Desafio de Robótica promove Sumô de Robôs na OpenTech 2017 - Unijuí

Desafio de Robótica promove Sumô de Robôs na OpenTech 2017

A OpenTech está na programação da ExpoIjuí/Fenadi e junto dela o Desafio de Robótica ou Sumô de Robôs (Robot Challenge) como ficou conhecida. O desafio tem o objetivo de aplicar conhecimentos formais e informais na área da elaboração de um projeto, construção física e testes de robôs.

O Desafio de Robótica é desenvolvido em duas fases. A primeira é a etapa classificatória dentro das escolas de Ijuí. Cada escola inscreveu até 10 grupos de 3 a 4 pessoas. Os estudantes foram desafiados a construir, a partir de um modelo base, um robô controlado por meio do sistema Android para a competição. Depois de construído, as “lutas” definiram os finalistas.

De cada escola apenas duas equipes se classificam para a grande final, no Palco das Etnias, durante a ExpoIjuí/Fenadi 2017, no dia 17 de outubro. O primeiro lugar receberá um troféu e o segundo e terceiro lugar medalhas. Todos acompanhados de um certificado de honra ao mérito.

As três equipes finalistas poderão levar seus robôs para suas escolas como parte do prêmio. O campeonato de Sumô de Robôs faz parte da programação da OpenTech durante a Expoijuí 2017 e é operacionalizada pelos Cursos do Departamento de Ciências Exatas e Engenharias (DCEEng) e coordenadoria de Marketing da Unijuí.