Doutorado em Modelagem Matemática realiza atividades práticas no Campus Panambi - Unijuí

Doutorado em Modelagem Matemática realiza atividades práticas no Campus Panambi

Os estudantes da turma 2017 do Mestrado e Doutorado em Modelagem Matemática da UNIJUÍ participaram de aula prática de validação experimental de modelos de sistemas mecânicos. A aula foi proferida pelo professor doutor em Engenharia Mecânica, Antonio Carlos Valdiero, e faz parte das atividades previstas no componente curricular obrigatória de Modelagem Matemática I.

Os testes experimentais de identificação de parâmetros e de validação dos modelos matemáticos foram realizados na manhã do dia 17 de abril no Núcleo de Inovação em Máquinas Automáticas e Servo Sistemas (NIMASS) da UNIJUÍ Campus Panambi, o qual integra os Laboratórios de Projeto, de Robótica e de Automação Industrial do curso de Engenharia Mecânica.

A atividade prática realizada pelos acadêmicos do Mestrado e Doutorado contou também com o apoio e a participação de bolsistas de iniciação científica na preparação e montagem da bancada de experimentos com sensores eletrônicos e o sistema de aquisição de sinais. Após os testes experimentais, os estudantes puderam comparar os resultados com as soluções numéricas dos modelos matemáticos formulados nas aulas anteriores. A metodologia utilizada é baseada na relação teoria e prática como um todo único do saber.