Unijuí realiza Semana do Coração - Unijuí

Unijuí realiza Semana do Coração

Com o objetivo de educar e alertar a sociedade sobre doenças que afetam o coração, o Departamento de Ciências da Vida (DCVida) da Unijuí realizou a Semana do Coração. Durante esta semana, os professores e estudantes da área realizaram uma série de atividades, abertas ao público em geral, em diferentes locais da Universidade e de Ijuí.

Na segunda-feira, o início de evento acabou prejudicado pelo tempo ruim, pois algumas atividades seriam realizadas na Praça da República. Esta programação acabou sendo adiada para o dia 18 de setembro. No mesmo dia, no turno da manhã, o Consultório de Nutrição, realizou a atividade intitulada “Estratégias alimentares para o consumo de gorduras saudáveis”. E, no turno da tarde, na Unijuí Saúde, em Unidades Básica de Saúde do Centro e do Meio Rural, foram realizadas as atividades “Cuidado com medicamentos do seu coração”.

Dando sequencia nas atividades, na terça-feira, a pista de atletismo do Campus Ijuí recebeu a “Atividade de caminhada e exercícios de alongamento”, no Consultório de Nutrição, a atividade “Estratégias alimentares para o consumo de gorduras saudáveis”. No mesmo dia, ainda, no Hospital de Caridade de Ijuí (HCI), ocorreu a “Atividade de conscientização dos familiares e pacientes na hemodinâmica, UTI cardiológica, ambulatório cardiovascular e clínica cardiovascular”.

Na quarta-feira o Consultório de Nutrição realizou novamente a atividade “Estratégias alimentares para o consumo de gorduras saudáveis”. Também foi realizado, em frente ao prédio da Biblioteca, no Campus Ijuí, a atividade “Como vai seu coração? Avaliação de riscos para problemas cardíacos”, no mesmo local, a atividade “Como está a sua pressão?” e, na sala M02, “Serviços Farmacêuticos”. No Hospital Bom Pastor aconteceu a “Oficina Terapêutica Viva com Saúde”.

Já na quinta-feira, a Semana do Coração conversou com as escolas de Ijuí, com o objetivo de sensibilização sobre o tema.

A Semana culminou com duas palestras, com início às 9h de sexta-feira, no Salão Azul do Campus Ijuí: a primeira, intitulada “Porque o coração adoece? O que fazer para prevenir doenças?”, ministrada pelo médico e mestrando do Programa de Pós-Graduação em Atenção Integral à Saúde (UNIJUÍ/UNICRUZ), Rafael Manhabosco Moraes.  Logo após, a professora Eliane Roseli Winkelmann proferiu a palestra “Hábitos: mudanças de atitude são necessárias? ”.

Segundo a professora Eliane Roseli Winkelmann, coordenadora geral do evento, a Semana do Coração é realizada desde 2010, trazendo discussões sobre saúde para toda a comunidade. “As doenças cardiovasculares são umas das que mais levam a morte, por isso merecem atenção e reflexão. Esse é o grande objetivo da semana”, observa.