Ensino superior na região completa 60 anos de história - Unijuí

Ensino superior na região completa 60 anos de história

A ousadia de um grupo de freis capuchinhos transformou a nossa região.

Em 1956, com a criação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ijuí (FAFI), Instituição que anos mais tarde daria origem a uma universidade, foi dado o passo inicial para a constituição do ensino superior na região noroeste do Rio Grande do Sul. O pioneirismo se deu graças à Ordem dos Frades Menores Franciscanos, conhecidos como Capuchinhos, e à comunidade ijuiense e regional, que juntos iniciaram uma mobilização. Um ano depois, no dia 16 de março de 1957, a FAFI era instalada.

Em 1969, o patrimônio da FAFI passa à Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (FIDENE), hoje mantenedora da UNIJUÍ - que se tornou universidade em 1985 -, do Museu Antropológico Diretor Pestana, do Centro de Educação Básica Francisco de Assis (EFA) e de Rádio Educativa UNIJUÍ FM.

Em 1993, após a formalização do caráter regional e multicampi, transforma-se na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, ampliando posteriormente seu reconhecimento regional com os campi de Ijuí, Panambi, Santa Rosa e Três Passos.

A área de atuação da Fidene/UNIJUÍ abrange 55 municípios do Estado, que integram os Conselhos Regionais de Desenvolvimento do Noroeste Colonial, Celeiro e Fronteira Noroeste, compreendendo uma população de aproximadamente 656 mil pessoas.

Em 2017 inúmeros eventos vão comemorar o ensino superior na região e fazer uma retrospectiva sobre o impacto social e a pertinência de termos uma universidade comunitária no noroeste gaúcho, além de retomar o presente, tentando traçar os próximos 60 anos de futuro. Para a reitora da Unijuí, professora Cátia Nehring, precisamos olhar essa história e lembrar que há 60 anos não tínhamos nem estradas e praticamente não havia instituições que formassem novos profissionais, por isso devemos muito à ousadia dos fundadores da FAFI: “Nem Ijuí e nem a região seriam as mesmas sem essa trajetória de 60 anos de ensino superior. Sabemos que devemos muito também aos municípios da região, mas é preciso refletirmos sobre como seria 2017 sem a presença da Unijuí, sem a ousadia de um grupo de pessoas que 60 anos atrás aceitaram esse desafio de implantar aqui o ensino superior”.

Linha do tempo - 60 anos de ensino superior

O ensino superior em números