COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Cultura

Projeto Avenida das Nações quer instigar orgulho da cultura étnica

Na noite da última quarta-feira, 11 de outubro, no Pavilhão 1 do Parque de Exposições Wanderley Burmann, ocorreu a apresentação do “Projeto Avenida das Nações”, que tem por objetivo instigar a população do município e região a viver e ter orgulho da diversidade cultural existente no Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. O evento foi realizado no Espaço Open Tech, durante a ExpoIjuí.

“A proposta do projeto é a revitalização da Rua do Comércio, levando em consideração a riqueza étnica e cultural do município de Ijuí, pouco presente no dia a dia da cidade, mas que possui um grande potencial econômico e turístico a ser explorado”, comenta Marcel Megier Meller, um dos idealizadores do projeto.

            

A reitora da Unijuí, Cátia Maria Nehring, enfatizou a importância da iniciativa para o fomento da cultura em Ijuí, destacando que a proposta empreendedora surgiu de acadêmicos e egressos da Unijuí, que hoje fazem parte da Incubadora de Empresas da Universidade. O prefeito Valdir Heck, por sua vez, se disse muito empolgado com a proposta e se colocou à disposição para buscar recursos para possibilitar a implementação do projeto. Estiveram presentes no evento, a vice-reitora de graduação, professora Cristina Pozzobon, o presidente da União das Etnias de Ijuí (UETI) Nelson Casarin, o gerente da Agência de Inovação e Tecnologia (AGIT) Luís Juliani e a coordenadora da Incubadora de Empresas da Unijuí (CRIATEC) Maria Odete Palharini.

As empresas participantes do projeto são as incubadas da Criatec: Lavoro Design Integrado, responsável pela idealização e construção do projeto; a Infinitum TI, responsável pelo desenvolvimento do aplicativo InfoBus; a VSys Soluções Inteligentes, que produzirá o dispositivo GPS que auxiliará no funcionamento do Aplicativo InfoBus; a Elithe Engenharia, que instalará os painéis solares e conversores nas paradas; e a Doled Automação e Iluminação LED, responsável pela produção das lâmpadas LED instaladas na iluminação direta e indireta da Avenida, e na parte interna das paradas de ônibus.

O projeto conta ainda com apoio do Poder Público Municipal, SMCET - Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo, ACI, UETI, Medianeira Transportes, Unijuí e Criatec.


"Terra do Gás – Parte 2" e "Homem da Lua" serão exibidos no Museu Antropológico Diretor Pestana

Nesta quarta e sexta-feira, 04 e 06 de outubro, respectivamente, serão exibidos dois filmes no Cine Aipan do Museu Antropológico Diretor Pestana. Os filmes são exibidos, gratuitamente, às 19h30min, no Auditório do Museu.

Confira a sinopse de cada filme:

Dia 04 de outubro (quarta-feira) será exibido o filme “Terra do Gás – parte 2”


Sinopse: Quando acreditávamos ter encontrado uma fonte de energia limpa e segura, uma alternativa para o petróleo percebe-se que foi um engano. O documentário mostra que o gás natural não é uma fonte de energia tão confiável como se esperava.

Tempo de Duração: 125 min

 

Dia 06 de outubro (sexta-feira) será exibido o filme “Homem da Lua


Sinopse: O Homem da Lua vive sozinho neste grande satélite. Um dia, entediado, ele decide visitar a Terra. Quando chega ao novo planeta, ele se encanta com as belezas naturais, mas logo descobre que não existe apenas bondade neste local. O Presidente do Mundo decide afugentá-lo. Para se salvar, ele deverá contar com a ajuda dos amigos e das crianças.

Tempo de Duração: 98 min

O Museu Antropológico Diretor Pestana – MADP e a Associação Ijuiense de Proteção ao Ambiente Natural - AIPAN, com o apoio do Sinpro Noroeste e o SindiComerciários Ijuí promovem durante todo o ano, o CINE AIPAN, através da exibição de filmes com temática socioambiental.

Participe!

Traga toda sua família para um momento de informação, cultura e lazer.

 

Museu Antropológico Diretor Pestana - MADP

Rua Germano Gressler, 96, Bairro São Geraldo (ao lado da Sede Acadêmica da UNIJUÍ)

Mais informações: telefone (55) 3332-0257 / e-mail madp@unijui.edu.br.

