Institucional - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Conteúdo editores

Inscrições para curso sobre Controle Químico de Pragas Agrícolas encerram neste domingo

Termina neste domingo, dia 7 de maio, o prazo para interessados realizarem sua inscrição para a qualificação profissional em “Bases para o Controle Químico de Pragas Agrícolas”. No curso, serão abordados aspectos relativos às bases para reduzir as populações de organismos-praga, motivados pela diversidade de mecanismos de ação, seletividade e toxicologia do químico. Dessa forma, busca-se minimizar os riscos ao aplicador e à natureza. 

A qualificação é destinada a engenheiros agrônomos, estudantes de Agronomia, técnicos em agropecuária e demais interessados na área. As inscrições podem ser feitas  neste link. As aulas estão previstas para ocorrer no campus Ijuí da Universidade, nos dias 19 de maio, das 18h30 às 22h30; e 20 de maio, das 8h às 12h. 

Para mais informações sobre esta e outras qualificações, acesse unijui.edu.br/estude/educacao-continuada/qualificacao-profissional ou entre em contato pelo telefone (55) 3332-0553, WhatsApp (55) 99180-6755 ou pelo e-mail estude@unijui.edu.br.  


Criatec promove Seminário de Inovação Aberta em Panambi

Na última terça-feira, 18 de abril, a Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica - Criatec da Unijuí, em parceria com o Instituto Agregar, promoveu, nas dependências da Associação Comercial e Industrial (ACI) de Panambi, o Seminário de Inovação Aberta, que teve por objetivo disseminar e desenvolver a cultura da inovação aberta e apresentar os resultados do programa Startup Lab da Região Noroeste e  Missões e do projeto Ecossistema Corporativo Inovação Aberta Região Noroeste Missões.

O evento contou com dois painéis: o primeiro, denominado “Estratégias para desenvolver a cultura da inovação”, foi ministrado por Vinicius Piva, gestor de Inovação do programa Startup Lab na serra gaúcha. O convidado orientou sobre a jornada de inovação nas empresas, apresentando um passo a passo de como fazer e quais as questões que são consideradas decisivas para o sucesso de um programa de inovação. O processo começa, como afirma, com o estímulo do público interno, para que os colaboradores se engajem e ajudem a pensar em soluções para os principais gargalos do dia a dia. Depois, é possível abrir as demandas, encaminhando aquelas que podem ser resolvidas por universidades, centros de pesquisa e startups. A inovação incremental pode ser feita internamente, enquanto que a inovação radical pode ser desenvolvida em parceria com outros atores. 

Na sequência, o engenheiro da empresa Stara, Felipe Graeff, apresentou um case das ações que a Stara vem desenvolvendo para transformar tecnologicamente a sua indústria. Ele relatou as experiências com as universidades, especialmente a parceria com  Universidade de Passo Fundo (UPF), onde a empresa  tem uma unidade instalada  no Parque Científico e Tecnológico desde 2018. Ele ressaltou que cerca de 40% dos desenvolvedores de tecnologia eletrônica da empresa são oriundos de estágios em um espaço físico que conta com 120 m² e com colaboradores que interagem diariamente com estudantes, funcionários e professores da Instituição, configurando, assim, uma das maiores parcerias em parques tecnológicos da região. 

O segundo painel, intitulado “Resultados do Programa Startup Lab da Região Noroeste e Missões”, foi apresentado pelo gestor de Inovação e Tecnologia, Tiago Back, e contou com as participações de Iuri Pereira, líder comercial da Startup Sirros IOT, e Lucas Werner, gerente de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Bruning Tecnometal, que contaram sobre a experiência de participar do Programa Startup Lab. Tiago descreveu o Programa Startup Lab, que apresenta um plano de retomada econômica colocando a inovação no centro da estratégia de desenvolvimento local. O programa visa fortalecer o ecossistema empreendedor gaúcho, com foco na inovação aberta e intensiva em conhecimento, promovendo a conexão entre grandes empresas e startups do Rio Grande do Sul.

