COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Cultura

Café & Conversa debate Direitos Humanos e redes sociais

A internet potencializa a liberdade de expressão. Ela é, sem dúvida, uma poderosa ferramenta social, porém, esse poder deve vir acompanhado de responsabilidades. Para falar sobre Direitos Humanos e Redes Sociais, o professor Dr. Rafael Santos de Oliveira (UFSM), foi o convidado desta edição do Neidh Café & Conversa, realizado na tarde desta quinta-feira, na sala B3, no Campus Ijuí.

A conversa foi promovida pelo Núcleo de Educação e Informação em Direitos Humanos – NEIDH e teve a mediação da professora Elenise Schonardie (DCJS).

                     

Segundo Rafael, a internet não é um território livre de responsabilização. “Ela rompe com a falta de espaço para liberdade de expressão, mas, para exercer essa liberdade, precisamos nos educarmos para o exercício pleno dessas novas mídias”, observou.

Ele também falou sobre o crescente discurso de ódio que inunda a internet, principalmente as redes sociais. “O que hoje está se começando a enfrentar é a responsabilização por discurso de ódio. As pessoas não estão esclarecidas disso ainda, pois, mesmo estando atrás de uma tela, você não pode ofender”.

Por fim, o professor também chamou a atenção para um aspecto da sociedade em rede: “mesmo que ela (a internet) coloque em evidências o poder da expressão, muitas vozes ainda estão caladas pela exclusão digital”, salientou.

Sobre o NEIDH

O Núcleo de Educação e Informação em Direitos Humanos – NEIDH é vinculado ao Mestrado em Direitos Humanos, do Programa de Mestrado em Direito, da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ. Caracteriza-se como um espaço de perspectiva tecnológica, cultural e pedagógica, tendo em vista o desenvolvimento de atividades de extensão, pesquisa e ensino voltadas para a temática dos direitos humanos. Sua proposta está centrada na Educação e Informação para os Direitos Humanos.


Trilha dos Festivais na Moenda da Canção

Projeto da Unijuí FM transmite 31ª edição do Festival que é um dos mais longevos do Estado.

                  

Segue neste final de semana mais uma etapa do projeto Na Trilha dos Festivais da Unijuí FM. A equipe da rádio educativa da Unijuí, segue para Santo Antônio da Patrulha para transmissão da 31ª edição da Moenda da Canção.

Festival que segue também a linha aberta, a Moenda traz músicas regionalistas de diversos locais do país, além do nativismo e ritmos gaúchos característicos do nosso Estado. A programação do Festival, realizado concomitantemente a 7º Moenda Instrumental, traz shows locais e também com o Grupo Chão de Areia.

A partir de sexta-feira, 11, com início previsto às 20h30, você está convidado a viver as emoções desta etapa do projeto “Na Trilha dos Festivais”, na Moenda da Canção, com apoio de Erva Mate Seiva Pura, Odontovitta, Madeireira Leal, Posto do Ganso, Hospital de Caridade de Ijuí, VIP Rent a Car Locadora, Guia Fácil, Cia da Música, Ramos e Copini Autopeças, Cargnelutti Leilões e Chapa & Bife Restaurante. 


Comunidade prestigia 1º Pátio do Automóvel no Domingo no Campus

Um grande número de pessoas circulou pelo campus da Unijuí conferindo as diversas atrações e momentos de lazer proporcionadas no espaço, neste domingo, 6. O tradicional Domingo no Campus, organizado pela Unijuí e Rádio Unijuí FM, recebeu a primeira edição do Pátio do Automóvel, evento que reuniu expositores de veículos de marcas nacionais e importadas no Campus Ijuí, além de apaixonados por carros e motos.

                       

O espaço, segundo Ademar Kachuk, um dos fundadores do Grupo Antigos Ijuí, se apresentou como uma oportunidade para as pessoas que gostam de olhar e cultuar carros. “Somos 35 integrantes e temos carros de destaque na região, que marcaram a história do automobilismo, que onde passam chamam a atenção, como o Ford 1941, camionetes, opalas, corcéis”, destaca.

O lado de interação e sociabilidade, em eventos como o Pátio do Automóvel, também foi destacado pelo representante do Zangões do Asfalto, Marcos Padilha. “Somos apaixonados por moto. É uma paixão, como o carro e a bicicleta, é um sentimento que vem de sangue. É um momento de aumentar as amizades”, afirma. 

