Cenários e tendências na gestão cooperativista foi tema de aula inaugural no Campus Santa Rosa - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Cenários e tendências na gestão cooperativista foi tema de aula inaugural no Campus Santa Rosa

A Aula Inaugural dos cursos de Administração e Gestão de Cooperativas da Unijuí – Campus Santa Rosa abordou os cenários e tendências que impactam na gestão cooperativista.

          

O evento, realizado na noite desta terça-feira, teve o tema: “Desafios da Gestão de Cooperativas na Atualidade: Cenários e Tendências”. Na oportunidade, foi realizado um painel que contou com a presença do Presidente do Sistema OCERGS-SESCOOP/RS, professor Vergílio Frederico Perius, do Presidente da Cotrirosa, Sr. Eduino Wilkomm e também do Diretor Executivo do Sicredi União RS, sr. Sidnei Strejevitch. O painel foi mediado pelo professor Pedro Luis Buttenbender. 

Na abertura, o professor Luciano Zamberlan, Coordenador dos Cursos de Administração e de Tecnologia em Gestão de Cooperativas destacou a importância do cooperativismo para a sociedade e da pertinência da discussão de temas que envolvem a profissionalização do setor, as boas práticas de governança das cooperativas e dos desafios para a renovação e organização do quadro social dessas entidades. Zamberlan ainda ressaltou a pertinência do debate que, além de contar com a presença dos alunos da graduação, também despertou o interesse de alunos da pós-graduação e da comunidade externa que acabaram lotando as dependências do Auditório Central da Unijuí. 

O professor Vergílio Perius evidenciou que o cooperativismo gaúcho expandiu seu faturamento em 15,75%, mesmo em meio a um cenário econômico adverso. Atualmente há 434 cooperativas no Rio Grande do Sul, que emprega mais de 58 mil colaboradores, atendendo mais de 2,6 milhões de associados. Além disso, as cooperativas exercem importante papel econômico e social em suas comunidades e regiões do estado, tendo gerado em torno de 1,8 bilhão de reais em tributos. Estima-se que há 70,6% da população gaúcha envolvida de alguma forma no cooperativismo. Perius ainda destacou que as principais perspectivas para o setor em 2017 são o de crescimento do cooperativismo de crédito, investimentos em gestão corporativa, desenvolvimento de políticas públicas adequadas ao setor, aumento do compromisso com a comunidade e fortalecimento da intercooperação. 

O Presidente da Cotrirosa, Sr. Eduino Wilkomm apresentou uma série de informações sobre a cooperativa agropecuária que atualmente conta com 25 unidades e mais de 6, 2 mil associados. Os dados demonstraram tanto a ampliação da área de atuação geográfica quanto o aumento expressivo no faturamento da cooperativa. De acordo com Wilkomm, o grande desafio da Cotrirosa tem sido encontrar o ponto de equilíbrio entre os interesses de cada associado e os objetivos coletivos por meio de uma gestão mais profissionalizada.

 

O Diretor Executivo da Sicredi União RS, Sr. Sidnei Strejevitch, que é egresso do Curso de Administração da Unijuí, apresentou uma caracterização do Sicredi que, atualmente, está presente em 20 estados brasileiros, por meio de 118 cooperativas e 21,4 mil colaboradores e tem sido considerada nos últimos anos uma das melhores empresas para se trabalhar no Brasil. A Sicredi União RS está presente em 29 municípios da região e possui mais de 134 mil associados. Strejevitch apresentou as perspectivas e objetivos estratégicos da Sicredi União RS, bem como os projetos desenvolvidos e o modelo de gestão adotado pela cooperativa. 

O professor Pedro Luís Buttenbender realizou a mediação do painel e também coordenou a interação dos palestrantes com o público. Ao final, destacou a importância do cooperativismo para a região e da pertinência dos Cursos de Administração e de Gestão de Cooperativas promoverem debates que permitam aos alunos e também à comunidade externa conhecerem com mais profundidade as organizações e como elas contribuem para o desenvolvimento dos municípios onde estão inseridas.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.