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Criatec realiza Ação do Bem para celebrar a Páscoa

Na tarde da última quinta-feira, 28 de março, ocorreu mais uma edição do projeto Dia do Bem, promovido pela Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica - Criatec da Unijuí. A ação teve como objetivo proporcionar momentos de alegria para os filhos dos catadores de materiais recicláveis que integram a Associação de Catadores de Ijuí (Acata) e a Associação de Reciclagem da Linha 6 (ARL6), assessoradas pela Criatec.

Na ocasião, foram entregues 24 kits contendo bolachas, confeccionadas em parceria com Rejane Antunes Hubert, balas e bombons, recebidos do proprietário da Rede Clip, Vitor Brum. Além dos kits, foram entregues brinquedos da ação “Brincar é coisa séria - seja um doador campeão”, realizada pelo Sesc.

Para a analista de planejamento da Criatec, Elizandra Pinheiro da Silva, o maior propósito da ação é o gesto de valorização das crianças. “Lembrar destas crianças em datas especiais, por mais simples que essa ação seja, faz toda a diferença, afinal, quem não gosta de receber um mimo e ser lembrado?”, destaca.

Participaram do ato de entrega a presidente da Acata, Aline Fontoura dos Santos, e a secretária da ARL6, Roseli Carpes dos Santos. Neste ano, os kits foram entregues aos responsáveis, já que as crianças estavam em sala de aula.




Estudantes de Educação Física e Pedagogia realizam estudo de caso no CER III/Unir da Unijuí

Na última terça-feira, 26 de março, estudantes dos cursos de Pedagogia e de Educação Física (presencial e EaD) da Unijuí realizaram, por meio da disciplina de Bases da Motricidade Humana, uma atividade teórico-prática no Centro Especializado em Reabilitação Física, Intelectual e Visual - CER III/Unir, no campus de Ijuí. 

Conforme explica a professora Fabiana Ritter, a partir das atividades de metodologias ativas utilizadas na Graduação Mais - o modelo de Graduação da Unijuí, foram criados estudos de caso em entidades relacionadas com a temática da disciplina. Neste primeiro momento, o estudo abordou o caso de uma paciente que tem atrasos motores e que é atendida junto ao CER III/Unir. 

“A partir do caso, os estudantes precisam pensar e analisar teoricamente a situação, para depois elaborar um programa, com atividades práticas, a fim de atender o problema. Pensando em trabalhar diferentes públicos, promovemos inicialmente esta atividade no CER III/Unir, mas depois iremos para outras entidades que trabalham com idosos, crianças e deficientes visuais. Tudo para que os estudantes consigam ter essa experiência da aprendizagem motora dentro de uma linha de psicomotricidade”, explicou a professora. 

Esta primeira atividade contou com o apoio da profissional de Educação Física, egressa da Unijuí, Patrícia Maiara Goulart da Silva, que trabalha no CER III/Unir. “Estas vivências proporcionadas em articulação com a comunidade confirmam o compromisso e a competência da Unijuí com os processos de ensino e aprendizagem, que se alinham às habilidades e competências necessárias aos acadêmicos para o futuro campo profissional”, completou Fabiana. 

As próximas atividades acontecerão no Serviço de Amparo e Bem-Estar da Velhice (Sabeve) de Ijuí, no dia 9 de abril; no Programa Integrado para a Terceira Idade (Piti) da Unijuí, no dia 14 de maio; no CER III/Unir, quando será avaliado outro caso, no dia 28 de maio; e na Unijuí, quando os estudantes vão receber a Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Visuais de Ijuí (Apadevi) e a Associação dos Deficientes Visuais de Cruz Alta (Adevica). Ainda no dia 30 de abril, os acadêmicos farão uma viagem à Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) para conhecer o laboratório de desenvolvimento humano. 


Pós-Graduação em Hematologia Laboratorial aborda novos métodos de diagnóstico

Com os crescentes avanços na área da saúde, diferentes exames e tecnologias têm sido integrados à rotina laboratorial. Neste sentido, a Unijuí oferta a Pós-Graduação Lato Sensu em Hematologia Laboratorial que visa capacitar os profissionais a partir de novas técnicas hematológicas bem como suas interpretações e correlações clínicas.

A especialização conta com aulas teóricas e práticas, a fim de instrumentalizar os estudantes a atuarem profissionalmente com um diferencial na qualidade de suas análises hematológicas, bem como em áreas associadas. O curso é voltado para graduados em Biomedicina, Farmácia, Biologia, Medicina, demais profissionais da área da saúde e áreas afins.

