UNIJUÍ FM veicula conteúdo ambiental como tema de estudo para escolas - Unijuí

UNIJUÍ FM veicula conteúdo ambiental como tema de estudo para escolas

A ação faz parte do projeto Ações Sustentáveis nas Escolas, que chega a sua quarta edição.

Durante o mês de agosto, sete escolas organizaram seus espaços de estudo para incluir o rádio como parte integrante das aulas. O conteúdo chegou aos alunos através da sintonia da Rádio UNIJUÍ FM, que desde 2013 trabalha meio ambiente e comunicação através do rádio. Neste ano foram trabalhados temas como horta, jardinagem, paisagismo, chás medicinais, o princípio dos 4Rs em relação ao lixo, reciclagem, compostagem, dengue, contaminação das águas subterrâneas, fenômenos naturais e provocados pelo homem, além do material pedagógico de incentivo à economia do planeta, valorização da vida e as transformações individual que passam a ser globais em prol do meio ambiente.

A fase de audições do projeto serve de ponto de partida para uma série de estudos e pesquisas em sala de aula sobre o tema escolhido e culmina com produções, entre elas textuais, com participações dos alunos em gravações de materiais para o rádio.

Em 2017 participam do projeto as escolas São Geraldo, Joaquim Nabuco, Ijuí, Anita Garibaldi, Adventista, EFA e Colégio Sagrado Coração de Jesus com aproximadamente 600 alunos. De 2013 a 2016 o projeto já passou por 14 escolas, trabalhando diretamente com mais de 4.300 alunos e 16.000 pessoas da comunidade escolar e familiar.