Redes de Cooperação retorna suas atividades na Unijuí - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Redes de Cooperação retorna suas atividades na Unijuí

O Programa Redes de Cooperação é uma iniciativa do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT/RS), que visa promover o fortalecimento de micro, pequenas e médias empresas, fomentando a cooperação entre empresas do mesmo segmento e características semelhantes, fornecendo suporte técnico para a formação, consolidação e desenvolvimento de Redes de Cooperação. O resultado imediato é a ampliação da capacidade competitiva das empresas e o fortalecimento do desenvolvimento local e regional.

A formação de redes de cooperação entre empresas possibilita a definição de estratégias conjuntas para necessidades afins, permitindo o alcance de soluções inovadoras e rápidas. As inúmeras aplicações de estratégias caracterizam as redes de cooperação como um dos instrumentos de desenvolvimento mais úteis e abrangentes no atual contexto econômico, produzindo como vantagens a redução de custos, a divisão de riscos, ganhos de escala, a aprendizagem gerencial, ganhos de credibilidade no mercado - garantindo maior legitimidade nas ações empresariais; novas possibilidades de relacionamentos empresariais - com universidades, agências estatais e instituições tecnológicas; valorização da marca; lançamento de produtos diferenciados; marketing compartilhado; troca de informações e experiências, entre outras. As redes também trazem benefícios sociais, como a maior integração da comunidade e a difusão do comportamento colaborativo.

O Programa Redes de Cooperação foi constituído e é financiado pelo Governo do Estado do RS. Na Unijuí ele é executado por meio de convênio com a Fundação, que executa o projeto contratando consultores, disponibilizando equipe técnica e contribuindo com contrapartida estrutural ao projeto. O novo convênio do Programa Redes de Cooperação entre SDECT/RS e a Fidene/Unijuí, assinado em 2016, para execução a partir de maio/2017, disponibilizou um montante de R$ 336.480,00 para o atendimento de empresas do Corede Noroeste Colonial.

O novo convênio definiu como meta, além da formação de três novas Redes, o acompanhamento de 15 em desenvolvimento; a adição de 20 empresas àquelas existentes, por meio do trabalho de expansão e execução de 200 horas de cursos específicos, bem como a realização de uma pesquisa de avaliação de resultados em até 15 Redes em desenvolvimento e/ou estruturadas. Durante a execução dos convênios do Programa Redes de Cooperação - desde a sua primeira edição em 2000 -, a Fidene/Unijuí constituiu mais de 70 Redes, envolvendo mais de 1,3 mil empresas, nas regiões Alto Jacuí, Fronteira Noroeste, Missões, Planalto Médio e Noroeste Colonial.

Seleção - A Unijuí está com inscrições para o Programa Redes de Cooperação. No link unijui.edu.br/institucional/trabalhe-conosco está disponível o edital para seleção de supervisor e consultores para esta nova edição do Programa. Acesse e inscreva-se. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (55) 3332-0368 ou email agit@unijui.edu.br.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.