Palestra com Marcia Tiburi deu início ao Congresso Nacional de Biopolítica e Direitos Humanos - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Palestra com Marcia Tiburi deu início ao Congresso Nacional de Biopolítica e Direitos Humanos

                 

Com o objetivo de discutir temas contemporâneos dos direitos humanos, teve início, na noite desta segunda-feira, dia 23, o “1º Congresso Nacional Biopolítica e Direitos Humanos: refletindo sobre as vidas nuas da contemporaneidade”. A promoção é do curso de Direito da Universidade.

A palestra de abertura teve o tema “O ridículo político e outros problemas éticos e sociais da sociedade”, realizada por Marcia Tiburi, graduada em filosofia (PUC-RS) e artes (UFRGS) e mestre (PUC-RS, 1994) e doutora em filosofia (UFRGS, 1999). Publicou diversos livros de filosofia, entre elas as antologias As Mulheres e a Filosofia (Editora Unisinos, 2002), O Corpo Torturado (Ed. Escritos, 2004), e Mulheres, Filosofia ou Coisas do Gênero (2008, Edunisc), Seis Leituras sobre a Dialética do Esclarecimento (2009, UNIJUÍ), entre outros. 

De acordo com a palestrante, “Ridículo Político” é o título de uma das suas últimas publicações, livro que foi lançado no ano passado. “Nesta obra tento abordar um fenômeno de mutação política que está acontecendo no Brasil e no mundo. Muitos de nós estão perplexos com certos personagens no campo da política institucional e também no sentido mais amplo, na vida, no dia a dia, ruas, redes sociais. O Ridículo é tudo o que antes nos causava vergonha, e que hoje vem com uma espécie de capital, muitas vezes um discurso de ódio, de incitação da violência”, salienta.

“É muito importante que o campo do conhecimento, professores, pesquisadores, estudantes, escritores, intelectuais, desempenhem uma tarefa social, pública e histórica, que é produzir diálogo, fazer com que as pessoas pensem mais, se envolvam com política e se preocupem com termos como a democracia”, complementa Marcia Tiburi.

Programação

O evento segue  até a próxima sexta-feira, no Salão de Atos Argemiro Jacob Brum do Campus Ijuí. É direcionado não apenas para o público relacionado ao Direito, mas para todas as pessoas que queiram ter acesso a um debate qualificado sobre direitos humanos em suas diversas manifestações. 

Na segunda noite, nesta terça-feira, dia 24, Karin Regina Rick Rosa, fala sobre “Novas configurações familiares e suas repercussões no Direito”. Ela possui graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1997), Especialização em Direito Processual Civi pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos e mestrado em Direito Público pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2005). 

Já na terceira noite de discussões, dia 25, Tiago Resende Botelho vai palestrar sobre “Comunidades tradicionais, Democracia e Direitos Humanos”. Doutorando em Direito Público pela Universidade de Coimbra; Mestre em Direito Agroambiental pela Universidade Federal do Mato Grosso; Especialista em Direitos Humanos e Cidadania pela Universidade Federal da Grande Dourados; Bacharel em Direito pela UEMS e Licenciado em História pela UFGD.  

E, na última noite de evento, dia 26, Caio Paiva fala sobre “Direitos Humanos e sua proteção internacional: casos contra o Brasil no Sistema Interamericano”. O palestrante é Defensor Público Federal. Especialista em Ciências Criminais. Coordenador e professor do curso CEI. Autor de obras jurídicas.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.