As inscrições podem ser realizadas até o dia 7 de abril, neste link. A especialização em Hematologia Laboratorial conta com 360 horas/aula e será realizada no campus Ijuí, a partir do  dia 26 de abril. As aulas estão previstas para ocorrerem nas sextas-feiras, das 17h às 22h e aos sábados das 8h às 12h.

Para mais informações sobre esta e outras especializações, acesse unijui.edu.br/estude/educacao-continuada/mba-e-especializacao ou entre em contato pelo telefone (55) 3332-0553, WhatsApp (55) 99180-6755 ou pelo e-mail estude@unijui.edu.br.


Unijuí oferta Plano de Financiamento Especial para ingressantes nos cursos de Matemática e Letras: Português e Inglês

Aprovados no Vestibular Contínuo Complementar da Unijuí, para os cursos de Matemática e Letras: Português e Inglês, terão a possibilidade de aderir ao Plano de Financiamento Especial lançado pela Instituição.

O benefício pode ser acessado por ingressantes que não foram beneficiados pelo Programa Professor do Amanhã, sendo incompatível com qualquer outro benefício previsto na Resolução do Conselho Diretor nº 40/2023, exceto com o caput do Art. 9º, que dispõe sobre a incidência de “desconto de 1% no valor das mensalidades dos cursos de graduação, modalidade presencial, para pagamentos efetuados até o dia 7 de cada mês.

O financiamento poderá ser realizado em até 96 parcelas mensais e consecutivas de R$ 400, reajustadas anualmente pelo índice de reajuste das mensalidades, aprovado pelo Conselho Diretor da Fidene.

Interessados em participar do Vestibular Contínuo Complementar têm até o dia 2 de abril para se inscrever no site. Ao todo, são ofertadas 26 vagas, sendo 13 para cada curso, as quais são complementares às turmas do Programa Professor do Amanhã.

Ambos os cursos estão sendo ofertados na modalidade presencial, no campus Ijuí, no período noturno. Como formas de seleção, os candidatos podem aproveitar a nota de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a nota de redação do Concurso Vestibular da Unijuí, ou ainda optar por fazer prova online, que consiste em uma redação.

O resultado final com a lista dos classificados será divulgado no dia 5 de abril, no site do Vestibular. Já o prazo de matrículas será aberto a partir da confirmação da aprovação. Mais informações sobre o processo seletivo e como fazer inscrição, matrículas e outros detalhes podem ser conferidos no edital, disponível no site da Unijuí. 


Unijuí recebe professora norte-americana para ser English Teaching Assistant

A Unijuí recebeu nesta segunda-feira, 25 de março, a nova English Teaching Assistant (ETA) da Universidade. Vinda de Nova York, Estados Unidos, Danielle Ramirez, foi recepcionada pelo reitor, professor Dieter Rugard Siedenberg; vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Daniel Baggio; professor do curso de Letras, Anderson Amaral de Oliveira; e pela assessora do Escritório de Relações Internacionais (ERI) da Unijuí, Vanderléia de Andrade Haiski.

O English Teaching Assistant (ETA) é um programa de fomento à língua e à cultura de língua inglesa que traz, todos os anos, professores norte-americanos para a Unijuí. Realizado desde 2018, o programa ETA acontece por meio de uma parceria entre o curso de Letras: Português e Inglês da Unijuí com a Comissão Fulbright e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que o financiam. 

Danielle Ramirez atuará na Unijuí por oito meses e já inicia suas atividades na próxima semana, dia 2 de abril, com o English Conversation Club, grupo de conversação em língua inglesa. Os encontros acontecerão nas terças e quintas-feiras, para interessados em diversos níveis de proficiência; e nas quartas-feiras, para iniciantes, às 17h, no Laboratório de Ensino de Línguas da Unijuí (Lelu). 

Interessados em participar do English Conversation Club podem entrar em contato pelo instagram do projeto ETA, neste link


Pesquisas no Madp aproximam gerações e contam histórias

O acervo fotográfico conservado no Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp) ajuda a contar histórias, contribuindo para a compreensão e preservação da identidade da sociedade. As imagens têm o poder de despertar memórias e conectar gerações, o que aconteceu com o casal Pedro Luiz Sanfelici e Neuza Maria de Mello Sanfelici.

