Maquetes marcam o lançamento das jornadas de pesquisa da EFA - Unijuí

Maquetes marcam o lançamento das jornadas de pesquisa da EFA

Na manhã do último sábado, 14 de abril, a comunidade escolar lotou o ginásio de esportes da EFA para o lançamento da jornada de pesquisa 2018

Neste ano a temática da jornada está voltada para a história dos 50 anos da EFA, e tem a frente de sua organização a direção da escola e os professores das ciências humanas , Gilmar Walker, Sandra Nunes Rosa, Gian Ruschel e Josei Pereira.

Os alunos desde a educação infantil ao ensino médio, durante os dois últimos meses foram instigados a realizar a pesquisa sobre a história da EFA, Construir com alunos e famílias leituras atemporais e subjetivas sobre a constituição do espaço da escola, sobre o tema: O que é a EFA para mim? Como eu descreveria o espaço físico da escola?  A partir da pesquisa e debate entre as turmas, foi proposta a construção de maquetes, as quais representaram diversos espaços da escola, que traduzem o significado da EFA para cada turma, os estudantes forma desafiados a construir suas maquetes com o maior número de detalhes possível (cores, tamanho, cheiros, texturas, etc...) salientando aqueles espaços que mais lhes agradam, onde mais gostam de estar, e justifique sua razão através da produção textual individual.

O evento contou com a presença da Reitora da UNIJUÍ, professora Catia Nehring, que em sua fala parabenizou a escola pelo belo trabalho realizado reafirmando a importância da EFA para a instituição FIDENE na formação de pessoas. O secretário de Educação do Município de Ijuí, Eleandro Lizot, comentou sobre a importância da participação e envolvimento da família com a escola, lembrando que a história é construída pelos sujeitos que por aqui passaram e que a partir desse momento, se começa a projetar os próximos 50 anos da EFA, uma escola tão importante para o município de Ijuí.

Após a abertura do evento, que contou também com a apresentação da orquestra estudantil da EFA, os trabalhos foram avaliados por professores da escola e pelo docente de arquitetura da UNIJUÍ, Igor Soares, o qual foi um dos grandes parceiros para realização de todas etapas do projeto das maquetes.

A diretora da EFA, professora Maria do Carmo Pilissão avalia o evento como um momento singular de  aprendizagem e envolvimento de toda a comunidade escolar, pois a  Jornada de  Pesquisa dos jubileu da EFA, lançada  com a materialização dos espaços escolares foi riquíssima nos detalhes, em reconhecimento,  sentimentos e emoções retratadas nas maquetes apresentadas pelas turmas, salientando a grande contribuição das famílias junto aos turmas de seus filhos.