Ijuí possui iniciativa que proporciona atendimento especial a vítimas de violência doméstica - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Ijuí possui iniciativa que proporciona atendimento especial a vítimas de violência doméstica

Por iniciativa do Poder Judiciário local, Ministério Público, Defensoria Pública, cursos de Psicologia e de Direito da UNIJUÍ, Delegacia de Polícia da Mulher e a Prefeitura Municipal, Ijuí possui atendimento especial para vítimas de violência doméstica.

Antes da realização das audiências preliminares, vítima e agressor assistem, no salão do Júri, a uma rápida palestra de esclarecimentos com profissionais da área do Direito e da Psicologia. É apresentada a questão jurídica, tanto na esfera criminal quanto na esfera cível, com esclarecimentos sobre medidas protetivas.

                        

O ciclo de violência familiar e suas consequências também são assuntos abordados pelo psicólogo, para que haja o reconhecimento do contexto onde estas pessoas se encontram e os devidos encaminhamentos. Após esta palestra inicial, enquanto são realizadas as audiências, profissionais do curso de Psicologia da Unijuí e funcionários da Prefeitura, que atuam na rede municipal da mulher fazem, em uma sala especial, um atendimento individualizado às vítimas, esclarecendo questões jurídicas e os possíveis encaminhamentos pertinentes, também na área da saúde.

Constatada a necessidade, é realizado o encaminhamento para posterior atendimento e acompanhamento pela área de saúde do município, bem como para atendimento psicológico através de convênio existente com o curso de Psicologia da Unijuí.

Pela Unijuí, atuam na iniciativa as professoras do curso de Psicologia Íris Campos e Sônia Fengler, a professora do curso de Direito Joice Nielson, a egressa do curso de Psicologia Agnes Assmann e as estagiárias Milena Marquezin e Mônica Macalin do Santos.

Prêmio Innovare

A iniciativa está concorrendo ao Prêmio Innovare este ano. Na última quarta-feira, dia 12 de julho, a equipe recebeu visita de consultoria do Prêmio, que veio conhecer o trabalho, iniciado em 2012.

O prêmio Innovare foi criado com o objetivo de identificar, divulgar e disseminar as boas práticas da Justiça brasileira. A visita dos consultores integra uma das oito etapas da premiação, que acontece até o dia 25 de julho.  Posteriormente, haverá o período de avaliação por personalidades do mundo jurídico e acadêmico nacional que integram a comissão julgadora.

Foto: Divulgação/Comarca de Ijuí


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.