Ijuí terá atividade do Projeto Clínicas do Testemunho neste sábado - Unijuí

Ijuí terá atividade do Projeto Clínicas do Testemunho neste sábado

Neste sábado, dia 23, a partir das 15h, o auditório da Sede Acadêmica vai receber o projeto Clínicas do Testemunho/Instituto APPOA (2016-2017), com o tema “Isto também aconteceu aqui – Conversa Pública”. A atividade integra uma proposta da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça e Segurança Pública que visa constituir núcleos de atenção psicológica e de desenvolvimento de metodologias clínicas para a elaboração dos traumas oriundos da violência de Estado no Brasil ditatorial. Atualmente, fazem parte desta rede cinco núcleos localizados nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Segundo a Associação Psicanalítica de Porto Alegre - APPOA, o Projeto insiste na potência clínico-política do testemunho como forma de quebrar o silenciamento e resgatar a dimensão coletiva das vivências de terror e de resistência durante e após os anos de chumbo, da Ditadura Militar brasileira. Compondo A proposta clínica-política de Reparação Psíquica, o projeto propõe a realização de espaços de compartilhamentos públicos de testemunhos, atendendo a uma lógica de não privatização do sofrimento, para que toda a sociedade esteja implicada com sua história, construindo novas narrativas sobre o período ditatorial.

As discussões em torno do tema iniciaram nos dias 24 e 25 de agosto, no Simpósio "O Sujeito Diante da Violência", evento destinado aos estudantes dos cursos de graduação e à comunidade em geral. Entre os destaques da programação, contou com testemunho de Ana Caracoche, madre da Praça de Maio, movimento que denuncia a violência da Ditadura Militar da Argentina. Confira um trecho do depoimento.

São realizadores do evento: Curso de Psicologia, Curso de História e demais licenciaturas do DHE, Programa de Pós Graduação em Educação nas Ciências e o Mestrado em Direitos Humanos, com o apoio do Sinpro/Noroeste, Cia Cadagy Unijuí, Coral Unijuí, Unijuí FM e Coletivo Textura.