Empresa incubada da Criatec surge a partir de projeto de pesquisa iniciado na Unijuí - Unijuí

Sistema de Monitoramento desenvolvido na Unijuí já é utilizado pela CEEE

Um trabalho de pesquisa iniciado no Grupo de Automação Industrial e Controle da Unijuí (Gaic) deu origem à empresa Vsys, que atualmente integra a Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica (Criatec), espaço da Universidade que apoia e auxilia o desenvolvimento de empresas locais. A Vsys é uma empresa composta por cinco sócios, com formação nas áreas de Ciência da Computação e Engenharia Elétrica, sendo três deles professores pesquisadores (dois Doutores e um Doutorando) e dois graduados, que atualmente cursam o mestrado em Modelagem Matemática da Unijuí.

Segundo o professor do curso de Ciência da Computação da Unijuí e sócio da empresa, Paulo Sausen, a Vsys surgiu como uma empresa de desenvolvimento de sistemas de monitoramento de espaços confinados, inicialmente pretendendo focar no desenvolvimento no setor elétrico, mais especificamente no desenvolvimento de um sistema completo (hardware e software) de monitoramento de subestações de energia elétrica subterrâneas.

“Atualmente a empresa já conta com um sistema completamente desenvolvido e operacional em uma grande concessionária de distribuição de energia elétrica do Rio Grande do Sul, a CEEE. Neste sentido, a Vsys pode comercializar este sistema/produto em outra concessionária de energia ao mesmo tempo que pode fornecer um serviço de manutenção do sistema já instalado. Cabe reforçar que o presente sistema não está limitado a locais subterrâneos, nem mesmo ao segmento de distribuição de energia, este apenas é o foco inicial da empresa enquanto ela se estrutura como referência no mercado de monitoramento e instrumentação para ambientes industriais”, relata Sausen. Nesse sentido, atualmente a Vsys possui um conjunto de produtos para aplicações em sistemas industrias de grãos, monitoramento de frotas e até para uso doméstico, que devem ser lançados nos próximos meses.

Da pesquisa para o mercado – A empresa teve origem a partir de um projeto de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) do Gaic que, em conjunto com a CEEE e a Unijuí, desenvolveu um sistema completo de monitoramento de subestações de energia elétrica subterrâneas. Esse projeto passou por todas as fases que se pode alcançar junto a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). E, agora, um dos objetivos da abertura da incubada Vsys é justamente propiciar a inserção no mercado deste sistema que possui características inovadoras e inéditas. “A originalidade e o ineditismo da solução inclusive foi objeto de depósito de patente conjunta da CEEE e da Unijuí. Espera-se que com a abertura da Vsys este produto possa ser comercializado e instalado em várias outras concessionárias de energia elétrica, gerando reconhecimento e royalties à Unijui e à CEEE”, destaca o professor.

A partir de agora, com a passagem para a fase de criação e incubação da empresa, a Criatec deve dar o suporte necessário para que ela se instale e ganhe seu espaço no mercado. “A incubadora, na nossa opinião, fecha um ciclo no desenvolvimento da pesquisa aplicada, ou seja, os pesquisadores na Universidade realizam a pesquisa considerada de “base” até que este ciclo se encerre, pelo menos a nível de desenvolvimento, passando a iniciar um novo ciclo que seria a inserção do produto da pesquisa no mercado e sua comercialização. É justamente neste sentido que a incubadora desempenha um importante papel oferecendo o suporte completo para que jovens empreendedores, que muitas vezes possuem um enorme potencial no desenvolvimento da pesquisa associado a um pouco ou nenhum conhecimento do mercado consigam inserir-se e consolidar suas empresas”, afirma o professor.