Instituições Comunitárias gaúchas debatem nova regulamentação dos processos avaliativos do MEC - Unijuí

No dia 15 de dezembro, a Unijuí esteve representada pela Coordenadora da CPA, Magna Dalla Rosa, no encontro do Programa de Avaliação Institucional das Instituições de Ensino Superior (Paiung) do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung) que ocorreu na PUC/RS, em Porto Alegre.

A pauta da reunião centrou-se na discussão da nova regulamentação do Ministério da Educação que trata sobre os processos de avaliação de Instituições de Educação Superior e de cursos de graduação. A legislação prevê a publicação de instrumentos de Credenciamento Recredenciamento e Transformação de Organização Acadêmica e Autorização, Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento.

Na ocasião foi realizada a eleição para a coordenação do Paiung gestão 2018/2019. Foram eleitos os professores Fabiano Lopes Chiesa, da UPF, como coordenador e Denizar Alberto da Silva Melo, da PUC, como coordenador adjunto. A atual gestão 2016/2017 está sob responsabilidade de Charles Alves, da Unisc e Magna Dalla Rosa, da Unijuí, coordenadora adjunta. A posse da nova direção será na próxima reunião do Paiung.

De acordo com a coordenadora da CPA da Unijuí e coordenadora adjunta do programa, Magna Dalla Rosa, o Paiung constitui-se em um importante fórum de debate, troca de experiências e produção do conhecimento entre as instituições comunitárias gaúchas. “Nestes vinte três anos do programa, a Unijuí esteve representada, algumas vezes na coordenação, outras como integrante, mas sempre na perspectiva de uma atuação propositiva na consolidação do programa”, destaca.

Como encaminhamento da reunião, o grupo do Paiung, em outubro, participará de um simpósio específico sobre a Avaliação como Suporte à Docência Universitária, junto ao Congresso Internacional de Docência Universitária – CIDU. O evento será na PUCRS.