Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia avalia projeto da Unijuí - Unijuí

O secretário adjunto da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT), Evandro Fontana, juntamente com a diretora do Departamento de Ciência e Tecnologia da SDECT, Suzana Sperry, avaliou com representantes da área de pesquisa da Unijuí os avanços obtidos na produção e aproveitamento da carne de peixe cultivado em açudes na área de influência da Universidade. A pesquisa tem sido conduzida com o objetivo de ampliar o consumo da carne de peixe, utilizando-a na produção de biscoitos e empanados assados, com possibilidade de inserção na merenda escolar.

A execução do projeto e a transferência tecnológica resultante da pesquisa estimulam a cadeia produtiva do peixe cultivado, em especial no município de Ajuricaba, local de desenvolvimento das atividades. A Unijuí mantém no município as instalações da Unipeixe, unidade de pesquisa na área do peixe, que em breve deverá incorporar as atividades de industrialização e comercialização, em parceria com investidores.

Da reunião no SDECT participaram o Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Fernando González, o  assessor jurídico da Fidene/Unijuí, Lauro Antônio Pasche, gerente da Agência de Inovação e Tecnologia – AGIT, Luís Juliani, a coordenadora do Núcleo de Projetos, Fabiana Simon, e o representante da Emater, Giancarlo Fernandes Rubin.

Programa de Apoio aos Polos Tecnológicos - Dados da Unijuí indicam que as pesquisas desenvolvidas na Instituição visam identificar as variáveis macroeconômicas decisivas no comportamento das economias locais. O Programa de Apoio aos Polos Tecnológicos, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, tem a finalidade de estimular a integração das atividades da Universidade com o setor produtivo da região. A inovação tecnológica nos processos produtivos resultantes das pesquisas científicas e tecnológicas desenvolvidas pela Unijuí, em parceria com empresas, contribui para o desenvolvimento economicamente viável, socialmente justo e ecologicamente sustentável da região Noroeste do Rio Grande do Sul. Neste contexto também foi destacado o estágio de desenvolvimento de outros projetos executados pela Unijuí, no âmbito do Programa de Apoio aos Polos Tecnológicos.