Mostras temáticas são destaque no Salão do Conhecimento - Unijuí

Mostras temáticas são destaque no Salão do Conhecimento

O Salão do Conhecimento, em cada uma das suas edições, evidencia o tema norteador com mostras temáticas. Integrando a programação do evento, aconteceu, no Campus Ijuí, a Mostra ANATOmática “Desvendando a Anatomia e a Fisiologia com ajuda da Matemática”, promovido pelo Grupo de Pesquisa em Fisiologia da Unijuí e Grupo de Estudos em Anatomia Veterinária.

De acordo com a professora Cristiane Teichmann, o objetivo foi evidenciar como é possível fazer uma comparação entre o estudo da anatomia humana e animal, esclarecendo dúvidas sobre alguns sistemas orgânicos como circulação, respiração, funções de órgãos e o desenvolvimento fetal, discutindo, ainda, questões da métrica que envolve a constituição anatômica e fisiológica do corpo humano e animal onde abordamos alguns conceitos matemáticos.

Foto de Fabiane Madril, estudante de Jornalismo da Unijuí.

Em paralelo a mostra, um espaço foi cedido para o laboratório de histologia, que abordou, na forma de quadros em relevo, a fecundação e o desenvolvimento embrionário nos primeiros dias de vida de um ser humano. “O retorno foi bastante positivo, os participantes saíram elogiando as peças, a abordagem, a condução da mostra”, destaca a professora.

Também foram atrações dos primeiros dias do evento a Mostra “A Matemática está em tudo”, promovida pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Modelagem Matemática, Curso de Licenciatura em Matemática, Projeto de Extensão DISEAM e Projeto de Extensão Física para Todos, e a Mostra “Trabalhos da I Feira Regional de Matemática: A Matemática está onde você nem imagina” promovido pela Comissão Central Organizadora da I Feira Regional de Matemática.

Segundo o professor Peterson Cleyton Avi, estas duas programações tiveram como objetivo promover a divulgação e popularização da ciência pela difusão de conhecimentos científicos matemáticos, por meio de ações desencadeadas pela realização da I Feira Regional de Matemática. “Podemos dizer que a Mostra atingiu plenamente os objetivos que foram propostos evidenciado que A Matemática está em tudo”, ressalta.

Nesta quarta-feira, as duas Mostras serão realizadas no Campus Santa Rosa, a partir das 18h30. “Esta programação faz parte do projeto da semana Nacional da Ciência e Tecnologia e conta com o apoio do CNPQ”, finaliza Peterson.

Os três espaços receberam a visitação de aproximadamente mil pessoas durante os dois dias, envolvendo a comunidade acadêmica, escolas do Ensino Fundamental e Médio e a comunidade.

Para o aluno do 9º ano da Escola Estadual Ensino Fundamental Centenário, Tiago Felipe Batista, a experiência de visitar as Mostras serviu de aprendizado. “Descobri muitas coisas que não sabia, por exemplo: o tamanho das partes do corpo dos animais. Eu nunca tinha visto isso pessoalmente, é a primeira vez e me impressionei bastante. Se fosse possível, gostaria de repetir a visita novamente”, relata.