Medicina na Unijuí: uma conquista da comunidade regional - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Medicina na Unijuí: uma conquista da comunidade regional

"Acreditamos no nosso projeto e na formação que iremos fazer de médicos preparados e preocupados com a saúde". Com esta afirmação, a Reitora, professora Cátia Nehring, destacou a importância para a Universidade e comunidade regional na escolha da Unijuí para a implantação do curso de medicina em Ijuí, em coletiva de imprensa na manhã desta terça-feira.

                   
 O resultado foi divulgado por volta das 23h da segunda-feira, dia 30, pelo Ministério da Educação e veio para coroar a ampla mobilização realizada desde 2012 pelo Comitê Pró-Curso de Medicina em Ijuí, reunindo, além da Universidade, Prefeitura, Hospital de Caridade de Ijuí, Hospital Bom Pastor, Câmara de Vereadores e ACI e Hospital de Caridade de Panambi, com apoio de toda a comunidade regional e suas lideranças. 

"A maior beneficiada será a nossa região, a população do Noroeste gaúcho com a conquista do curso", disse o ex-reitor Martinho Kelm, na coletiva de imprensa realizada no Centro de Eventos da Unijuí. O professor foi um dos principais articuladores da mobilização e acrescentou: “Tivemos um forte apoio de toda a comunidade regional, de outras instituições, de concorrentes que perceberam a injustiça que estava acontecendo”.

Próximos passos do Edital

Como todo Edital Público, este prevê dois momentos de recurso, até a autorização final do MEC: previsto para 31 de janeiro. Após esta data é agendada visita in loco por especialistas do Ministério à Unijuí e ao município de Ijuí, avaliando infraestrutura, corpo docente e proposta pedagógica do curso. Somente após esta visita é promulgada a Portaria de Autorização do Curso, sendo possível realização do processo seletivo – Vestibular. 

A professora Cristina Pozzobon, vice-reitora de Graduação, destacou na coletiva que serão ofertadas 50 vagas anuais para o curso, cujo vestibular ainda não tem data definida, com 20% de vagas ofertadas pelo ProUni. "O perfil do nosso profissional será técnico, mas também ético, crítico e cidadão", destacou. 

Como o projeto do curso já foi aprovado pelo Conselho Universitário da UNIJUÍ, a Universidade está se preparando para a oferta do curso, estando garantida já toda a estrutura necessária para os dois primeiros anos de andamento do curso, de um total de seis anos. A Universidade projeta um investimento de R$ 10 milhões em infraestrutura e laboratórios para as atividades a serem desenvolvidas no terceiro e quarto ano. Para os dois últimos anos do curso, os estudantes utilizarão a estrutura do Hospital de Caridade de Ijuí, Hospital Bom Pastor e Hospital de Caridade de Panambi, com quem a UNIJUÍ possui convênio firmado.

Acima, galeria de fotos da coletiva de imprensa, realizada na manhã desta terça-feira, 31 de outubro.

Manifestações de lideranças após o anúncio do MEC

Senadora Ana Amélia Lemos:

“Meus cumprimentos a toda comunidade regional pela relevante conquista! Apoiei essa demanda desde o início das tratativas em Brasília.”

Deputado Federal Darcísio Perondi:

“Agora sim, a Unijuí venceu a nova disputa. Estou feliz por ter contribuído com esta grande conquista”.

Deputado Federal Jerônimo Goergen

“UNIJUI vence a disputa e curso de Medicina será implantado em Ijuí. Luta de anos agora se tornando realidade!!!!”

Valdir Heck, prefeito de Ijuí

“É um dia de vitória. Vitória da persistência, da determinação e da qualificação. Em nome de Ijuí, um abraço cordial a nossa Instituição, que trabalha há muitos anos com propostas diferenciadas”.

Alcides Vicini, prefeito de Santa Rosa

“Essa conquista representa o coroamento da história de ensino superior da Unijuí. É fundamental para o desenvolvimento regional, fruto de esforço coletivo, que permitirá um avanço marcante na história”.

Cláudio Matte Martins, presidente do HCI Ijuí

“Somos parceiros desde a primeira hora para que a Unijuí tenha um curso de medicina. Estamos juntos nesta caminhada. Estamos nos preparando para nos tornar um Hospital-Escola para os futuros acadêmicos de medicina”.

Fioravante Ballin, ex-prefeito de Ijuí

Foi uma vitória de Ijuí e região, marcada pela paciência, persistência e perseverança. O curso vai impactar positivamente no desenvolvimento econômico e social da região, além de trazer investimentos na saúde. Parabenizo todos os envolvidos nesta conquista”.

Confira a trajetória de mobilização pelo curso de Medicina em Ijuí 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.