Mestrado Profissional em Educação Física na Unijuí e em Rede Nacional - Unijuí

Mestrado Profissional em Educação Física na Unijuí e em Rede Nacional

A Unijuí, por intermédio do Curso de Educação Física e do Departamento de Humanidades e Educação e, nele, do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências, inicia nova oferta de Mestrado Profissional em Rede conjuntamente com a UNESP - SP. No último dia 13 de abril de 2018 ocorreu em caráter nacional, via plataforma digital on-line, a aula inaugural do Mestrado.

O Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (PROEF) visa o aperfeiçoamento de professores de Educação Física, prioritariamente em exercício da docência no Ensino Infantil, Fundamental e Médio na rede pública de ensino, com o intuito de contribuir para a melhoria da qualidade da educação no país.

O referido curso será ofertado de forma semipresencial com oferta de forma simultânea nacional, no âmbito do Sistema de Universidade Aberta do Brasil (UAB), conduzindo ao título de mestre em Educação Física. No total do programa serão 13 Polos Universitários que farão a oferta do mestrado profissional em onze universidades brasileiras (Unesp, Unijuí, UFMT, UFPE, UFG, UFScar, UEM, UFRN, UnB, UFES, UFMG).

A Unijuí e a UEM são as duas únicas universidades da região sul cadastradas para o referido projeto, sendo que a Unijuí é a única com caráter público não estatal. A oferta deste mestrado profissional é resultado de um esforço institucional da Unijuí que objetiva contribuir para o desenvolvimento regional a partir de suas práticas formativas e de pesquisa. Se articula com a caminhada histórica do Curso de Educação Física da Unijuí na Comunidade Regional, que por meio de seus professores e pesquisadores, procuram ampliar e qualificar a oferta da Educação Física na educação básica.

Os professores/as: Dr. Fernando Jaime Gonzalez, Drª Maria Simone Vione Schwengber, Dr. Paulo Evaldo Fensterseifer, Dr. Paulo Carlan e Dr. Sidinei Pithan da Silva, irão constituir o corpo docente que irá assumir e conduzir a proposta na Unijuí. Os professores são membros do Grupo de Pesquisa Paidotribas e da REIIPEFE (Rede Internacional de Investigação Pedagógica em Educação Física Escolar), além de atuarem no Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências - Unijuí.

Nesta primeira turma a Unijuí contará com 12 estudantes / professores pesquisadores que atuam na educação básica. As aulas presenciais ocorrerão no Campus da Unijuí e, para a primeira turma, funcionarão de acordo com o calendário previsto pela Unesp e pela organização interna do Curso na Unijuí entre março de 2018 e junho de 2019.

A primeira aula presencial será realizada nos dias 27 e 28 de Abril. A secretaria do Curso funcionará junto ao programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências – Unijuí /RS. Os estudantes e demais interessados podem saber mais informações pelo telefone, (55) 3332 0417, ou e-mail – poseduca@unijui.edu.br, com a secretária Carmen Antunes, ou com o professor coordenador do polo, Sidinei Pithan da Silva, pelo e-mail sidinei.pithan@unijui.edu.br ou fone 996769983.