O Domingo no Campus contou com exposição de carros das marcas Citröen, Volkswagen, Toyota e Chevrolet, apresentando novidades que unem tecnologia, sofisticação, funcionalidade, beleza e segurança, além de empresas de prestação de serviços neste segmento.

A Coordenadoria de Trânsito também esteve presente no evento realizando atividades de educação e conscientização através da Escolinha, oficina de pintura, atividades recreativas, barraca com o etilômetro e distribuição de material informativo. O Pátio do Automóvel teve apoio de Erva-Mate Seiva Pura, responsável pela mateada do domingo, também Delivery Much, Ecos Sistema de Ensino, Mecânica UNICAR, Car House, Sponchiado e DPneus, Sicredi e Pindorama Bicicletas.

O próximo Domingo no Campus está previsto para o dia 10 de setembro.

                      


Domingo no Campus terá atrações para apaixonados por carros e motos

O tradicional Domingo no Campus, organizado pela Unijuí e Rádio Unijuí FM, recebe a primeira edição do Pátio do Automóvel, evento que vai reunir expositores de veículos de marcas nacionais e importadas no Campus Ijuí. O objetivo é mostrar as novidades do segmento, considerado um dos mais importantes da economia, unindo tecnologia, sofisticação, beleza, funcionalidade, educação e segurança. A programação acontece no dia 6 de agosto, a partir das 14h.

Além da exposição de carros das marcas Citröen, Volkswagen, Toyota e Chevrolet e da participação de empresas de prestação de serviços neste segmento, o Pátio do Automóvel terá a participação do Clube de Carros Antigos de Ijuí e dos Zangões do Asfalto, grupos locais de apaixonados por carros e motos.

A Coordenadoria de Trânsito estará presente no evento realizando atividades de educação e conscientização através da Escolinha, oficina de pintura, atividades recreativas, barraca com o etilômetro e distribuição de material informativo. O Pátio do Automóvel tem apoio de Erva-Mate Seiva Pura, responsável pela mateada do domingo, também Delivery Much, Ecos Sistema de Ensino, Mecânica UNICAR, Car House, Sponchiado e DPneus.


"Cosmos, o novo mundo livre" e "Meu amigo Totoro", serão exibidos no Museu Antropológico Diretor Pestana

O Museu Antropológico Diretor Pestana – MADP e a Associação Ijuiense de Proteção ao Ambiente Natural - AIPAN, com o apoio do Sinpro Noroeste e o SindiComerciários Ijuí promovem durante todo o ano, o CINE AIPAN, através da exibição de filmes com temática socioambiental. Os filmes são exibidos, gratuitamente, às 19h30min, no Auditório do Museu.

Confira os filmes que serão exibidos em agosto: 

Dia 02 de agosto (quarta-feira) será exibido o filme “Cosmos, o novo mundo livre” 

Sinopse: O efeito estufa teria sido um dos responsáveis pela grande alteração das condições climáticas no planeta Vênus. No caso da Terra, analisa-se a radiação infravermelha e sua relação com o efeito estufa. Considera-se que o principal resíduo da atividade humana, o CO2, é uma substância que regula o termostato da Terra. O Sol não é a causa do aquecimento da Terra, mas talvez seja a solução através da geração de energia alternativa convertendo energia solar em energia cinética. 

Tempo de Duração: 60 min 

Dia 04 de agosto (sexta-feira) será exibido o filme “Meu amigo Totoro


Sinopse: Satsuki e Mei vão morar no interior para ficarem mais próximas da mãe, que está internada em um hospital. Porém a árvore de cânfora ao lado é a moradia do curioso ser batizado de Totoro. 

Tempo de Duração: 86 min 

Participe!

Traga toda sua família para um momento de informação, cultura e lazer. 

Museu Antropológico Diretor Pestana - MADP

Rua Germano Gressler, 96, Bairro São Geraldo (ao lado da Sede Acadêmica da UNIJUÍ)

Mais informações: telefone (55) 3332-0257 / e-mail madp@unijui.edu.br.


Projeto na Trilha dos Festivais da Unijuí FM transmite a Coxilha Nativista

Em sua trigésima edição festival é o mais antigo em atividade sem sofrer nenhuma interrupção.

