Unijuí no Esporte: a corrida de rua como estilo de vida - Unijuí

Unijuí no Esporte: a corrida de rua como estilo de vida

Durante todo o ano diversos atletas levam o nome da Universidade ao pódio, em diversas modalidades do esporte e em todos os cantos do Brasil. São atletas que se dedicam, conquistam e se superam todos os dias. O Especial UNIJUÍ no Esporte pretende contar essas histórias inspiradoras em uma série de reportagens com atletas apoiados pela UNIJUÍ

Não é difícil encontrar nas ruas da cidade alguém se exercitando durante o dia. A caminhada e a corrida são as atividades preferidas pela maioria. Em Ijuí, dezenas de pessoas fazem esse ritual todos os dias. Entre eles, Alex e André. Os dois corredores são apoiados pela UNIJUÍ e levam o nome da Universidade aonde vão, principalmente ao pódio.

A corrida de rua é um dos esportes que mais crescem no mundo. Um estudo feito pela consultoria espanhola Relevance aponta que, nos últimos cinco anos, o número de participantes da corrida de rua cresceu 50% em todo o Brasil. Além do baixo custo para a prática do esporte, os benefícios para a saúde são incontestáveis assim como a melhora na qualidade de vida, no desempenho das atividades e na autoestima.

Alex Sandro Rodrigues escolheu viver assim há oito anos atrás, quando tinha apenas 21 anos. Foi um amigo, colega de trabalho, que convidou Alex para participar da primeira corrida de rua da vida dele “ao realizar a prova já subi ao pódio e percebi que era este esporte que queria praticar”.

A paixão pela corrida é dividida com os compromissos no trabalho que realiza como técnico administrativo e de apoio da UNIJUÍ, na faculdade de Educação Física e na família. Alex é casado com Thalissa Silveira há 6 anos.

O apoio da UNIJUÍ na vida do atleta é recente, mas de extrema importância “O apoio da Unijuí começou no segundo semestre de 2017. É muito importante para um atleta amador ter um patrocínio para se sentir motivado devido à grande carga horária exercida entre trabalho, faculdade e treino”, comenta Alex.

Por falar em treino, são de 10 a 15km por dia treinando. Dessa dedicação já conquistou muitas competições. Algumas delas:  campeão da Prova de Revezamento em Dupla da Festa da Uva de Caxias do Sul em 2012; 3º lugar na Maratona de Revezamento Paquetá Esportes em Porto Alegre; Campeão nos 5km da Final Estadual do Circuito SESC de Corridas em Torres, em 2016; Campeão dos 10km na Corrida Internacional de Uruguaiana, 5º lugar nos 5km na Summer Night Run em Capão da Canoa e 1º lugar no Circuito Caixa de Corridas POA.

A corrida de rua parece mesmo ser apaixonante. André Herter, técnico administrativo e de apoio da UNIJUÍ, começou sua vida na corrida de rua nos Jogos Rurais Sol a Sol de 1998, em Ajuricaba. “Foi minha primeira competição nesta modalidade, também minha primeira medalha”, relembra.

André recebeu o apoio da Universidade em 2010, quando ingressou no Curso de Educação Física e foi bolsista do mesmo. “Graças ao apoio da universidade consegui concluir minha graduação. Servindo de exemplo para muitos, pois sempre trabalhei e treinava nas horas dos intervalos do trabalho e a noite estudava”.

Ao longo da sua carreira, o atleta foi campeão da Meia Maratona do Mercosul em Porto Alegre em 2006, campeão da Rústica em Foz do Iguaçu, no Paraná em 2009, campeão da Meia Maratona Internacional de Uruguaiana em 2010 e 2011 e segundo colocado em 2012. Segundo colocado no geral em Oberá na Argentina, em 2013. Campeão do circuito regional de corridas de rua em 2013, 2014 e 2016. Seria impossível contar todas as conquistas, segundo André, foram muitas.

Apesar de subirem tantas vezes ao pódio, a maior conquista dos atletas é o ganho na qualidade de vida e nas suas relações “uma melhor qualidade vida. Conheci muitos lugares diferentes, além de fazer muitos amigos por todo país e também fora dele”, comenta André Herter.