Confira os bastidores do vídeo "Unijuí 60 anos: O Milagre da criação" - Unijuí

Confira os bastidores do vídeo "Unijuí 60 anos: O Milagre da criação"

A UNIJUÍ e a UNIJUÍ FM realizaram evento de volta às aulas para professores e técnicos-administrativos e de apoio nos campi de Ijuí e Santa Rosa, momento que marca o início das celebrações dos 60 anos de Ensino Superior. Neste evento foi apresentado à plateia o vídeo "Unijuí 60 anos: O Milagre da criação", que trouxe imagens históricas da Universidade com texto poético do professor do DHE, Paulo Fensterseifer.

Em entrevista à UNIJUÍ FM o professor falou sobre o processo criativo do texto. "A gente costumava dizer que o professor Mario Osorio criou uma Universidade no meio da soja. Não era pra ter Ensino Superior aqui, as instâncias estatais não tomaram essa iniciativa, era improvável. Então é o milagre da criação mesmo, não aceitar o destino e fazer uma coisa inovadora. Este foi o primeiro sentimento que me veio à cabeça", fala sobre a escrita do texto.

E além do texto, as imagens. O professor do DACEC, Celestino Perin, explicou que as imagens que compõe o vídeo fazem parte do documentário "Unijuí: Suas Histórias, suas ideias". "Nos baseamos num livro do professor Argemiro Brum para montar a escaleta e fizemos entrevistas nos vários campi com as pessoas que na época se tornaram bastante importantes na criação da Universidade", explicou, fazendo referência ao ano de 1994.

Também conversamos com o editor de vídeo, Célio Ferraza, responsável pela pesquisa das imagens da época de criação do curso de Comunicação Social até o ano de 2004. O vídeo tem locução de Douglas Dorneles da Rosa/UNIJUÍ FM e edição da Coordenadoria de Marketing da UNIJUÍ.

Ouça a entrevista com as pessoas que compõe os bastidores dessa produção:

Assista ao vídeo "Unijuí 60 anos: O Milagre da criação":