 

 


Cultura da América Latina em evidência no II Sarau Literário do MADP

O Museu Antropológico Diretor Pestana – MADP abriu suas portas na tarde deste último domingo para realização do II Sarau Literário, evento que foi realizado pelo Museu, juntamente com a Associação de Amigos do Museu e com apoio do Círculo dos Escritores Letra Fora da Gaveta e fez parte da programação da 11ª Primavera dos Museus e teve como tema a América Latina – rememorando os Dias Latino Americanos promovidos pela UNIJUÍ e Museu na década de 1980.  

                 

O evento estava muito rico e contou com a participação de mais de 100 pessoas. Foi uma tarde de muita alegria e entusiasmo, momento de convívio social com a comunidade de Ijuí. O II Sarau Literário foi prestigiado por um grupo de pessoas que valorizam e apreciam a arte e cultura. Foi uma reunião festiva entre amigos. Foram manifestações artísticas de música e poesia que trouxeram muita emoção para o público presente.

O evento foi apresentado por Pedro Darci de Oliveira e contou com a participação do Vocal Querência, Ana Paula Noronha, Mateus Guioto Vieira, Claudia Guedes Zimmermann, Eloir Junior, Mariane Borchartt Velfer e Joaquim Gatto. Juarez Foleto, Nelso Silva da Rosa Rosa, Maria Schimidt e Claudio Trindade, todos do Círculo de Escritores Letra Fora da Gaveta, apresentaram suas obras literárias.

Na oportunidade, foi possível visitar a Exposição de Longa Duração, a qual retrata aspectos da história regional a partir do índio pré-missioneiro, primeiro habitante desta região, e às exposições temporárias “Roda Cutia” e “Quilombos Rurais no Rio Grande do Sul”.

O evento contou com o patrocínio da Comercial Zaffari, Padaria Tia Lucinda, Paty Doces, e dos Supermercados Cotrijuí, Modelo, Rei das Frutas, Dorneles e Santo Antônio.


Entidade recebe materiais de higiene arrecadados na Tertúlia Universitária

No fim da tarde desta sexta-feira, a Unijuí, através do Coral, Cia. Cadagy e Assessoria de Cultura da Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão realizou a entrega de diversos matérias de higiene pessoal para a Associação de Apoio a Pessoas com Câncer – AAPECAN. Os materiais foram arrecadados como forma de ingresso na Tertúlia Universitária, realizada no último dia 10 de setembro.

                

A Associação

Em 05 de Março de 2005, foi fundada a Associação de Apoio a Pessoas com Câncer – AAPECAN, em Caxias do Sul. A ideia de abrir uma entidade que apoiasse portadores de câncer surgiu a partir de um grupo de voluntários que realizava atividades para a comunidade, como visitas em hospitais, bairros, e associações beneficentes. Durante estas visitas, perceberam a dificuldade que enfrentavam as pessoas com câncer, em terem todas as suas necessidades básicas atendidas, principalmente pós-internação, já que a continuidade do tratamento e dos suplementos necessários é de custo elevado.

Atualmente, conta com 14 unidades de atendimento e nove Casas de Apoio no Rio Grande do Sul, incluindo Ijuí. Com espaço para 12 leitos, oferece quatro (04) refeições diárias a pessoas vindas de outros municípios para tratamento oncológico como quimioterapia e radioterapia. Em Ijuí, funciona na Rua Dr. Pestana, nº 76 e o telefone de contato é (55) 3333-0289.

A Tertúlia Universitária

O evento proporcionou ao público, gratuitamente, no dia 10 de setembro, o resgate e a valorização das tradições gaúchas através de expressões artísticas mostrando um pouco da cultura, história, costumes e folclore gaúcho. 

O espetáculo contou com as apresentações artísticas do Coral UNIJUÍ e Coral Cantanti Del Grappa (Ivorá/RS); danças com a Cia Cadagy; Gupos vocais: Vocal Querência e Vocal Masculino Vivavoz; declamação e poesia: Giomar Bica; solistas do Coral UNIJUÍ: Luciane Braz, Alisson Frós, Josiane Fagundes e Ana Paula Noronha; Grupos Artísticos: Grupo Bem Campeiro e Grupo Campeiros da AgroVet e o cerimonialista Pedro Darci de Oliveira. O evento foi transmitido ao vivo pela Rádio Unijuí FM. 


Tertúlia Universitária cultuou a música e a cultura gaúcha neste domingo

Neste domingo, o público que foi ao Salão de Atos Argemiro Jacob Brum, no Campus Ijuí, pode conferir uma bela apresentação musical na segunda Tertúlia Universitária.

                 

 

O evento proporcionou ao público, gratuitamente, o resgate e a valorização das tradições gaúchas através de expressões artísticas mostrando um pouco da cultura, história, costumes e folclore gaúcho. 

