Cadeia produtiva do milho em debate na Unijuí - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Cadeia produtiva do milho em debate na Unijuí

Com o objetivo de reunir entidades e profissionais para debater a modernização da cadeia produtiva do Milho, uma das cinco culturas mais importantes do Brasil, inicia agora, aqui no Salão de Atos do campus Ijuí, o segundo Fórum Mais Milho. Promovido pelo Canal Rural, Aprosoja-MT, Abramilho, Apromilho-RS e Aprosmat, o evento conta com programações e painéis até as 13h.

Em entrevista na Rádio Unijuí FM, o secretário de Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul, Ernani Polo, e o professor coordenador do Departamento de Estudos Agrários (Deag) da Unijuí, Roberto Carbonera, comentaram a importância desta cultura para a região, a fim de ampliar a utilização do milho onde a Universidade está inserida.

Na sequência, o presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Milho do Estado (Apromilho-RS), Claudio de Jesus, disse que o desafio de hoje é fazer com que esses debates caminhem no sentido de equilibrar essa cadeia, sendo bom para o produtor e bom para a região.

O diretor de Conteúdo do Canal Rural, Júlio Cargnino, falou sobre os objetivos do evento, que culminam justamente no incentivo a união entre as diferentes cadeias produtivas. Segundo ele, a proposta é levar o Mais Milho à diversas regiões do País no intuito de oferecer uma série de mecanismos e formas para que todos os atores dessa cadeia conversem e se integrem. "Se um dos elos se rompe, a cadeia inteira é destruída", disse Cargnino durante entrevista na 106.9.

Ijuí é o segundo em um total de sete municípios a receber o evento. No ano passado, a primeira edição foi em Cuiabá, Mato Grosso, e a próxima acontece em 18 de Abril, na cidade de Passo Fundo, Noroeste do Rio Grande do Sul. Os fóruns Mais Milho seguem até junho, com participações no Mato Grosso do Sul, Paraná e Santa Catarina.

Também estavam presentes durante a abertura do evento o vice-prefeito de Ijuí, Valdir Zardin, representando o Executivo Municipal, e a reitora da Unijuí, Cátia Maria Nehring, que manifestou o orgulho da instituição em receber e sediar esse importante debate que, nas palavras dela, promove a visibilidade e valorização não apenas do município e região, mas também dos próprios agricultores, elemento principal de toda a cadeia produtiva.

Confira, abaixo, os áudios das entrevistas gravadas na manhã desta quinta-feira, 23, durante o Expresso Sonoro da Unijuí FM:


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.