Campus Santa Rosa recebe projeto Descongele suas Ideias - Unijuí

Campus Santa Rosa recebe projeto Descongele suas Ideias

Uma geladeira que também é biblioteca. A Unijuí Campus Santa Rosa recebeu, nesta quarta-feira, 26, a geladeiroteca do projeto Descongele suas Ideias. A partir de agora, quem passar pelo saguão do prédio C do Campus poderá fazer a leitura de obras e devolvê-las à geladeiroteca para que outras pessoas possam fazer o mesmo.

O projeto, implantado primeiramente no Campus Ijuí, já é desenvolvido em outras cidades brasileiras. Na Unijuí, a ideia foi trazida pela mestranda em Direitos Humanos Juliana Oliveira Santos e o projeto está adscrito ao Núcleo de Educação e Informação em Direitos Humanos, junto ao Programa de Pós-Graduação em Direito – Mestrado em Direito Humanos e conta com o apoio do Departamento de Ciências Jurídicas e Sociais da Unijuí.

Juliana Oliveira revela que a ideia surgiu após conhecer o projeto na Argentina e em outras cidades do Brasil. Entretanto, para a Unijuí as geladeirotecas foram personalizadas “A gente teve a preocupação de trazer cada geladeira com uma identidade. A geladeira que veio para Santa Rosa é uma geladeira que fala de família. A família tradicional em tese e as novas famílias demonstrando que a Unijuí não tem pré-conceitos” comenta a mestranda.

Agora também no Campus Santa Rosa, o projeto tem o objetivo de estimular a leitura e a sensibilidade de estudantes, professores e visitantes da Universidade. O acervo público constitui-se a partir da doação de livros literários (inclusive infantis) e de diversas ciências e áreas como filosofia, sociologia, psicologia, educação, biologia, direito, entre outros, exceto os livros didáticos. As doações podem ser feitas no Departamento do Curso de Direito do Campus Santa Rosa, na secretaria.

Quem circular pelo Campus pode ler enquanto estiver próximo a um dos locais das geladeiras e depois devolver o livro à geladeiroteca. Se quiser continuar a leitura, pode retirá-lo e devolvê-lo no prazo de uma semana, mediante a assinatura de uma lista que está no congelador. A aposta é na responsabilidade e zelo de cada um.