Saiba como foram os primeiros dias dos rondonistas da Unijuí no Tocantins - Unijuí

Saiba como foram os primeiros dias dos rondonistas da Unijuí no Tocantins

Estudantes de diferentes áreas do conhecimento participam da missão no município de Aparecida do Rio Negro

Rondonistas da Unijuí estão em Aparecida do Rio Negro, no Tocantins, para a troca de experiências, conversas e muita aprendizagem com a comunidade local. O grupo começou a desenvolver as suas atividades na segunda-feira, 23, pelo Projeto Rondon 2017 – “Operação Tocantins”.

São diferentes áreas do conhecimento unidas com o objetivo de levar bem-estar, qualidade de vida à população e agregar valores ao desenvolvimento da região. Desde então, nesses primeiros dias, os rondonistas da Unijuí estiveram na Escola Estadual de Tempo Integral Meira Mattos e Escola Municipal Luza Machado Miranda. Lá, reuniram crianças e jovens no curso de Educação Musical e Violão, e de Produção de Materiais Impressos. Na oficina de fotografia os participantes puderam manusear as câmeras fotográficas depois das orientações, com noções básicas de fotografia.

Além dos jovens, quem também recebe atenção dos rondonistas são os agricultores autônomos, estudantes de agronomia, técnicos em agropecuária, Ruraltins (Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins) e zootecnistas. Para eles foi realizado o curso de Horta e Quintais Produtivos, que envolveu as áreas de agronomia e nutrição.

Enquanto isso, questões relacionadas à saúde e direitos eram discutidas com os integrantes do PAIF (Programa de Atenção Integral à Família). Segundo a rondonista Ana Louíse Diel, as atividades foram desenvolvidas com empolgação: “apesar da chuva que desabou sobre o município, a oficina de Fotografia e Turismo superou expectativas”.

Rondonistas da Unijuí e da USP dividiram experiências no Seminário de Meio Ambiente, Saúde Pública e Educação, que lotou as dependências da Câmara de Vereadores de Aparecida do Rio Negro. Além dessas atividades, o Cine Rondon exibiu filmes à comunidade.

Integram a equipe da Unijuí, o Paulo Ernesto Scortegagna (coordenador), professora Leonir Terezinha Uhde (vice-coordenadora); a professora Lara Nasi (coordenadora adjunta); e os estudantes Ana Louíse Diel (Jornalismo); Ângela Tamara Nunes Doebber (Arquitetura); Djenifer Tainá Müller (Agronomia); Glaucia Adriele Prauchner Krause (Engenharia Civil); Márcio Gonçalves Ferreira (Veterinária); Mariângela de Moraes Inocêncio (Nutrição); Rosana Souza de Vargas (Letras) e Victória Eduarda Mayer Souza (Design).