Equipe da Unijuí inicia sua missão pelo Projeto Rondon - Unijuí

Equipe da Unijuí inicia sua missão pelo Projeto Rondon

Estudantes e professores da Universidade partiram hoje para o Tocantins

Hoje, quando o ponteiro do relógio marcou meia-noite, uma equipe formada por estudantes e professores da Unijuí partiu para participar de uma importante missão: levar bem-estar e qualidade de vida à população de uma região do Tocantins. A missão faz parte do Projeto Rondon, do qual a Universidade participa com um conjunto de ações.

O conjunto de ações da Unijuí foi classificado em 4º lugar no Brasil para a “Operação Tocantins”. As ações pertencem ao Conjunto B da Operação e compreendem as áreas de: Comunicação, Tecnologia e Produção, Meio Ambiente e Trabalho e vão ser desenvolvidas em conjunto com a Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (USP), que é responsável por desenvolver atividades do Conjunto A (Educação, Saúde, Direitos Humanos e Justiça e Cultura). Segundo o professor Paulo Ernesto Scortegagna, que coordena a equipe da Unijuí, a ideia é compartilhar e produzir conhecimento de forma conjunta, realizando uma troca de saberes entre os rondonistas e a população de Aparecida do Rio Negro, cidade onde o trabalho será desenvolvido.

Além do professor Paulo, participam da missão a professora Leonir Terezinha Uhde (vice-coordenadora); a professora Lara Nasi (coordenadora adjunta); e os estudantes Ana Louíse Diel (Jornalismo); Ângela Tamara Nunes Doebber (Arquitetura); Djenifer Tainá Müller (Agronomia); Glaucia Adriele Prauchner Krause (Engenharia Civil); Márcio Gonçalves Ferreira (Veterinária); Mariângela de Moraes Inocêncio (Nutrição); Rosana Souza de Vargas (Letras) e Victória Eduarda Mayer Souza (Design).

AÇÕES

Ana Louíse Diel, estudante de jornalismo, explica que serão desenvolvidas muitas atividades práticas, como a produção de uma horta para a escola do município, além da produção de um livro de receitas juntamente com as merendeiras da escola. “Propomos e desenvolveremos também atividades relacionadas às artes, como expressão corporal e artes cênicas e oficina de dança e teatro, além da organização de uma exposição com os artistas da cidade”, afirma a estudante. “Serão atividades voltadas para crianças, jovens e adultos, e tivemos a preocupação de atingir um público bem amplo, do profissional que atua na prefeitura, por exemplo, à população do interior, e ainda organizamos um plano de comunicação, que prevê a divulgação da programação para a população da cidade e a produção de um blog, que será atualizado todos os dias com notícias sobre os acontecimentos da operação”, complementa o professor.

PREPARATIVOS

Desde o período de seleção dos estudantes para integrar a equipe do Rondon da Unijuí, foram realizados diversos encontros, sendo a maior parte deles aos sábados. O professor Paulo conta que o processo de formação da equipe foi intenso, com metodologia e planejamento: “realizamos a organização de todas as oficinas, uma por uma, inclusive fizemos atividades práticas das mesmas e realizamos prévias, tal qual o Dia da Cidadania, que aconteceu na escola Emil Glitz, do bairro Getúlio Vargas, no dia 26 de novembro. Na ocasião foram desenvolvidas oficinas de artesanato, cuidados pets, organização da horta da escola, uma conversa sobre alimentação saudável e Cine Rondon, também testamos receitas, pesquisamos e nos engajamos para que todas as ideais inicialmente propostas a serem desenvolvidas durante a Operação possam de fato acontecer”. A expectativa é de sucesso total. “Acreditamos no nosso trabalho e em tudo o que fizemos até aqui”, garante Paulo.