O espetáculo contou com as apresentações artísticas do Coral UNIJUÍ e Coral Cantanti Del Grappa (Ivorá/RS); danças com a Cia Cadagy; Gupos vocais: Vocal Querência e Vocal Masculino Vivavoz; declamação e poesia: Giomar Bica; solistas do Coral UNIJUÍ: Luciane Braz, Alisson Frós, Josiane Fagundes e Ana Paula Noronha; Grupos Artísticos: Grupo Bem Campeiro e Grupo Campeiros da AgroVet e o cerimonialista Pedro Darci de Oliveira. O evento foi transmitido ao vivo pela Rádio Unijuí FM. 

Confira um pouco do que foi apresentado

                            

Para participar da Tertúlia foi pedido ao público, como forma de ingresso, a entrega de um item de higiene pessoal. O material recolhido será distribuído a uma entidade de Ijuí. 


"Horizonte Profundo: Desastre no Golfo" e "Norm e os Invencíveis" serão exibidos no Museu Antropológico Diretor Pestana

O Cine AIPAN, promovido pelo Museu Antropológico Diretor Pestana – MADP e a Associação Ijuiense de Proteção ao Ambiente Natural - AIPAN, exibe, gratuitamente, nos dias 13 e 15 de setembro, os filmes “Horizonte Profundo: Desastre no Golfo” e “Norm e os Invencíveis”. 

Confira a programação:

Dia 13 de setembro (quarta-feira) será exibido o filme “Horizonte Profundo: Desastre no Golfo”


Sinopse: Construída em 2001, a Deepwater Horizon era uma plataforma petrolífera semi-submersível situada ao largo da costa da Louisiana (EUA). Em 2010, sem que nada o pudesse prever, explodiu. Como resultado, 11 pessoas morreram, 17 ficaram feridas e milhões de barris de crude foram lançados às águas do golfo do México. Cerca de 1700 quilômetros de zonas úmidas e praias ficaram poluídas e os “habitats” de centenas de espécies marinhas foram afetados.

Tempo de Duração: 107 min 

Dia 15 de setembro (sexta-feira) será exibido o filme “Norm e os Invencíveis


Sinopse: Norm é um urso polar que não sabe caçar, mas possui um dom especial: falar com humanos. Quando um gigantesco empreendimento imobiliário promove a venda de casas de luxo no Ártico, Norm sabe que alguma coisa precisa ser feita para salvar o seu habitat desta grande invasão.

Tempo de Duração: 88 min

A exibição dos filmes começa sempre a partir das 19h30min. Cine AIPAN tem o apoio do Sinpro Noroeste e do SindiComerciários Ijuí.

 


Tertúlia Universitária será realizada neste domingo, no Campus Ijuí

                                      

O Salão de Atos Argemiro Jacob Brum vai receber, no próximo domingo, dia 10 de setembro, às 18h30min, a 2ª Edição da Tertúlia Universitária. O evento proporcionará ao público o resgate e a valorização das tradições gaúchas através de expressões artísticas mostrando um pouco da cultura, história, costumes e folclore gaúcho. 

Os ingressos, gratuitos, podem ser adquiridos na recepção da Biblioteca no Campus Ijuí. Para participar da Tertúlia, porém, o público deverá apresentar o ingresso e um item de higiene pessoal. O material recolhido será distribuído a uma entidade de Ijuí. 

O espetáculo terá as apresentações artísticas do Coral UNIJUÍ e Coral Cantanti Del Grappa (Ivorá/RS); danças com a Cia Cadagy; Gupos vocais: Vocal Querência e Vocal Masculino Vivavoz; declamação e poesia: Giomar Bica; solistas do Coral UNIJUÍ: Luciane Braz, Alisson Frós, Josiane Fagundes e Ana Paula Noronha; Grupos Artísticos: Grupo Bem Campeiro e Grupo Campeiros da AgroVet e o cerimonialista Pedro Darci de Oliveira. O evento será transmitido ao vivo pela Rádio Unijuí FM. 

Confira um pouco do que será apresentado na Tertúlia

                        


Café & Conversa debate Direitos Humanos e redes sociais

A internet potencializa a liberdade de expressão. Ela é, sem dúvida, uma poderosa ferramenta social, porém, esse poder deve vir acompanhado de responsabilidades. Para falar sobre Direitos Humanos e Redes Sociais, o professor Dr. Rafael Santos de Oliveira (UFSM), foi o convidado desta edição do Neidh Café & Conversa, realizado na tarde desta quinta-feira, na sala B3, no Campus Ijuí.

A conversa foi promovida pelo Núcleo de Educação e Informação em Direitos Humanos – NEIDH e teve a mediação da professora Elenise Schonardie (DCJS).