                       

A Unijuí FM transmite a partir desta quinta-feira, 27, mais uma edição da Coxilha Nativista de Cruz Alta. Esta é a terceira etapa de 2017 do Projeto Na Trilha dos Festivais que é desenvolvido pela emissora há quatro anos.

Nesta quinta, a Coxilha apresenta a primeira noite da fase geral do Festival. Dois shows também serão realizados nesta noite.  Luiz Marenco revive seus clássicos no Ginásio Municipal onde já participou também como concorrente no próprio Festival. Outro show é com a música instrumental de Paulinho Fagundes.

Com características diferentes de edições anteriores, a Coxilha deste ano não terá cobrança de ingresso ao público. Com o projeto aprovado pela Lei Rouanet e recursos captados com a iniciativa privada, esta edição terá como novidade, também,  a 1ª Coxilha da Música Instrumental Nativista.

O evento encerra no sábado com show de Almir Sater, logo depois da apresentação das finalistas. A Unijuí FM transmite com sua equipe: Douglas Dorneles da Rosa, João Carlos Cazali, Andrei Martins e Vander Olson, as emoções desse festival que promete estar lotado do início ao fim. 


Domingo Nativista recebe convidados para comemorar aniversário da UNIJUÍ FM

O Domingo Nativista deste final de semana recebe convidados para uma manhã de música e bate-papo. Entre os convidados, estão: o professor de música, tradicionalista, membro da Associação Cultural Canto de Luz e do Amigos do Rio Ijuí, músico e compositor, Pedro Darci de Oliveira; o produtor cultural, tradicionalista, letrista e compositor, Francisco Roloff; e o presidente da Associação Cultural Canto de Luz, tradicionalista e cantor, Vinicios  Hoch; os músicos Jandir Gottschefski e Celso Metzdorf; e integrantes do Vocal Querência e Coral UNIJUÍ. O programa será ao vivo, a partir das 10h, com estrutura montada no pergolado ao lado do lago, prevendo a participação da comunidade que visita o Campus aos finais de semana.

                   

20 de julho

No dia do aniversário da UNIJUÍ FM, a programação registrou depoimentos de alunos, professores, apoiadores e pessoas que fazem parte dos 16 anos da emissora. O Museu Antropológico Diretor Pestana, referência de memórias regionais, publicou no Facebook um dos primeiros registros em foto mostrando a UNIJUÍ FM em plena atividade, resgatando um pouco da nossa história. Diz o post: “Em 16 de junho de 2001 começaram as atividades experimentais da 106.9, rodando a sua primeira música, I Still Haven't Found What I'm Looking For, do U2, mas é no dia 20 de julho que ocorre a inauguração da Rádio. A partir desse dia foram iniciadas oficialmente as atividades da Unijuí FM, com a proposta de transmitir música, informação e Universidade”.

Mês de aniversário

A transmissão ao vivo da Coxilha Nativista, de 26 a 29 de julho, também faz parte da programação de aniversário, além da estreia do programete Na Ponta da Língua, com dicas de língua inglesa e a retomada da edição 2017 do projeto Ações Sustentáveis nas Escolas, que promove a educação ambiental através do rádio. 

                     


Recital Comemorativo celebra os 25 anos do Coral Unijuí


No sábado, dia 15 de julho, às 20h, no Salão de Atos Argemiro Jacob Brum, acontece o Recital Comemorativo 25 anos Coral Unijuí. O recital contará a história do grupo por meio de suas canções, resgatando músicas antigas de diversos gêneros musicais que marcaram a atuação do Coral, incluindo algumas peças novas e recentes. A apresentação terá a participação de antigos coralistas, das antigas regentes, da Cia Cadagy, do gaiteiro Denis Silva e muitas surpresas. Os ingressos estão sendo vendidos por R$15,00 (idosos, estudantes e egressos 50%) e podem ser adquiridos no Campus Ijuí, Livraria Literatus Xôk's Ijuí, Kika Moda Íntima e com os Integrantes do Coral.

Sobre o Coral Unijuí

O Coral Unijuí é um projeto cultural que atualmente possui 60 integrantes, dentre eles professores, acadêmicos, funcionários e pessoas da comunidade. Fundado em 11 de março de 1992, objetiva promover a cultura, em especial a música, divulgando a Universidade na região. Apresentando-se em diversas oportunidades o Coral tornou-se um espaço de integração do meio universitário com a comunidade.

