Produção de estudantes de exatas e engenharias em evidência no CRICTE - Unijuí

Produção de estudantes de exatas e engenharias em evidência no CRICTE

Com o objetivo de propiciar a socialização de trabalhos acadêmicos, técnicos e científicos realizados por estudantes da área da extas e engenharias, o 28 Congresso Regional de Iniciação Científica e Tecnológica em Engenharia – CRICTE, foi realizado na Unijuí de quarta-feira, 15 de novembro até esta sexta-feira, dia 17.

Pela terceira vez em Ijuí, o CRICTE é realizado desde 1985, anualmente, com a participação de várias instituições, consolidando-se como importante momento de interação e intercâmbio entre as universidades do Sul do Brasil e países vizinhos. Participaram do evento mais de 500 pessoas entre estudantes e professores como ouvintes, incluindo participantes da Argentina e de Rondônia para além das instituições do sul do país. Além disso, foram apresentados mais de 270 trabalhos. “Acreditamos que o evento cumpriu seus objetivos, com uma ampla participação de estudantes da Unijuí e de outras instituições", observa a professora Lia Geovana Sala, do Departamento de Ciências Exatas e Engenharias e uma das organizadoras do Congresso.

Na noite desta sexta-feira, para encerrar o evento, a organização vai premiar os destaques de diversas áreas. Também será escolhida a instituição que vai sediar a próxima edição do CRICTE.

Educação e Cultura Digital

Para além da divulgação científica, o evento promoveu palestras e formação sobre educação em tempos de cultura digital, Augusto com o palestrante Niche Teixeira,  doutor em Educação, com formação e experiência internacional em Madrid e Barcelona (Espanha), certificação em Liderazgo del Siglo XXI: Capacitador-Líder Coach y En Red-Abierto (La Salle Business School Madrid) & Gestión de la Innovación y el Emprendimiento para la Competitividad Empresarial (Universitat Ramon Llull - La Salle Business School Barcelona). É Coordenador da área de Educação e Cultura da Universidade LaSalle.

Tech Day

Antes da abertura oficial, realizada na quarta-feira, 15 de novembro, o Campus Ijuí recebeu uma série de atividades do Tech Day – Dia de Tecnologia e Inovação. A programação contou com a 9ª Feira de Protótipos, no Auditório do Salão Azul e a competição Tech Day. Também no prédio da Biblioteca do Campus Ijuí, o curso Jogos Digitais, novidade neste Vestibular, mostrou diversos jogos nacionais para o público participante, quem compareceu pode jogar estes jogos e ver como anda o mercado de games no Brasil, que cresce em faturamento e produção dentro da indústria criativa e de entretenimento mundial.

No domingo, a partir das 15h, o Tech Day – Dias de Tecnologia e Inovação, será realizado em Santa Rosa, no Tape Porã. Os visitantes poderão participar de atividades como: desafio de robótica, pintura de rosto, lançamento de foguetes, asa delta virtual, Game Day e muito mais. Também estarão sendo disponibilizados brinquedos infláveis, mateada e atrações musicais através de talentos locais.