Na região Noroeste e Missões, aconteceram três rodadas de negócios de inovação aberta, sendo uma com empresas âncoras, predominantemente de Ijuí, e outras duas com empresas de Panambi e de Santa Rosa. São compreendidas como empresas âncoras as empresas gaúchas de economia tradicional, com sede na mesorregião Noroeste e Missões, e que apresentam desafios tecnológicos. Na edição Ijuí, participaram as empresas Balmer, Ceriluz, Dubai Alimentos, TRR Lambari, Schirmann e Skynet Telecom. Na edição Panambi, Cotripal, Fockink, Bruning Tecnometal, Zampronio, Joscil e Pazze Alimentos.  E na edição Santa Rosa, Cotrirosa, Tchê Bom, Serttec Engenharia e LeMarc Industrial.

As rodadas de negócios também tiveram a participação de 50 startups, que são as empresas que ofertam soluções tecnológicas aos desafios propostos, sendo elas: Prax Analytics, Nuvera, InverseVR - Soluções para Metaverso, 4cast Software Ltda, Flixpet Plataformas Digitais, OpTime, HappyTrack, Adam produções, ConsignadoAPP, PsiU, Kretos Software de Recrutamento e Seleção, Softaliza, Pmetric System Ltda, Pulses, STI Soft, Play2Make, SWITCHPAY, ReduzaCusto.com, Ecotrace Solutions, Albert Geiger, V12 Technologic Solutions, AVant Sementes e Drones, Crops Team, Bvalle / Mapa da Comunicação, PecSmart, Introduce Tecnologia para Crescer, EATTAE, Sirros IoT, Logpyx, Agrare Gestor Rural, Performance Vegetal, Leaper, Lucor, Planatech Sistemas Inteligentes Ltda, Hero Industrial Automation, Semiocrop, Carga Máquina, ST-One, HupData, Exemplaria Solutions, Autaza Tecnologia, ACOBIO, Solviantech Desenvolvimento de Sistema Eireli e Drone Tech, Doled, Base Orgânica e FW Instrumentação, Hex Circuitos, Pandora Box, Instituto Campeão e GH Branding.

Conforme o vice-reitor de Administração da Unijuí, professor Dieter Siedenberg, que participou do seminário, o evento conseguiu atingir o seu objetivo de disseminar o conceito de inovação aberta, indo ao encontro do que também propõe o programa Startup Lab, que é propiciar oportunidades para que as startups desenvolvam e apresentem soluções para problemas operacionais a empresas consolidadas. “O evento foi um sucesso e de uma importância ímpar em vários sentidos. Primeiro, porque serviu para disseminar a ideia da inovação aberta e das inúmeras oportunidades que esta cultura é capaz de propiciar às empresas da região, desafiando empreendedores na proposição de soluções conjuntas. Segundo, porque evidenciou o papel de destaque que a Criatec/Unijuí vem desenvolvendo nessa área, no contexto de outras Instituições de Ensino Superior que atuam na região”, destacou o professor, lembrando da importância de o evento ser realizado em Panambi, um município onde esta temática encontra um ambiente e um momento muito propício, tendo grandes chances de avançar.


Ijuí Pró-vôlei e Unijuí são parceiros na realização de grande evento de voleibol internacional

Foto: Arquivo Unijuí

Sempre em busca de inovação e do incentivo do voleibol na região, o Ijuí Pró-Vôlei e a Unijuí, junto com demais parceiros da região estão trazendo para o Rio Grande do Sul uma semana de voleibol internacional integrando três grandes seleções Sub 21 masculinas: Brasil, Argentina e Colômbia. “Essa programação será dividida entre três municípios do Estado, da região, que vão receber as três seleções por duas noites com jogos incríveis e duas destas noites serão realizadas aqui em Ijuí”, conta o coordenador do Ijuí Pró-Vôlei, Alex Stragliotto. 

Os jogos em Ijuí estão previstos para 27 e 28 de maio. Aqui serão realizados os dois últimos jogos, que são os jogos decisivos do torneio. Esses jogos, segundo Alex, são de competição e não amistosos. “Serão jogos onde as seleções virão com suas melhores equipes, com alto nível técnico, inclusive se preparando para o mundial que acontecerá ainda esse ano”, comenta. 

Alex destaca que eventos como esses são possíveis por meio das parcerias estabelecidas ao longo dos anos de atuação do Ijuí Pró-vôlei, que nasceu em 2009, muito fruto da parceria com a própria Universidade, que permitiu um trabalho social com mais de 20 mil alunos por meio do incentivo do esporte. 


