Seminário discute Democracia, Desenvolvimento e Direitos Humanos na Unijuí - Unijuí

Seminário discute Democracia, Desenvolvimento e Direitos Humanos na Unijuí

Com uma discussão sobre “Democracia, Desenvolvimento e Direitos Humanos”, teve início, na noite desta quarta-feira, o V Seminário Internacional de Direitos Humanos e Democracia e V Mostra de Trabalhos Científicos na Unijuí, no Salão de Atos Argemiro Jacob Brum. Participaram da primeira noite de evento, o professor Dr.  Marcelo Richard Zelic (Vice-presidente do Grupo Tortura Nunca Mais/SP) e o professor Dr. Dejalma Cremonese (UFSM/Brasil), com a mediação do professor Dr. Maiquel Wermuth (Unijuí).

Antes do início das palestras, o público conferiu uma atração musical, com o professor do Programa de Mestrado em Direitos Humanos e do curso de Direito da Unijuí Matheus Fornasier, os egressos Valterson Wottrich (Pimenta) e o estudante do curso Tiago Spinatto. O grupo apresentou músicas de rock ligadas aos temas de Direitos Humanos, iniciativa que também estará presente na programação da Unijuí FM, no programa "O Rock e os Direitos Humanos", que vai ao ar nas quartas-feiras às 16h, com reprise no sábado às 20h e domingo às 15h. Ainda na tarde do primeiro dia de atividades, foram realizadas apresentações de trabalhos.

Nesta quinta-feira, o evento segue com apresentações de trabalho no turno da tarde. No turno da noite, o Salão de Atos Argemiro Jacob Brum recebe o painel “Sociedade Democrática e Controle da Criminalidade, com os palestrantes Profª. Drª. Claudia Rosane Roesler (UNB), Prof. Dr. Juan Manuel Lezcano (Corrientes - Argentina), Prof. Dr. Luis Alberto Gonzalez (Misiones  - Argentina), Rita Vanessa Nuñez (Misiones  - Argentina) e Mediador: Prof. Dr. Maiquel Wermuth.

V Seminário Internacional de Direitos Humanos e Democracia e V Mostra de Trabalhos Científicos tem programação até a próxima sexta-feira, dia 27.

Saiba Mais

Com o objetivo de promover a reflexão da sociedade e investigar os meios de garantir a aplicação eficaz dos direitos humanos e da democracia no Brasil e no mundo, o evento contará com palestras, painéis temáticos, mesa redonda e apresentação de trabalhos. Para a Mostra de Trabalhos Científicos serão mais de 140 trabalhos apresentados durante a programação, de autores nacionais e internacionais. O evento acontece no Salão de Atos da Unijuí e no Centro de Eventos da Universidade.

O professor Daniel Cenci, um dos organizadores do evento, definiu o evento como um interessante diálogo científico: “a proposta do seminário é debater se estamos realmente na nossa época levando em consideração os nossos sistemas democráticos, no sentido de participação, de divulgação e transparência, mas não tão democráticos na distribuição da qualidade de vida. Em muitas dimensões é uma democracia controlada, que sofre também de uma desidratação dos conteúdos principais, da responsabilidade de discutir a contribuição e participação de cada cidadão no processo. Seja como alguém que pode contribuir, seja como alguém que pode ser beneficiário”.

O Seminário é uma promoção do Programa de Pós-Graduação em Direito da UNIJUÍ e Curso de Mestrado em Direitos Humanos com o apoio Curso de Graduação em Direito, Prefeitura Municipal de Ijuí, AIPAN - Associação Ijuiense de Proteção ao Ambiente Natural e Departamento de Ciências Jurídicas e Sociais da Unijuí – DCJS.