Incubadora de Empresas: jovem realiza sonho de montar o próprio negócio - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Incubadora de Empresas: jovem realiza sonho de montar o próprio negócio

Quem sonha em ter o próprio negócio não mede esforços para alcançar o objetivo. E essa é a história da jovem empresaria de 18 anos, Nayã Horst. Ela conheceu a Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica - Criatec em um estágio realizado em uma empresa e lutou até conseguir incubar seu próprio projeto.

Durante o período, ela realizava um curso técnico de informática, trabalhando com a mídias sociais. “Fiquei um ano como estagiaria dentro da Incubadora e aprendi tudo que envolve uma empresa. Tínhamos uma divisão de tarefas, então, eu fazia um pouco de tudo, e isso fez crescer em mim um espirito empreendedor. Eu já não conseguia mais olhar e ser empregada, e nem imaginar que daqui a alguns anos eu estaria trabalhando em outro lugar e fazendo outras coisas”, conta.

Conforme relata, no final de 2016, sua ex-chefe decidiu encerrar as atividades da empresa. Foi aí que decidiu tentar abrir o próprio negócio. “Eu já havia terminado o curso técnico, mas ainda não tinha 18 anos, então recebi a notícia de que no mesmo mês que eu faria aniversario abriria o edital. Era a chance”.

                  

A jovem participou da OpenTech, evento criado pela Criatec para buscar novos empreendedores que acontece durante a ExpoIjuí, entretanto, acabou não selecionada. “Não desisti. Me inscrevi no edital e quando fiz 18 anos já fui tirar meu CNPJ”.

Para passar no edital é necessário montar um plano de negócios e apresentá-lo a uma banca, mostrando que a ideia é viável e que a Criatec pode investir. “Eram duas vagas e cinco candidatos. Passei e consegui incubar a empresa Horst Maker Customização Web. Eu era mais nova, era sozinha, mas eu consegui”, comemora.

A ideia da empresa é trabalhar no desenvolvimento de sites, páginas de web, sistemas web, aplicativos, gestão de redes sociais, gerenciamento de sites e criação e edição de vídeos. “Como eu já possuía conhecimento nessa área, já entrei aqui com esta ideia e estou seguindo na caminhada aos poucos. Aprendo muito aqui, recebo conhecimento dos outros colegas que me veem como uma iniciante e me ajudam”.

Depois disso, correu atrás dos clientes. “Eles se surpreendem com meu esforço e conhecem minha história. Acredito que como eu já estava aqui dentro da Criatec, isso seja um diferencial, porque já conhecia toda a metodologia de trabalho deles”, observa.

Nayã faz a divulgação da empresa através das redes sociais, website e rede de contatos. “Meus clientes vão me indicar para outras pessoas e as outras empresas que estão aqui incubadas também me indicam e isso auxilia bastante”. Com o empreendimento a pouco mais de seis meses, a jovem agradece a importante chance que conseguiu. “Mesmo eu sendo nova eles me deram a oportunidade”.

De acordo com ela, os empreendedores incubados na Criatec recebem consultorias de mercado, empreendedorismo e tecnologia, inovação, entre outras. “Eu precisei de ajuda na área de precificação e a incubadora contatou uma pessoa especializada para me ajudar, então nós não estamos sozinhos, sem rumo no mercado, sem ter conhecimentos e informações. A Criatec é um porto seguro, temos auxilio em tudo o que precisamos. Eles nos incentivam a crescer, nós somos avaliados, cobrados e temos metas a atingir, e acho isso muito importante”.

Vislumbrando o futuro, Nayã pretende desenvolver ainda mais o negócio, buscando novas regiões. “ Quando aumentar a empresa e a equipe, porque vou vencer o serviço até um certo ponto. Quero começar a pensar também o que eu vou fazer quando eu sair da Criatec e como vou me consolidar no mercado, porque eu não me vejo em outra profissão, então tenho que fazer a empresa crescer”.

No ano que vem, pretende cursar Ciências da Computação e aperfeiçoar os conhecimentos. A jovem que não cresceu em um ambiente empresarial conta sempre com o apoio familiar. “Ninguém da minha família seguiu essa área e quando eu tive essa ideia foi um grande desafio. Eles não têm como me ajudar porque não tem esse conhecimento, mas me dão algumas dicas e ajudam no máximo que podem”. 

                   


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.