Reitora da UNIJUÍ participa de Encontro do COMUNG - Unijuí

Reitora da UNIJUÍ participa de Encontro do COMUNG

Nos dias 10 e 11 de dezembro, na UPF, foi realizado o Encontro do MBA em Gestão de Instituições de Ensino Superior, do qual a Reitora Cátia Maria Nehring esteve presente, juntamente com as participantes da UNIJUÍ no Curso nas 2ª e 3ª edições.

A programação teve início no domingo à noite (10/12), quando a turma da 3ª edição foi certificada e os livros “Desafios da gestão universitária – volumes II e III” foram lançados, congregando os trabalhos produzidos nas duas últimas edições do curso. Após a solenidade de certificação dos concluintes e do lançamento dos livros, foi realizado um jantar de confraternização.

No dia 11 de dezembro, foi realizado um Fórum com tema “Os rumos das IES Comunitárias”, que contou com a participação do presidente do COMUNG, professor José Carlos Carles de Souza (UPF), e com uma conferência do presidente da Associação Brasileira das Universidades Comunitárias (Abruc), professor João Otávio Bastos Junqueira (UNIFEOB). Na oportunidade, também foi realizada a apresentação de dados do grupo de pesquisa Identidade x Imagem institucional das universidades comunitárias no sul do Brasil, realizado em parceria pela UPF, UCS, Univali, Unesc e o Instituto de Educação da Universidade de Londres (IOE). Concluindo a programação da manhã, foi realizada uma assembleia de reitores do Comung com a participação do presidente do Sindiman, Oto Roberto Morschbaecher (UNIVATES).

Conforme o presidente da Abruc, o momento atual exige que as universidades comunitárias possam olhar para dentro, para seguir prestando um serviço de excelência na educação superior e com o envolvimento comunitário na prestação de serviços, uma característica dessas instituições. “O caminho é a união. Precisamos articular para conseguirmos fazer juntos o que for em comum. Encontros como esse são fundamentais para que as pessoas se encontrem e troquem experiências”, afirmou.

EaD também foi tema de discussão entre os reitores

A programação do Encontro teve continuidade na tarde da segunda-feira, dia 11 de dezembro, com os reitores ou representantes das oito instituições do COMUNG que estão trabalhando em conjunto na temática EaD. A reunião também contou com a presença do presidente da Associação Brasileira de Universidades Comunitárias (Abruc) João Otávio Bastos Junqueira, além do presidente do Comung e reitor da UPF, professor José Carlos Carles de Souza.

Na oportunidade, o presidente da Abruc compartilhou com os presentes o modo como o Centro Universitário Fundação de Ensino Octávio Bastos, em São Paulo, instituição da qual é reitor, vem trabalhando a questão do Ensino a Distância. Além dele, representantes do Grupo A, editora especializada na integração entre conteúdo educacional e tecnologia, apresentaram um projeto de implementação de EaD em universidades comunitárias.

Para o presidente da ABRUC, não se trata apenas de fazer EaD, mas de proporcionar o ensino dentro de um projeto pedagógico que tenha significado. “Acho que nós temos uma oportunidade de fazer algo diferente e acredito que o que estamos propondo aqui é algo muito revolucionário no país, é algo que se a gente conseguir fazer pode ser um case na história da educação: diferentes instituições de ensino, com essa tradição, com essa seriedade, que conseguem se unir para fazer frente a algo que está aí e com o que, a princípio, a gente não se identifica”, concluiu.

Na UNIJUÍ, segundo a Reitora Cátia Nehring, a temática envolvendo a EaD vem sendo tema de debates internos há bastante tempo, sendo necessária uma ação mais efetiva da Universidade frente ao cenário nacional, no qual a modalidade EaD vem crescendo muito nos últimos anos em relação ao presencial. “Temos que agir antes que o mercado aja por nós, mas não podemos perder de vista o propósito institucional comunitário e o que acreditamos em termos de formação”.