Associações de catadores, incubadas na ITECSOL, recebem EPIs - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Associações de catadores, incubadas na ITECSOL, recebem EPIs

Na manhã dessa quinta-feira, 27, na sede da Associação de Reciclagem da Linha 6, aconteceu a entrega de Equipamentos de Proteção Individual - EPIs doados pela Ceriluz aos associados e associadas da ACATA e ARL6.

A Coleta seletiva no Munícipio de Ijuí iniciou em 2007. No entanto, ainda há muito a ser feito para melhorar a separação dos materiais, já que subsiste um percentual muito alto de rejeito naquilo que chega nas Associações (fraldas, papel higiênico, resto de comida, vidros, agulhas, animais mortos), colocando em risco a saúde do catador que está em contato direto com este tipo de material. Porém, o papel que os catadores desempenham é muito importante, pois a reciclagem do lixo não envolve somente uma questão social, mas também uma questão ambiental, econômica e de saúde pública, tendo como consequência direta a qualidade de vida de toda a comunidade Ijuiense.

Os valores oriundos desta atividade são baixos em relação às despesas que os mesmos têm mensalmente. A oscilação de preço também interfere na renda obtida, sem contar que hoje os materiais “nobres”, de mais valor, quase não chegam nas Associações, porque há muitos colaboradores que catam nas ruas.

Considerando a atual situação da reciclagem, existe grande demanda pela aquisição de EPIs. Muitas vezes esta necessidade é deixada em segundo plano pela falta de recursos suficientes.

A ideia do projeto nasceu em outubro deste ano, durante a participação dos catadores na ExpoIjui, no espaço “Reaproveitar é Preciso” coordenado pelo integrante do grupo Bandeirantes do Verde, Obirajara Gehm. A proposta do projeto foi elaborada pela Agência de Inovação e Tecnologia por meio da Incubadora de Economia Solidária. O principal objetivo foi solicitar a doação de EPIs, principalmente de luvas e botinas. A cooperativa Ceriluz, comprometida com a segurança do trabalho “e que a vida é o maior patrimônio que precisa ser preservado”, teve a iniciativa de apoiar o projeto Socioambiental. Participaram da entrega dos Kits de segurança Romeu de Jesus, Vilson José Wagner e Andreia Cargnelutti da Ceriluz unidade de Ijuí, Elizandra Pinheiro da Silva da Incubadora de Economia Solidária, e Obirajara Gehm, do Bandeirantes do Verde, e os integrantes das Associações  ACATA e ARL6.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.