Assessora de Relações Internacionais da Unijuí realizou treinamento na Polônia - Unijuí

Assessora de Relações Internacionais da Unijuí realizou treinamento na Polônia

Na última semana a Assessora de Relações Internacionais da Unijuí, Vanderléia de Andrade Haiski, participou de um treinamento na área de relações internacionais na Universidade Maria-Curie Sklodowska – UMCS, localizada na cidade de Lublin, Polônia, como parte do Programa Erasmus + Key Action 107. O Programa Erasmus é um programa europeu fundado em 1987, que tem como objetivo encorajar e apoiar a mobilidade acadêmica de estudantes, pessoal administrativo e professores do ensino superior, dentro da União Europeia. Há algum tempo, esse programa está abrindo suas portas também para instituições de países fora da União Europeia. Para esse treinamento na área de relações internacionais, além da Unijuí, foram convidados representantes de Universidades parceiras da UMCS da Georgia, Ucrânia, Rússia, Moldávia e Taiwan.

As atividades na UMCS incluíram reuniões com a diretoria de relações internacionais e com o Vice-Reitor de Pesquisa e Cooperação Internacional, reuniões com o departamento de humanidades para tratar de possíveis novas ações de cooperação, palestras sobre o Sistema de Bologna e de créditos europeus, apresentações de exemplos de ações de internacionalização e do funcionamento do setor de relações internacionais da UMCS, além de discussões sobre as perspectivas do Programa Erasmus. Também foram desenvolvidas atividades culturais para apresentar aos participantes um pouco da história e da cultura polonesa.

A Unijuí tem cooperação com a UMCS há mais de 10 anos. A UMCS é a maior instituição de ensino superior do leste da Polônia, com mais de 21.000 alunos. No ano de 2017 a UMCS foi classificada pela Fundação de Educação Polonesa como a Universidade mais internacional da Polônia. Atualmente ela conta com mais de 1.600 estudantes internacionais e 181 acordos de cooperação com universidades parceiras de todo o mundo. A UMCS e a Unijuí têm diversos cursos em comum, nos quais os alunos da Unijuí podem cursar um ou dois semestres, como Biologia, Química, Economia, Ciências Contábeis, Ciência da Computação, Direito, Administração, Letras Português e Inglês, Comunicação Social, Matemática, Psicologia, entre outros, com disciplinas ministradas em língua inglesa. Nesse semestre, três estudantes da Unijuí participam de intercâmbio na UMCS: Amanda Neumann, do curso de Engenharia Química, e Daiara Steiernagel e Rafael Zimmermann, ambos do curso de Direito.