. Ao final de mais um ano de trabalho foram cumpridos os objetivos de inserir o rádio em sala de aula e promover a Educomunicação, em que os alunos aprendem e produzem conteúdo educativo através dos meios de comunicação.

Em 2016, 12 escolas participaram do projeto. Os Anos Finais ouviram conteúdos no rádio sobre horta e produção orgânica, resíduos e reciclagem, preservação da água e do meio ambiente e cuidados com a dengue. A partir daí desenvolveram atividades de pesquisa, confecção de cartazes, poemas, paródias e cartas para o meio ambiente, coleta de resíduos no pátio da escola e orientação sobre o tema à outras turmas, exposição de objetos, animais e maquetes feitos a partir de materiais recicláveis, produção de marcadores de página e cartões com informações sobre a água, pintura de telas, construção de horta escolar, locução de dicas sobre o meio ambiente e apresentações artísticas, entre outras ações.

Já os Anos Iniciais participaram de oficina de rádio, em que puderam conhecer fatos marcantes sobre o veículo, sobre a redação de notícia, boletim e spot publicitário, e ainda experimentar o software Locutor da Hora, que simula um estúdio de rádio, passando por todas as etapas fundamentais do processo, desde a formação do texto e o preparo para a gravação até a reprodução e edição do conteúdo.

Este ano o projeto Ações Sustentáveis nas Escolas ganhou o Prêmio Ben Hur Lenz César Mafra, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, na categoria imprensa, por atender o objetivo da promoção da Educação Ambiental e ainda o Troféu Pioneiras da Ecologia, concedido pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul através da Comissão de Saúde e Meio Ambiente.

Ao todo são sete prêmio: em 2013 foi nomeada para a premiação do Green Project Awards (GPA Brasil), com apoio do Ministério do Meio Ambiente, dividindo a categoria “Iniciativa de Mobilização” com Eletrobrás, SESI e Pepsico. Em 2014 conquistou o Prêmio Ludwig Raichardt Filho, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que teve como tema Cidade Sustentável e também o Troféu Pioneiras da Ecologia – Hilda Zimmermann, Giselda Castro e Magda Renner, da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.

E em 2015, mais dois reconhecimentos: execução de convênio entre FIDENE/UNIJUÍ e Poder Executivo/Secretaria Municipal de Meio Ambiente e também o Prêmio von Martius de Sustentabilidade, promovido pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha, por meio do Departamento de Meio Ambiente, Energias Renováveis e Eficiência Energética, com patrocínio da Volkswagen.

Neste fim de ano a UNIJUÍ FM encaminhou às escolas um questionário de avaliação para avaliar o projeto como ferramenta de apoio à educação ambiental, além dos benefícios para a escola, professor e alunos. A partir da análise deste material a edição de 2017 será reformulada, bem como serão relacionados os principais temas de estudo a serem abordados no rádio.

Ouça a avaliação dos professores envolvidos na etapa de visitação da UNIJUÍ FM às escolas:

Escola Emil Glitz

Escola São Geraldo