Criatec realiza evento comemorativo aos 10 anos de história - Unijuí

Criatec realiza evento comemorativo aos 10 anos de história

Há 10 anos fomentando o empreendedorismo regional, a Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica – Criatec se solidifica cada vez mais como um espaço que possibilita o desenvolvimento e qualificação de empresas e empresários que buscam investir no mercado de Ijuí e região. Dentro deste contexto, a Criatec realizou na tarde desta quinta-feira, um evento comemorativo que, além de celebrar o histórico de conquistas da incubadora, também graduou quatro empresas incubadas.

O evento teve um formato de roda de entrevistas, conduzido pelo jornalista Douglas Dornelles, sócio da Dialetcom ex-incubada da Criatec, com a presença do vice-reitor da época de criação da incubadora professor Telmo Frantz, do diretor substituto e coordenador do Projeto Extensão Produtiva e Inovação/PEPI da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia/SDECT, Érbio Webster, do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico de Ijuí Antônio Tâmbara, e do gerente da Agência de Inovação Tecnológica da UNIJUÍ – AGIT, Luís Juliani. Dentre as menções pela passagem dos 10 anos da incubadora, todos os convidados falaram sobre os avanços alcançados até o momento e a prospecção de um futuro ainda mais produtivo por meio de parcerias e fomento ao empreendedorismo. “Fomos arrojados na época, o que foi positivo para conquistarmos a estrutura da Criatec que temos hoje. Agora, o desafio é buscar ainda mais”, salientou o professor Telmo Frantz.

Segundo o gerente da AGIT, Luís Juliani, as empresas que já foram incubadas pela Criatec geraram mais de 100 empregos na região e 96% das empresas graduadas, permanecem no mercado de trabalho fomentando a economia. “Em termos de indicadores e de espaço para capacitações, a Criatec está entre as melhores do Estado. Para 2018, estamos buscando uma maior interação das empresas com a universidade e com o poder público para, talvez, buscarmos a criação de um berçário pós-Criatec, para que as empresas continuem recebendo por mais um período o apoio das capacitações e continuem desenvolvendo suas atividades no mercado regional”, comenta Juliani. Já o secretário de Desenvolvimento Econômico do município, Antônio Tâmbara, frisou a importância de se ter uma incubadora do porte da Criatec no município, o que humaniza e potencializa o desenvolvimento da comunidade local e regional.

Para o diretor substituto e coordenador do Projeto Extensão Produtiva e Inovação/PEPI da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia/SDECT, Érbio Webster, o Rio Grande do Sul possui um ambiente de amplo crescimento e o papel do governo é incentivar o desenvolvimento desse potencial. “Esse programa das incubadoras e pólos tecnológicos felizmente ainda conta com o apoio do Banco Mundial. No entanto, a situação deve mudar no próximo ano, e nós, enquanto governo, já estamos em busca de novas alternativas para mantermos esse trabalho em andamento. Para isso, estamos contando com o apoio das universidades e da participação do próprio município e empresários, no objetivo de encontrarmos a solução que viabilize a continuidade do que vem sendo realizado”, revelou.

Participaram do evento ainda a atual coordenadora da Criatec, Maria Odete Palharini, a professora e na época gerente da AGIT Sandra Regina Albarello, funcionários da incubadora, empresários e comunidade local.

O evento contou ainda com a apresentação dos perfis de negócios de três novas empresas que fazem parte do quadro de incubadas da Criatec, dentre elas: ENR Engenharia, LLS Sistemas e VSYS Sistemas Inteligentes, as quais estão assumindo seu espaço junto à incubadora e já passam a receber todo aporte oferecido aos novos negócios.

Após a apresentação das novas empresas, como ato de encerramento do evento comemorativo, houve a graduação de quatro empresas que faziam parte do quadro de incubadas da Criatec: Elithe Engenharia, Bel Vedere, Simula e Aprova e D’Qualité Consultoria, que agora passam a fazer parte do mercado de trabalho de forma independente. As empresas realizaram o rito de troca de placas do quadro de empresas incubadas para empresas graduadas, no quadro que fica no hall da entrada da Criatec.