                     

Segundo Rafael, a internet não é um território livre de responsabilização. “Ela rompe com a falta de espaço para liberdade de expressão, mas, para exercer essa liberdade, precisamos nos educarmos para o exercício pleno dessas novas mídias”, observou.

Ele também falou sobre o crescente discurso de ódio que inunda a internet, principalmente as redes sociais. “O que hoje está se começando a enfrentar é a responsabilização por discurso de ódio. As pessoas não estão esclarecidas disso ainda, pois, mesmo estando atrás de uma tela, você não pode ofender”.

Por fim, o professor também chamou a atenção para um aspecto da sociedade em rede: “mesmo que ela (a internet) coloque em evidências o poder da expressão, muitas vozes ainda estão caladas pela exclusão digital”, salientou.

Sobre o NEIDH

O Núcleo de Educação e Informação em Direitos Humanos – NEIDH é vinculado ao Mestrado em Direitos Humanos, do Programa de Mestrado em Direito, da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ. Caracteriza-se como um espaço de perspectiva tecnológica, cultural e pedagógica, tendo em vista o desenvolvimento de atividades de extensão, pesquisa e ensino voltadas para a temática dos direitos humanos. Sua proposta está centrada na Educação e Informação para os Direitos Humanos.


Trilha dos Festivais na Moenda da Canção

Projeto da Unijuí FM transmite 31ª edição do Festival que é um dos mais longevos do Estado.

                  

Segue neste final de semana mais uma etapa do projeto Na Trilha dos Festivais da Unijuí FM. A equipe da rádio educativa da Unijuí, segue para Santo Antônio da Patrulha para transmissão da 31ª edição da Moenda da Canção.

Festival que segue também a linha aberta, a Moenda traz músicas regionalistas de diversos locais do país, além do nativismo e ritmos gaúchos característicos do nosso Estado. A programação do Festival, realizado concomitantemente a 7º Moenda Instrumental, traz shows locais e também com o Grupo Chão de Areia.

A partir de sexta-feira, 11, com início previsto às 20h30, você está convidado a viver as emoções desta etapa do projeto “Na Trilha dos Festivais”, na Moenda da Canção, com apoio de Erva Mate Seiva Pura, Odontovitta, Madeireira Leal, Posto do Ganso, Hospital de Caridade de Ijuí, VIP Rent a Car Locadora, Guia Fácil, Cia da Música, Ramos e Copini Autopeças, Cargnelutti Leilões e Chapa & Bife Restaurante. 


Comunidade prestigia 1º Pátio do Automóvel no Domingo no Campus

Um grande número de pessoas circulou pelo campus da Unijuí conferindo as diversas atrações e momentos de lazer proporcionadas no espaço, neste domingo, 6. O tradicional Domingo no Campus, organizado pela Unijuí e Rádio Unijuí FM, recebeu a primeira edição do Pátio do Automóvel, evento que reuniu expositores de veículos de marcas nacionais e importadas no Campus Ijuí, além de apaixonados por carros e motos.

                       

O espaço, segundo Ademar Kachuk, um dos fundadores do Grupo Antigos Ijuí, se apresentou como uma oportunidade para as pessoas que gostam de olhar e cultuar carros. “Somos 35 integrantes e temos carros de destaque na região, que marcaram a história do automobilismo, que onde passam chamam a atenção, como o Ford 1941, camionetes, opalas, corcéis”, destaca.

O lado de interação e sociabilidade, em eventos como o Pátio do Automóvel, também foi destacado pelo representante do Zangões do Asfalto, Marcos Padilha. “Somos apaixonados por moto. É uma paixão, como o carro e a bicicleta, é um sentimento que vem de sangue. É um momento de aumentar as amizades”, afirma. 

O Domingo no Campus contou com exposição de carros das marcas Citröen, Volkswagen, Toyota e Chevrolet, apresentando novidades que unem tecnologia, sofisticação, funcionalidade, beleza e segurança, além de empresas de prestação de serviços neste segmento.

A Coordenadoria de Trânsito também esteve presente no evento realizando atividades de educação e conscientização através da Escolinha, oficina de pintura, atividades recreativas, barraca com o etilômetro e distribuição de material informativo. O Pátio do Automóvel teve apoio de Erva-Mate Seiva Pura, responsável pela mateada do domingo, também Delivery Much, Ecos Sistema de Ensino, Mecânica UNICAR, Car House, Sponchiado e DPneus, Sicredi e Pindorama Bicicletas.

O próximo Domingo no Campus está previsto para o dia 10 de setembro.