Unijuí recebe intercambistas da Rússia - Unijuí

Unijuí recebe intercambistas da Rússia

Neste semestre, a Unijuí recebe as intercambistas russas ViKtoria Kaygorodova e Milana Cheremisina para cursarem um semestre letivo na instituição. Ambas são estudantes do 4º ano do curso de Letras: Português e Inglês – Tradução, da Universidade Estadual de Tomsk, na Rússia. Aqui na Unijuí, elas cursam disciplinas do curso de Letras: Português e Inglês, além de estarem inseridas em grupos de estudos de língua inglesa e, também, estão realizando palestras apresentando a diversos estudantes o seu país, a sua cultura e a Universidade de Tomsk.

“Na Sibéria (região onde se situa a universidade russa), nossa Universidade é a primeira a ensinar Português”, relata Viktória em entrevista para a Unijuí FM.

O objetivo de ambas é trabalhar como tradutoras de Português para o Russo. “Poucas pessoas falam português na Rússia, é uma língua muito interessante e tem mais coisas em comum com a língua russa. No futuro acho que o português vai ser mais difundido lá”, observa Milana.

Na entrevista elas também abordaram alguns aspectos da adaptação ao país, sendo que um dos principais foi o clima – elas estão há um mês no país. “Já sabíamos que seria muito quente”, relata Milana. Elas também destacam aspectos do comportamento dos brasileiros. “Uma das primeiras coisas que percebemos é que aqui as pessoas são muito amigáveis, abertas. Gostamos disso. No nosso país todos são muito sérios e mais fechados”, complementa.

Confira!

Convênio

Visando ampliar as ações de internacionalização, no mês de dezembro a Unijuí firmou um acordo de cooperação com a Universidade Estadual de Tomsk, o qual inclui atividades de aprendizagem e de ensino, intercâmbio de estudantes de graduação e pós-graduação, participação em projetos conjuntos ou colaborativos, entre outras atividades acordadas mutuamente entre ambas universidades. Inicialmente, o convênio está voltado para as licenciaturas e os acadêmicos da Unijuí também têm a possibilidade de estudar um ou dois semestres na Universidade de Tomsk. A Universidade Estadual de Tomsk foi fundada em 1878 e é a maior universidade clássica na parte asiática da Rússia, com qualidade reconhecida por diversos rankings internacionais. Para mais informações, basta contatar o Escritório de Relações Internacionais da Unijuí.