O repertório é eclético, contemplando música sacra e secular, nacional e em língua estrangeira, de vários períodos da história da música, incluindo canto a cappella e com acompanhamento instrumental.

Desde setembro de 2015, está sob a coordenação da regente Helena Sala, Licenciada em Música pela Universidade Federal de Santa Maria e Mestre em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto. 


VÍDEO: Coral Unijuí e Orquestra do SESI encantam público em Panambi

                   

No último sábado, 1 de julho, o Coral Unijuí, em celebração aos seus 25 anos, realizou uma apresentação em Panambi. Em conjunto com a Orquestra do SESI, o público da região pode apresentar uma série bela apresentação.

Confira, em vídeo, um pouco do que foi apresentado

                         

A próxima apresentação será realizada no Campus Ijuí:

IJUÍ/RS

Dia 15 de Julho – 20h – Recital Comemorativo 25 anos Coral Unijuí

Salão de Atos Argemiro Jacob Brum

O recital contará a história do grupo através de suas canções, resgatando músicas antigas de diversos gêneros musicais que marcaram a atuação do Coral, incluindo algumas peças novas e recentes. Terá a participação de antigos coralistas, das antigas regentes, da Cia Cadagy, do gaiteiro Denis Silva e muitas surpresas.

Sobre o Coral Unijuí

O Coral Unijuí é um projeto cultural que atualmente possui 60 integrantes, dentre eles professores, acadêmicos, funcionários e pessoas da comunidade. Fundado em 11 de março de 1992, objetiva promover a cultura, em especial, a música, divulgando a Universidade na região. Apresentando-se em diversas oportunidades o Coral tornou-se um espaço de integração do meio universitário com a comunidade.

O repertório é eclético, contemplando música sacra e secular, nacional e em língua estrangeira, de vários períodos da história da música, incluindo canto a cappella e com acompanhamento instrumental.

Desde setembro de 2015, está sob a coordenação da regente Helena Sala, Licenciada em Música pela Universidade Federal de Santa Maria e Mestre em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto. 


"Transcendence - a revolução" e "Wall-E", serão exibidos no Museu Antropológico Diretor Pestana

O Museu Antropológico Diretor Pestana – MADP e a Associação Ijuiense de Proteção ao Ambiente Natural - AIPAN, com o apoio do Sinpro Noroeste e o SindiComerciários Ijuí promovem durante todo o ano, o CINE AIPAN, através da exibição de filmes com temática socioambiental. Os filmes são exibidos, gratuitamente, às 19h30min, no Auditório do Museu. 

Confira os filmes que serão exibidos na próxima semana: 

                   

Dia 05 de julho (quarta-feira) será exibido o filme “Transcendence – A Revolução” 

Sinopse: O Dr. Will Caster é o mais famoso pesquisador sobre inteligência artificial da atualidade e trabalha na construção de uma máquina consciente que conjuga informações sobre todo tipo de conteúdo com a grande variedade de emoções humanas. O projeto é controverso e torna o cientista o inimigo número 1 de ativistas contra essa tecnologia.

Tempo de Duração: 117 min 

                

Dia 07 de julho (sexta-feira) será exibido o filme “Wall-E 

Sinopse: Após entulhar a Terra de lixo e poluir a atmosfera com gases tóxicos, a humanidade deixou o planeta e passou a viver em uma gigantesca nave. O plano era que o retiro durasse alguns poucos anos, com robôs sendo deixados para limpar o planeta. Wall-E é o último destes robôs, que se mantém em funcionamento graças ao auto-conserto de suas peças. Sua vida consiste em compactar o lixo existente no planeta, que forma torres maiores que arranha-céus, e colecionar objetos curiosos que encontra ao realizar seu trabalho. Até que um dia surge repentinamente uma nave, que traz um novo e moderno robô: Eva. A princípio curioso, Wall-E logo se apaixona pela recém-chegada.

Tempo de Duração: 98 min 

Saiba Mais

Traga toda sua família para um momento de informação, cultura e lazer.

Museu Antropológico Diretor Pestana - MADP: Rua Germano Gressler, 96, Bairro São Geraldo (ao lado da Sede Acadêmica da UNIJUÍ)

Mais informações: telefone (55) 3332-0257 / e-mail madp@unijui.edu.br.