Programa Redes de Cooperação intensifica atividades - Unijuí

Programa Redes de Cooperação intensifica atividades

A formação de uma rede permite a realização de ações conjuntas, facilitando a solução de problemas comuns e viabilizando novas oportunidades que isoladamente não seriam possíveis. As empresas integradas conseguem reduzir e dividir custos e riscos, conquistar novos mercados, qualificar produtos e serviços e acessar novas tecnologias, comprovando a ideia de que o todo é maior que a soma das partes. As redes constituídas são administradas democraticamente, permitindo a participação direta de todos nas decisões estratégicas e distribuindo simetricamente os benefícios entre os participantes. Tendo a cooperação como alicerce, predominando as pessoas sobre o capital.

Associação das Olarias do Noroeste Colonial do Rio Grande do Sul foi fundada em 23 de março de 2010, com grande intuito de intensificar os trabalhos na qualidade nos produtos e na preocupação com a proteção do meio ambiente.

Olarias associadas: Antônio Ribeiro; Barreio; Ijuí; fone: 55 99181 1147; Celso Valdir Bohrer; Linha Cinco Oeste; Ijuí; Fone: 55 98402 4706; Luis Alberto Dessoy; Linha seis oeste; Ijuí,; Fone:  55 99998 1259; Marina Mastella; Barreiro; Ijuí; Fone: 55 99637 5312.

Cada vez mais se buscou profissionalizar os serviços para atender os clientes, garantindo satisfação, qualidade e durabilidade na entrega do produto final. Outro aspecto relevante foi à organização dos serviços, através de ações coletivas, se conseguiu reduzir custos e agir de forma estratégica, como: a compra de horas máquinas em conjunto para a retirada do barro e a legalização dos documentos, contratação de profissional habilitado para assessor os associados da rede.

A busca da legalização do barro envolve uma situação de perenidade e de exigir uma nova forma de inserção no mercado, tornando a rede mais competitiva e duradoura. Um dos grandes desafios esta em produzir materiais com qualidade e fazer com que isto chegue aos olhos do consumidor. No contexto atual, os associados da rede de olarias estão buscando inovação em seus processos e a utilização das mídias sociais, para prospetar novos produtos e com isso se aproximar de novos e clientes.

Reunião com Poder Público

O Programa Redes de Cooperação é uma ação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT) do Estado do Rio Grande do Sul, que em parcerias com Universidades, apoia associações de empresas em diversas regiões do estado. Como objetivos do programa estão o incentivo à competitividade das micro e pequenas empresas, o apoio ao empreendedorismo, o fomento ao associativismo e a criação e a manutenção de oportunidade de trabalho, geração e distribuição de renda.

Em nossa região, o Programa é vinculado à UNIJUÍ, e atualmente acompanha mais de 20 associações de empresas dos mais diferentes tipos de segmentos. Uma destas associações atua na área da inovação e tecnologia - a Rede de Inovação do Noroeste Gaúcho, chamada de Inova Noroeste. Esta Rede congrega empresas de diversos ramos, que, contudo, buscam algo em comum: a inovação em seus produtos e serviços. Como principais objetivos destacam-se o desenvolvimento sustentado, a competitividade, a melhoria contínua dos associados e a inovação. Além disso, esta constituição busca fomentar as ligações cooperativas empresariais, estimulando o ganho de mercado para os associados.

No dia 5 deste mês, em uma das reuniões da Associação, além da participação dos associados e dos representantes do Programa Redes de Cooperação, esteve presente o Prefeito de Catuípe/RS, Sr. Joelson Baroni. Na oportunidade, o Prefeito conheceu as instalações da Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica – Criatec - e mais detalhes sobre a Inova Noroeste, considerando-a uma “ótima iniciativa em nossa região”.

Após a apresentação dos objetivos e das características do conjunto de empresários, o representante municipal de Catuípe trouxe mais informações sobre o distrito industrial que está sendo criado em sua cidade e a possibilidade de instalação da Rede neste espaço. A conversa resultou produtiva, uma vez que firmou uma parceria que seguramente trará bons resultados para ambas as partes. A perspectiva é de que até final de 2018 as obras estejam concluídas, sendo que até lá a Rede Inova Noroeste pretende buscar recursos externos através de editais de fomento para tal ação.

Além disto, nos próximos dias, a Inova Noroeste buscará mais informações sobre possíveis empresas que atuam na área da inovação na cidade de Catuípe e que possam tornar-se associadas à Rede.

Sobre o Programa

O Programa Redes de Cooperação é uma iniciativa inovadora do Governo do Estado para desenvolver a cultura associativa entre pequenas empresas. Iniciado no ano 2000, foi concebido para empreendedores da indústria, comércio e serviços, garantindo melhores condições de concorrência frente às atuais exigências competitivas dos mercados. Redes de Cooperação é um dos Programas Estruturantes do Governo pela sua potencialidade no fortalecimento das micro e pequenas empresas (Decreto 45.273 de 04.10.07), integra o Departamento de Apoio a Microempresa e Empresa de Pequeno Porte – DAMEPP da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia – SDECT.

A ideia central é reunir empresas com interesses comuns em Redes de Cooperação, constituindo uma entidade juridicamente estabelecida, sem quotas de capital, que mantém a independência legal e a individualidade de cada empreendimento participante.