Egresso da Administração é selecionado para doutorado após dois anos de sua colação na UNIJUÍ - Unijuí

“É de suma relevância que seja entendido que a Universidade não serve apenas para preparar profissionais para um sistema, mas também, para gerar e transmitir o conhecimento, onde a pesquisa científica se apresenta como um pilar central”, destaca Bruno Büttenbender.

O Egresso da UNIJUÍ, Bruno Büttenbender, foi classificado para a realização do doutorado, após dois anos de sua formação em Bacharel em Administração no Campus Santa Rosa. Atualmente está finalizando o Mestrado na Universidade do Vale do Taquari (UNIVATES), no programa de Pós-graduação em Ambiente e desenvolvimento, no qual é bolsista.

Muito feliz com a notícia destacou que desde o início de sua graduação sempre se dedicou à pesquisa por meio da atuação na iniciação científica e da extensão. “É uma escolha que muitos dos acadêmicos acabam deixando de lado, em função de diversos fatores, mas pra mim, foram bases fundamentais para o que eu alcancei até o momento”, pontua Bruno.

No dia 24 de outubro, recebeu o resultado da classificação para o doutorado na UNIVATES. As atividades terão início no primeiro semestre de 2018, onde a pesquisa abordará a relação das propriedades de bovinocultura de leite com a sustentabilidade, por meio da geração de energia elétrica proveniente da decomposição anaeróbia dos dejetos orgânicos da produção.

“Durante o meu período de graduação, as disciplinas que abordaram principalmente os aspectos de pesquisa foram de suma importância para que eu aprendesse o funcionamento da pesquisa científica, e para que hoje fosse possível trabalhar diretamente com isso. Para além disso, os vínculos com a iniciação científica, extensão e conselhos regionais de desenvolvimento foram essenciais para a aproximação com a real academia, enquanto não só um espaço profissionalizante para o mercado de trabalho, mas também gerador de conhecimento teórico e prático”, afirma o egresso.

De acordo com o Coordenador do Curso de Administração, professor Luciano Zamberlan, uma das características do curso é o fortalecimento da pesquisa por meio de atividades de iniciação científica. “Estimulamos ao longo de toda a formação processos, métodos e práticas de investigação e produção científica, o que contribui para que os alunos possam construir a verticalização em sua formação em nível de mestrado e até mesmo doutorado. Ficamos felizes pelo fato de termos vários de nossos egressos com pleno êxito em suas trajetórias acadêmicas e de vida. Isso comprova que nossa proposta pedagógica produz uma transformação na vida das pessoas que passam pelo nosso curso”, ressalta Luciano.

Bruno também ressaltou que a formação recebida durante a sua graduação foi fundamental para as atividades que está desempenhando atualmente. “Acredito que a formação recebida durante o período da minha graduação se deu de maneira positiva em decorrência dos contatos com as diversas perspectivas da Administração e reconheço que o curso é um espaço onde adquire-se conhecimento não só sobre empresas mas também para diferentes aspectos de nossas vidas, porém ressalto a relevância e representatividade da participação em atividades de iniciação científica e extensão, que aproximam o acadêmico da pesquisa científica, e preparam para a real vida na ciência, onde o café e a leitura e a busca por novos desafios são constantes”, destaca.