Após realizarem uma visita a uma exposição, eles solicitaram um atendimento de pesquisa com o objetivo de encontrar registros da família Sanfelici. Pedro destaca a boa receptividade da equipe do Madp. “Tendo exposto que era nosso objetivo encontrar fotos da família, foram solicitadas 24 horas para ser feita a pesquisa. Retornamos no dia seguinte e estava tudo preparado, nos esperando. A Neuza e eu não pudemos esconder a surpresa e a emoção que vivemos naqueles momentos de curtição das fotos”, contou.

Segundo ele,algumas das fotos foram tiradas há cerca de 90 anos. “Encontramos fotos de épocas diversas da minha família com seus amigos, funcionários que eram muito presentes também nos momentos de confraternização, pois todos moravam próximos. Inclusive, algumas fotos comigo quando criança. A parte divertida foi que encontramos ainda uma foto de nós dois jovens em um evento social. O sentimento mais forte que ficou foi de agradecer e reconhecer a importância de existir um lugar que acolhe, conserva e guarda a história da nossa cidade e da nossa gente”, comemorou Pedro.

Para a diretora do Museu Antropológico Diretor Pestana, Iselda Sausen Feil, o Museu preserva histórias e aproxima gerações. “É um local de narrativas, sejam elas por imagens ou outras formas, mas todas frutos de uma fala ou de um tempo. Quando se faz uma narrativa, não se faz apenas um texto racional, mas um texto cheio de imaginação, de percepções. Contar histórias é a forma de reviver experiências. Assim, conseguimos perceber que quando as pessoas estão no Museu, em contato com o nosso acervo, elas conseguem se conectar com outros momentos”, pontuou. 

O atendimento à pesquisa no acervo documental está disponível através das seguintes formas: online e presencial. Na forma presencial os pesquisadores podem vir até o Museu pesquisar e ter a experiência do contato com o documento. Já na forma online, as pesquisas são solicitadas através do site madp.unijui.edu.br/pesquise/, onde a equipe do Museu encaminhará uma lista com informações detalhadas do que há disponível sobre o tema requisitado, para assim dar andamento para a pesquisa.


Inscrições abertas para a aula magna dos cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu e aula inaugural do Programa Professor do Amanhã da Unijuí

Na próxima terça-feira, 2 de abril, será realizada a aula magna dos cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu da Unijuí, juntamente com a aula inaugural do Programa Professor do Amanhã para os cursos de licenciatura em Matemática e Letras: Português e Inglês. O evento acontecerá no Centro de Eventos, às 19h.

Tendo como tema as “Novas tecnologias, pesquisas e inovação: perspectivas para a Graduação e a Pós-Graduação Stricto Sensu”, o evento será conduzido pela secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Sul, Simone Stülp.

Interessados em participar devem realizar a inscrição neste link.


Criatec e Unijuí participam de mais uma edição do South Summit Brazil

Entre os dias 20 a 22 de março, a Criatec e a Unijuí participaram de um dos maiores eventos de inovação do mundo: o South Summit Brazil. Sediado no Cais Embarcadero, em Porto Alegre, o evento reuniu cerca de 24 mil pessoas de 55 países e teve a participação de diversos atores do ecossistema regional de inovação.

O South Summit Brazil contou também com a exposição das atividades da Criatec no Marketplace, espaço viabilizado pelo Governo do Estado, com cerca de 160 expositores, entre diferentes nichos de atuação como startups, hubs de negócios, parques, entre outros.

Ainda, como parte da programação da viagem a Porto Alegre, na tarde do dia 20 de março, ocorreu a visita de representantes do ecossistema regional de inovação ao Instituto Caldeira, hub de inovação Top 1 no Rio Grande do Sul, e Top 8 entre os ecossistemas brasileiros, segundo a nova edição do 100 Open Startups, maior ranking de inovação aberta da América Latina.

Também, no dia 19 de março, a Criatec e a Unijuí participaram, no Instituto Caldeira, do evento de lançamento do Startup Guide, o primeiro guia de startups da América Latina. O guia apresenta a inovação gaúcha ao mercado global e promove conexões significativas que impulsionarão o desenvolvimento do Rio Grande do Sul, com mais de 100 cidades que compartilham a mesma paixão pela inovação, sendo que a Unijuí e a Criatec também integram essa importante publicação.


