Unijuí sediou Seminário sobre Judiciário e Liberdade de Imprensa - Unijuí

Unijuí sediou Seminário sobre Judiciário e Liberdade de Imprensa

O Centro de Eventos da Unijuí recebeu, na tarde desta terça-feira, o Seminário Liberdade de Imprensa: Judiciário e Mídia a Serviço da Comunidade, evento foi promovido pela Associação Gaúcha das Emissoras de Rádio e Televisão (AGERT), em parceria com o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, cursos de Direito, Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Unijuí.

Participaram do Seminário o Presidente do Tribunal de Justiça, Desembargador Luiz Felipe Silveira Difini, o Presidente do Conselho de Comunicação Social do TJRS, Desembargador Túlio Martins. Também marcaram presença Juízes, Promotores, autoridades e profissionais da imprensa e da radiodifusão dos municípios da Região Noroeste/Missões, além de estudantes e professores dos cursos envolvidos na atividade, que integrou a programação do Salão do Conhecimento.

Na abertura, manifestações do vice-presidente da Agert, José Luiz Bonamigo; do presidente da Agert, Roberto Cervo Melão; da Reitora da Unijuí, Cátia Maria Nehring; da Corregedora Geral da Justiça, desembargadora Íris Helena Medeiros Nogueira; e do prefeito municipal de Ijuí, Valdir Heck. Logo após, ocorreu a assinatura de convênio entre o tribunal de Justiça e a Agert, visando à veiculação, no Estado, da campanha “Justiça Gaúcha Informa”, que tem o objetivo de esclarecer a população sobre os principais serviços prestados pela Justiça Estadual.

Após o ato, iniciaram as palestras. A primeira a falar foi a vice-presidente jurídica da Agert, Drª Débora Dalcin Rodrigues, que tratou sobre "Liberdade de imprensa e o futuro do jornalismo na era digital". O desembargador Túlio Martins abordou o tema "O Papel da Comunicação do TJ na busca de soluções para a sociedade". E, na sequência, o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Luiz Felipe Silveira Difini, abordou o tema "Judiciário e Mídia em tempos de crise". No final, os palestrantes responderam aos questionamentos do público.

Conforme o presidente da Agert, Roberto Cervo Melão, trata-se de um projeto pioneiro que pretende ampliar ainda mais a aproximação entre os magistrados e a mídia estadual. O evento também teve um caráter preventivo, no sentido de esclarecer as dúvidas da imprensa, no aspecto legal, relacionadas à divulgação de fatos, disse ele, acrescentando que pretende realizar seminário semelhante, em setembro deste ano, no município de Ijuí.

Fotos de Larissa Berwanger, estudante de Jornalismo da Unijuí