Encontro Casual Especial de Natal


Encontro Casual - Mario Pirata


Encontro Casual - Anderson Costa


Artigo em branco


Aula aberta aproxima acadêmicos da área da Saúde de técnica inovadora

Os cursos de Farmácia, Biomedicina e Ciências Biológicas da Unijuí promoveram na noite da última terça-feira, 12 de abril, uma aula aberta no Centro de Eventos da Universidade. Em pauta, esteve o tema “Edição do genoma pelo Sistema CRISPR/Cas como uma nova perspectiva para aplicações biomédicas”. 

“O objetivo do evento foi possibilitar aos alunos da disciplina de Biotecnologia, e demais participantes, o contato com uma das técnicas mais inovadoras da área (CRISPR). Também buscamos mostrar algumas perspectivas de aplicação desta tecnologia para o diagnóstico de doenças”, explicou o coordenador do evento, professor Vitor Antunes de Oliveira. 

Para debater a temática, foi convidada a pesquisadora Raquel Bester Liszbinski, do Laboratório Nacional de Biociências do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (Unicamp).

O evento foi um sucesso, com adesão em massa dos alunos da disciplina e de vários cursos da área da saúde. Apesar de ser um tema complexo, a palestrante conduziu as abordagens de maneira leve e dinâmica, atraindo a atenção dos acadêmicos. Além disso, no decorrer da noite, aspectos éticos também foram abordados e trouxeram ainda mais importância para o evento”, destacou.


Parque de exposições vira fonte de pesquisa na EFA

O oitavo ano da EFA está desenvolvendo uma pesquisa sobre os povos que colonizaram as cidades
de Ijuí e de Oberá na Argentina, uma vez que ambas as cidades possuem uma certa similaridade em suas
festas culturais que surgiram devido a diversidade étnica destas cidades.


A proposta de trabalho segundo professor de Geografia, Gilmar Walker, é relacionar o processo de
formação e colonização destas cidades, histórico dos parques que cediam as manifestações culturais,
fortalecendo o vínculo latino-americano.
O professor conta que, como primeira tarefa, foi estudado vários conceitos relacionados aos
aspectos demográficos, como população, migrações, formação étnica da população brasileira, entre outros.
Posteriormente a turma estudou conceitos referentes a formação do espaço territorial e ainda fatores
culturais como gastronomia, vestuários e idiomas, para então, começar a parte prática do trabalho.
A primeira etapa in loco desta pesquisa foi uma “tour” de observação pelo Parque de exposições
Wanderley Burmann, com o objetivo de analisar cada uma das casas étnicas que estão alí instaladas,
realizando registros fotográficos de diferentes ângulos, para posterior análise.
Segundo o professor Gilmar, esta atividade é uma programação visando à Jornada de Pesquisa deste
ano, bem como contempla o plano de Estudos de Geografia, Espanhol e Pesquisa, como um projeto maior
que terá ainda uma viagem de estudos à Oberá/Argentina, onde também será visitado o Parque local.  O oitavo ano da EFA está desenvolvendo uma pesquisa sobre os povos que colonizaram as cidades
de Ijuí e de Oberá na Argentina, uma vez que ambas as cidades possuem uma certa similaridade em suas
festas culturais que surgiram devido a diversidade étnica destas cidades.
A proposta de trabalho segundo professor de Geografia, Gilmar Walker, é relacionar o processo de
formação e colonização destas cidades, histórico dos parques que cediam as manifestações culturais,
fortalecendo o vínculo latino-americano.
O professor conta que, como primeira tarefa, foi estudado vários conceitos relacionados aos
aspectos demográficos, como população, migrações, formação étnica da população brasileira, entre outros.
Posteriormente a turma estudou conceitos referentes a formação do espaço territorial e ainda fatores
culturais como gastronomia, vestuários e idiomas, para então, começar a parte prática do trabalho.
A primeira etapa in loco desta pesquisa foi uma “tour” de observação pelo Parque de exposições
Wanderley Burmann, com o objetivo de analisar cada uma das casas étnicas que estão alí instaladas,
realizando registros fotográficos de diferentes ângulos, para posterior análise.
Segundo o professor Gilmar, esta atividade é uma programação visando à Jornada de Pesquisa deste
ano, bem como contempla o plano de Estudos de Geografia, Espanhol e Pesquisa, como um projeto maior
que terá ainda uma viagem de estudos à Oberá/Argentina, onde também será visitado o Parque local.  


