Redes de Cooperação segue expandindo negócios na região Noroeste - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Redes de Cooperação segue expandindo negócios na região Noroeste

Após lançar, no início do mês de novembro, duas  redes, o Programa Redes de Cooperação em parceria com a Agência de Inovação e Tecnologia - AGIT promoveu a expansão de duas redes já estabelecidas no comércio regional:  Arenor, em Braga e Toklar, em Santo Ângelo. O programa tem o objetivo de fortalecer as micros, pequenas e médias empresas.

Durante a execução dos convênios do Programa Redes de Cooperação, desde a sua primeira edição em 2000, a Fidene/Unijuí constituiu mais de 70 Redes, envolvendo mais de 1,3 mil empresas, nas regiões Alto Jacuí, Fronteira Noroeste, Missões, Planalto Médio e Noroeste Colonial.

Segundo o gerente da AGIT, Luís Juliani, as Redes de Cooperação vêm para fomentar a cooperação entre as empresas do mesmo segmento e com características semelhantes, fornecendo suporte técnico para a formação, consolidação e desenvolvimento. “O resultado imediato é a ampliação da capacidade competitiva das empresas e o fortalecimento do desenvolvimento local e regional”, salienta.

Esta edição (2017-2018) definiu como meta, além da formação de três novas Redes, o acompanhamento de 15 em desenvolvimento; a adição de 20 empresas às redes já existentes, por meio do trabalho de expansão e execução de 200 horas de cursos específicos, bem como a realização de uma pesquisa de avaliação de resultados em até 15 Redes em desenvolvimento e/ou estruturadas. 

Rede Construir – ARENOR 

Criada em 2012 pelo Programa Redes de Cooperação em parceria com a UNIJUÍ, a Rede Construir – ARENOR, vem crescendo exponencialmente na região noroeste do Estado. Além da consolidação dos empreendimentos através do associativismo, a Rede criou um Centro de Distribuição que é considerado pelos empresários uma ferramenta estratégica, uma vez que o espaço proporciona agilidade nos pedidos e um preço competitivo.

No dia 31 de outubro a Rede Construir - ARENOR abriu seu 24º estabelecimento. A loja foi inaugurada na cidade de Braga, distante 100 Km de Ijuí, na presença do Vice-Presidente Nacional da Rede Construir e também Presidente Regional, Sr. Iloi Kist, do Vice-Presidente Regional da Rede Construir, Sr. Ederson Santiago, do Prefeito Municipal Sr. Carlos Alberto Vigne, da Vice-Prefeita, Sra. Inez Della Libera, Vereadores, representantes da sociedade braguense, associados da Rede, e seus familiares e os representantes do Programa Redes de Cooperação e da UNIJUÍ, Consultor Sr. Alexandre Dal Molin Wissmann e Supervisora Sra. Flávia Fagundes Ferraza.

A Rede Construir segue sendo acompanhada pela equipe do Programa Redes de Cooperação e serve de modelo para outras associações dentro do Projeto. Os números da Associação evidenciam a importância do Programa para o desenvolvimento do Estado. O conjunto de empresas emprega mais de 200 trabalhadores, entre empregos diretos e indiretos, além de gerar renda e impostos para os munícipios. 

Rede TOKLAR

Criada no ano de 2002 pelo Programa Redes de Cooperação em parceria com a UNIJUÍ, a Rede Toklar congrega 118 lojas do segmento de móveis e eletrodomésticos no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul.

O crescimento da Rede está sustentado nas estratégias unificadas de marketing e vendas que geram negócios positivos para todos seus integrantes e consolida a marca TOKLAR nos mercados onde atua.

Além da consolidação dos empreendimentos através do associativismo, a Rede criou um Centro de Distribuição que é considerado pelos empresários uma ferramenta estratégica, uma vez que o espaço proporciona agilidade nos pedidos e um preço competitivo.

Os principais benefícios aos associados da Rede TokLar são: negociações especiais com fornecedores; definição de estratégias conjuntas de atuação no mercado de móveis e eletrodomésticos; troca de informações entre associados; realização de marketing compartilhado, estrutura de apoio aos associados pela equipe profissionalizada no Escritório Central/Sede (Ijuí/RS); a visitação em conjunto a feiras e fornecedores; a manutenção da autonomia da administração do negócio pelo lojista; utilização de uma marca forte e consolidada no mercado; programação de treinamentos para os líderes e colaboradores das lojas; o acesso a um maior número de fornecedores e o consequente aumento do faturamento e rentabilidade do negócio; elaboração de tabloide mensal juntamente com a equipe de Marketing e Negociação, o que faz com que tenha uma grande forma de divulgação e de prospecção a novos clientes.

Referendando o fortalecimento da Associação, no último dia 1º de novembro, a Rede TOKLAR inaugurou mais um estabelecimento - na cidade de Santo Ângelo/RS, distante 60 Km de Ijuí. Estiveram presentes no evento o Consultor Sr. Jouberto Fernando Matte, representando o Presidente da Rede Toklar - Sr. James Leandro Holz, o prefeito Municipal da cidade de Santo Ângelo - Jacques Barbosa, vereadores, representantes da sociedade, associados da Rede, e representantes do Programa Redes de Cooperação e da UNIJUÍ, Consultor Sr. Emerson Juliano Lucca e Supervisora Sra. Flávia Fagundes Ferraza, Gerente da AGIT Luis Juliani, e Gerente da Incubadora de Empresas, Sra. Maria Odete Palharini e a analista de projetos Miriam Spohr.

A Rede Toklar ainda é acompanhada pelo Programa Redes de Cooperação e serve de modelo para outras associações dentro do Projeto. Destacam-se a gestão realizada e o comprometimento com o associativismo entre os sujeitos envolvidos no processo.

Os números da associação também evidenciam a importância do Programa para o desenvolvimento do Estado e sua expansão para outros Estados. O conjunto de empresas emprega mais de 915 trabalhadores, entre empregos diretos e indiretos, além, é claro, de gerar renda e impostos para os munícipios. 

 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.