Projetos atendidos pela Unijui participam da 24ª Feicoop, em Santa Maria - Unijuí

Projetos atendidos pela Unijui participam da 24ª Feicoop, em Santa Maria

A UNIJUI, por meio da Agência de Inovação e Tecnologia e Incubadora de Economia Solidária Desenvolvimento e Tecnologia Social, participou, no dia 08 de julho, da 13ª Feira Latino Americana de Economia Solidária e da 24ª Feicoop - Feira Internacional do Cooperativismo, realizada no Centro de Referência de Ecosol Dom Ivo Lorscheiter, em Santa Maria.

Representando a universidade, participaram a chefe do Núcleo de Empreendedorismo, Maria Odete Palharini, analista de planejamento, da Itecsol Elizandra Pinheiro da Silva e a analista de negócios da Criatec de Panambi, Fabiani Schemmer. Também integrantes da Associação Ijuiense de Proteção ao Ambiente Natural - Aipan e associadas (os) da Associação Mãos que Produzem, de Panambi.

A feira de Santa Maria é um braço do Fórum Social Mundial, coordenado pelo Banco da Esperança/Cooesperança, da Arquidiocese de Santa Maria, com apoio da Prefeitura Municipal de Santa Maria, Cáritas Brasileira Regional/RS, Secretaria Nacional de Economia Solidária, Fórum Brasileiro de Ecosol, Instituto Marista de Solidariedade, Fórum Gaúcho de Economia Solidária, Fóruns Regionais e outras entidades, organizado por um mutirão, através das comissões de trabalho com os empreendimentos de Economia Solidária.

A Feira contou com a participação de cerca de 850 grupos de expositores, destaca-se a participação dos empreendimentos de artesanato e da alimentação da Feconsol, associação assessorada pela Itecsol Unijui. De forma paralela a feira, são realizadas conferências, seminários, reuniões, oficinas, debates, intercâmbios, momentos culturais, shows entre outras atividades.

Este ano, conforme os organizadores da 24ª edição do evento, cerca de 255 mil pessoas visitaram a feira entre sexta (7) e domingo (9). Todos os estados brasileiros (mais de 500 municípios) e 20 países (África do Sul, Alemanha, Argentina, Brasil, Chile, China, Colômbia, Costa do Marfim, Cuba, Equador, Espanha, Hungria, Itália, México, Nicarágua, Paraguai, Peru, Portugal, Senegal e Uruguai) estiveram representados na 24ª Feicoop.