Na Trilha dos Festivais, a Unijuí FM vai à Palmeira das Missões neste fim de semana!


A música nativista terá destaque no próximo fim de semana aqui na Unijuí FM! Com o projeto Na Trilha dos Festivais, a equipe vai até Palmeira das Missões para três noites de música e cultura, na transmissão de mais um festival que é patrimônio cultural do Estado. Acompanhe nos dias 24, 25 e 26 de maio, a partir das 20h, a transmissão do 34º Carijo da Canção Gaúcha, ao vivo pela 106.9!

Neste ano, a trigésima quarta edição do tradicional festival acontece no Parque de Exposições Tealmo José Schardong, onde os braseiros acesos e a água quente do chimarrão já são alguns dos personagens que marcam presença logo no primeiro dia de atividades. De acordo com o site oficial do Carijo, muitos acampamentos já estão funcionando, com mais de 100 ranchos no local.

Não perca a transmissão do 34º Carijo da Canção Gaúcha, pelo projeto Na Trilha dos Festivais, que conta com o apoio de Erva Mate Seiva Pura; Vip Rent a Car Locadora; Madeireira Leal e Ramos e Copini Autopeças.


Sub-categorias

  • Unijuí FM
  • EFA
  • Museu
  • Futuro Aluno
  • Sinergia
  • Comunic@
  • Galerias de Imagens
  • Graduação
  • Transporte e Hotelaria

    Com o intuito de viabilizarmos a sua permanência na Instituição, arrolamos abaixo informações acerca de transporte universitário, pensões, imobiliárias, hotéis e restaurantes existentes em cada Campi que compõem a instituição.

    Vale destacar, que estes dados são meramente informativos. Se desejar mais informações, deverá contatar diretamente com a empresa fornecedora do serviço.

  • Egresso Unijuí

    Estivemos com você durante um período importante da sua vida. A caminhada durante a sua formação profissional é o marco para o início de uma carreira de sucesso. Participar deste momento nos enche de orgulho e satisfação! Por isso, queremos continuar ao seu lado, oferecendo o suporte necessário para as suas conquistas.

    Para reforçar ainda mais este relacionamento a Universidade criou o Programa Egresso UNIJUÍ. Neste sentido, convidamos você a efetivar o seu cadastro.

    Este cadastro irá oportunizar o acesso a benefícios institucionais que estão sendo formulados especialmente para você! Além disso, você estará conectado a tudo que acontece na Universidade, e receberá dicas importantes sobre o universo profissional, vagas de emprego, entre outros, e terá acesso a Biblioteca Universitária Mario Osorio Marques, que dispõe do maior acervo bibliográfico da região.

    Seja bem-vindo ao programa Egressos Unijuí. Mais do que os anos de convivência, você é parte importante da nossa história!

  • Relações Internacionais

    A Unijuí incentiva ações para fortalecer o relacionamento com outras instituições de ensino, possibilitando ao aluno desenvolvimento científico e troca de conhecimento através da mobilidade acadêmica. Ela acontece por meio de parcerias com instituições internacionais de todo o mundo. Entre em contato e saiba mais sobre as possibilidades de intercâmbio.



    Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior

  • Blog Tá Ligado
  • Mestrado e Doutorado
  • ESGN

    A ESGN / UNIJUÍ – Escola Superior de Gestão e Negócios promove excelência em desenvolvimento corporativo e formação de líderes empreendedores para perfis de referência no mercado. Oferta cursos de Especialização, MBAs, Aperfeiçoamento e Qualificação Profissional com conteúdos desenvolvidos pela Unijuí ou por demanda do cliente.

    A ESGN oferece estrutura para educação corporativa desenvolvida sob medida, formulação de programas de trainees e intercâmbios internacionais, tudo isso concentrado em uma unidade de negócio com a credibilidade da marca Unijuí.

  • Roupas Institucionais - Produtos
  • Biblioteca
  • Associação IPD
  • Aprimora
  • Olimpiada Empreendedora
  • Escola Superior de Saúde
  • Salão do Conhecimento
  • Site - English

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.