Estudantes da Unijuí tiveram bom desempenho no Enade - Unijuí

Estudantes da Unijuí tiveram bom desempenho no Enade

Na última sexta-feira, o Ministério da Educação divulgou as notas do Enade 2016. Estudantes de oito cursos da Unijuí, da área da saúde e também de agrárias, realizaram a prova e obtiveram bons resultados. A nota do Enade compõe, junto com outras avaliações, o Índice Geral de Cursos, um dos principais instrumentos de avaliação de qualidade do MEC.

Confira os resultados:

De acordo com a Vice-Reitora de Graduação da Unijuí, professora Cristina Pozzobon, "os resultados do Enade evidenciam, a partir desta avaliação externa, nossa responsabilidade e nosso compromisso institucional, enquanto Instituição Comunitária de Ensino Superior, com 60 anos, com a excelência acadêmica como meta de formação do nosso egresso". Também mostram que estamos no caminho certo, ao articular o ensino com a pesquisa e a extensão, qualificando o processo de ensino e aprendizagem e, com isso, a futura atuação profissional do nosso egresso."

O que é o Enade

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação, em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas em sua formação. O exame é obrigatório e a situação de regularidade do estudante no Exame deve constar em seu histórico escolar. A primeira aplicação do Enade ocorreu em 2004 e a periodicidade máxima da avaliação é trienal para cada área do conhecimento. Os resultados do Enade, aliados às respostas do Questionário do Estudante, constituem-se insumos fundamentais para o cálculo dos indicadores de qualidade da educação superior: Conceito Enade, Conceito Preliminar de Curso (CPC) e Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), mensuram a qualidade dos cursos e das instituições do país, sendo utilizados tanto para o desenvolvimento de políticas públicas para a educação superior quanto como fonte de consultas pela sociedade.