Experiência de autoavaliação institucional da Unijuí é apresentada em Florianópolis

Nesta semana, nos dias 25 e 26 de março, a Unijuí esteve representada pela professora doutora Bruna Comparsi, vice-reitora de Graduação, no Seminário DAES - Encontro Regional sobre Avaliação da Educação Superior, realizado no Instituto Federal de Santa Catarina, na cidade de Florianópolis. O evento é uma promoção do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). 

Com essa iniciativa, o Inep busca conhecer as ações desenvolvidas pelas Instituições de Ensino Superior em seus processos de avaliação de estudantes ou de autoavaliação institucional, visando o aperfeiçoamento dos processos e instrumentos de avaliação da educação superior conduzidos pelo Inep, visando indicar práticas a serem observadas e medidas pelo Instituto em âmbito nacional.

A programação do seminário contou com palestras sobre os seguintes temas: Avaliação da Educação Superior: Desafios e Perspectivas, a cargo do diretor do Inep, Ulysses Teixeira; e a Importância da valorização da CPA e da autoavaliação no Sinaes, proferida por Dilvo Ristoff, professor emérito da UFSC e membro da Comissão Especial que concebeu o Sinaes - Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. Os debates antecederam as oficinas temáticas, com breves apresentações por parte de instituições da Região Sul que subsidiarão o debate de cada tema junto ao Inep e às demais instituições. 

A Unijuí foi selecionada para participar da Oficina 1 - Autoavaliação Institucional, em que a professora doutora Bruna Comparsi apresentou a experiência  “Autoavaliação na Unijuí como ferramenta fundamental para a gestão dos cursos e da Instituição”. Esta oficina contou com apresentações da FACCAT, UNINTER e PUC-PR. 

Segundo a professora Bruna, foi extremamente relevante para a Unijuí poder compartilhar a experiência em autoavaliação institucional, logo após a Universidade ter sido recredenciada pelo MEC, com o conceito máximo, reiterando a importância dos resultados avaliativos realizados por meio de pesquisas de opinião que visam ouvir as vozes das pessoas que fazem a Universidade, ou seja, professores, estudantes, técnicos administrativos e sociedade civil.

A vice-reitora concluiu ressaltando a qualidade do evento e a possibilidade de troca de experiências com o Inep e com as Instituições de Educação Superior para a busca de estratégias para a qualificação e fortalecimento da educação superior no Brasil.

 


Importância das universidades comunitárias pauta encontro entre gestão acadêmica e estudantes

A Universidade de Caxias do Sul reuniu nesta terça-feira, 26 de março, reitores, pró-reitores, professores e alunos das 14 instituições que integram o Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung), além da presidência e integrantes da União Nacional dos Estudantes (UNE) e da União Estadual dos Estudantes (UEE). Juntos, debatem a importância das Universidades Comunitárias no desenvolvimento da educação brasileira.

O encontro, que conta com a presença do vice-reitor de Administração da Unijuí, professor Edson Luiz Padoin, ocorre em função da Caravana da UNE, evento nacional que se inicia na UCS e passará por outras 13 universidades comunitárias em diferentes regiões do país ao longo do ano. “Trata-se de um encontro histórico, e sediar a primeira edição da Caravana da UNE 2024 é motivo de muito orgulho. A UCS sempre foi um espaço aberto ao debate, e o movimento estudantil é fundamental na construção de soluções para a educação e para o desempenho do nosso compromisso social”, destaca o reitor da UCS, Gelson Leonardo Rech.

O tema proposto pela UNE e pela UEE, “Em Clima de Futuro”, leva a discutir o papel e a contribuição das universidades comunitárias para o desenvolvimento do Brasil, o que vai ao encontro dos interesses do Comung. Rafael Frederico Henn, reitor da Universidade de Santa Cruz e presidente do Comung, observa que muitos dos estudantes que estão à frente desse movimento são formados em universidades comunitárias, e conhecem bem a realidade dessas instituições, bem como sua importância social. “É muito significativo que a UNE esteja com essa proposta de valorizar as instituições comunitárias, que são muito fortes aqui no Estado e em Santa Catarina, mas ainda pouco conhecidas em várias regiões do país. Com o apoio da UNE, esse modelo tende a ganhar mais força”, comenta Henn.

A Caravana da UNE no Rio Grande do Sul começou segunda-feira à noite, com atividades culturais no Campus-Sede, e se encerrou na noite de ontem, no UCS Teatro, com debate aberto ao público. O evento teve o apoio do Diretório Central de Estudantes (DCE) da UCS.


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