Professor Adelar Francisco Baggio fala da recriação da Unijuí - Unijuí

Professor Adelar Francisco Baggio fala da recriação da Unijuí

Um dos professores com mais tempo de atuação na instituição e sendo o primeiro Reitor da Unijuí. Adelar Francisco Baggio, reitor de 1985 a 1987, foi o convidado do Especial da Unijuí FM que traz entrevistas com reitores e presidentes da Fidene em comemoração dos 60 Anos de Ensino Superior da instituição.

Reitor de 1985 a 1987, o professor falou justamente da criação da Unijuí como o grande destaque da sua gestão.  “ É muito fácil responder essa pergunta do fato mais marcante da minha gestão. No período que fui seis anos, ora diretor dos Centros Integrados de Ensino Superior, ora presidente da Fidene e primeiro reitor, o fato mais importante foi a criação da Universidade, a Unijuí”, destacou ele com convicção absoluta.

Relembrando a história, o professor também enfatizou o que chamou de processo de recriação da instituição. “No início da década de 1980, vivemos o processo de redemocratização do país. Nós tivemos o grande desafio de tornar a instituição não mais resistência à ditadura, porque a ditadura tinha terminado, mas propositora de projetos de desenvolvimento”, explicou ele.

Quando o assunto abordado foram os desafios no que diz respeito ao futuro da instituição e do Ensino Superior na região, o professor mais uma vez foi enfático em sua resposta, apontando para a necessidade de adaptação às transformações que ocorrerão no mundo. “Sem dúvida nenhuma haverá mudanças radicais. Uma remodelação de profissões, de estudos, de articulações, de aprendizagens e o mundo eletrônico é que irá mandar nesse sentido”, destacou o ex-reitor.

Ouça a entrevista na íntegra:

Você acompanha ainda na Unijuí FM mais duas entrevistas neste espaço dedicado a comemoração e reflexão dos 60 anos de Ensino Superior da Unijuí. O ex-presidente da Fidene Paulo Afonso Frizzo e a atual Reitora da Universidade professora, Cátia Maria Nehring.