Unijuí no Esporte: a trajetória do Voleibol feminino - Unijuí

Unijuí no Esporte: a trajetória do Voleibol feminino

Durante todo o ano diversos atletas levam o nome da Universidade ao pódio, em diversas modalidades do esporte e em todos os cantos do Brasil. São atletas que se dedicam, conquistam e se superam todos os dias. O Especial UNIJUÍ no Esporte pretende contar essas histórias inspiradoras em uma série de reportagens com atletas apoiados pela UNIJUÍ

Mesmo sem toda a popularidade do futebol, o voleibol é um dos esportes mais adorados no Brasil. Em Ijuí, entre os times de destaque, está Unijuí, time de voleibol feminino, que nasceu em 2016 após um ótimo desempenho no Torneio Municipal. Terminou a competição em 3º lugar.

No início era Union, foi só depois de conquistar o apoio da Universidade que passou a carregar o nome da Instituição. “Buscamos a parceria com a Universidade visando o suporte técnico e financeiro necessário para nos perfeiçoar e nos manter nas competições, que não foram poucas, disputamos pelo menos 10 etapas da Liga Gaúcha em diferentes cidades do Estado”, conta Miriam Angelita Scapini, atleta e coordenadora do time ao lado de Aline Leite, ambas técnicas-administrativas na Instituição.

A equipe é formada por técnicas-administrativas, egressas e estudantes da Unijuí. Elas recebem o apoio da Universidade para custear o material, transporte e inscrições nas competições. “Vemos na figura da Universidade a importância do estímulo à melhoria na qualidade de vida da comunidade através do incentivo ao esporte”, comenta Miriam.

O time nasceu com jogos informais. Aos poucos, o entrosamento da equipe e a participação no Tornei Municipal de Ijuí fizeram o time evoluir. A partir daí as meninas disputaram a Liga Gaúcha de Voleibol com a classificação final em 11º entre 30 equipes. Estavam aptas para disputar a Série Bronze. “Em decorrência das lesões de algumas atletas e a impossibilidade de substituição imposta pelo coordenação da Liga, optamos por não disputar a semi-final”, lamenta Miriam.

Mas o ano também foi de alegria. Em novembro o time ganhou o 2º Torneio Só Elas, realizado em Santo Ângelo, com 12 equipes da região participantes. O bom desempenho despertou o interesse de diversas atletas. “Tivemos mais de 30 meninas diferentes na equipe, além das que não puderam participar em virtude de outros compromissos, ou por morar em outras cidades”.

Apesar do excelente histórico em competições pelo estado, o time de vôlei feminino vai dar um tempo, sem previsão de continuar com o time no próximo ano. Se os planos de participar de competições, por hora, estão de lado, a certeza de que a prática do esporte, assim como era com o Union, continua pelo amor ao voleibol.