COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Cultura

Coral Unijuí seleciona novas vozes

                     

Estão abertas as inscrições para o processo simplificado de seleção para novas vozes do Coral Unijuí. O edital foi divulgado pela Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, no Portal da Universidade. O processo seleciona vozes femininas e masculinas.

O candidato precisa ter no mínimo 17 anos, ter disponibilidade para participar de ensaios sexta-feira à noite e sábados à tarde, e participar assiduamente das atividades previstas no plano de ensaio, estudo em casa e apresentações do Coral.

As inscrições seguem até dia 05 de fevereiro de 2018 e podem ser feitas pelo e-mail coral@unijui.edu.br, mediante confirmação. Toda a comunidade pode participar. O resultado será divulgado até 15 dias após a realização de todas as entrevistas.


Cinema pelo Fim da Violência Contra a Mulher

                    

Parte integrante da programação municipal dos 16 dias de ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher, será exibido, às 13h30 desta sexta-feira, dia 8, o filme Meu Nome é Jacque. A exibição ocorrerá no Centro de Eventos da Unijuí.

"Meu Nome é Jacque" é um documentário aborda a diversidade através da história de vida de Jaqueline Rocha Côrtes, uma mulher transexual brasileira, que vive com Aids há mais de 20 anos. Militante pela causa, Jacque tem a vida marcada por lutas e conquistas, chegando a trabalhar como representante do governo brasileiro e na Organização das Nações Unidas. Hoje casada e mãe de dois filhos, mora numa pequena cidade, levando uma vida voltada para a maternidade, a família e a espiritualidade. Ao acompanhar o cotidiano de Jacque hoje e revisitar sua trajetória, este documentário apresenta, pouco a pouco, os inúmeros desafios que foram rompidos por este rico personagem, levantando uma reflexão sobre o preconceito.

Confira o trailer da produção

 

A promoção é da Unijuí, através do Programa de Pós-Graduação em Direito, do Departamento de Ciências Jurídicas e Sociais e da Mostra Cinema e Direitos Humanos, com o apoio da Rede de Proteção à Mulher, Fórum Permanente da Mulher e Conselho da Mulher de Ijuí.

A Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres é uma mobilização anual, praticada simultaneamente por diversos atores da sociedade civil e poder público engajados nesse enfrentamento. Desde sua primeira edição, em 1991, já conquistou a adesão de cerca de 160 países. Mundialmente, a Campanha se inicia em 25 de novembro, Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher, e vai até 10 de dezembro, o Dia Internacional dos Direitos Humanos, passando pelo dia 6 de dezembro, que é o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres. No Brasil, a Campanha acontece desde 2003 e, para destacar a dupla discriminação vivida pelas mulheres negras, às atividades aqui começam em 20 de novembro, Dia da Consciência Negra.


EFA realiza Noite Natalina

                 

Foi realizado no último sábado, 02 de dezembro a Noite Natalina da EFA. O espetáculo em formato de musical envolveu música, teatro e dança, com a temática que  falava sobre o sentido do natal, enfatizando, princípios de amor, cuidado e respeito.

Além de celebrar o Natal, a vida e o final de ano letivo, a Noite Natalina da EFA comemorou os trinta anos de músico do professor Oseias Machado. A orquestra estudantil, coordenada pelo Oseias,  foi  responsável pela trilha sonora do evento que contou também com apresentações dos projetos de dança, teatro e crianças da da Educação Infantil e Anos Iniciais da Escola além da participação especial dos professores quando cantando formaram um pinheiro de Natal no palco.

Finalizando a noite, as crianças receberam o Papai Noel, ganharam presentes e confraternizaram com as famílias num gostoso lanche coletivo. O evento foi uma noite cheia de magia e encanto que envolveu toda comunidade Escolar.


Confira a agenda dos Concertos de Natal do Coral Unijuí

                    

No fim deste mês de novembro e durante o mês de dezembro, o Coral Unijuí vai realizar uma nova edição dos Concertos de Natal. A magia desta época será ouvida nas vozes do grupo em diversas apresentações, em Ijuí e região.

De acordo com a regente do Coral, Helena Doris Sala, o repertório será composto por canções natalinas tradicionais, e também canções eruditas, cantadas a capella (sem acompanhamento instrumental) e outras com acompanhamento instrumental, violão, piano, gaita e percussão. “Iniciamos fazendo a abertura do Natal Vida, em Augusto Pestana, com um repertório recheado com canções populares, natalinas e eruditas. Depois, nesta quinta-feira, faremos a abertura do Natal do Shopping JB,”, relata Helena.

O encerramento do ano para o grupo vai ocorrer com uma apresentação durante a programação de natal do município de Ijuí, no Anfiteatro da Praça da República, com canções do repertório do Recital dos 25 anos do Coral Unijuí, e das músicas gaúchas cantadas no espetáculo "Tertúlia Universitária: nosso canto, nossa arte nossa cultura e canções natalinas". 

Segundo a regente, o grupo está em ritmo forte de ensaios, desde agosto de 2017: “retomamos algumas músicas e trabalhamos novas músicas. As novidades para este ano serão as músicas Simply Alleluia, do compositor Donald Moore e Pie Jesu, de Mary Lynn Lightfoot, com acompanhamento de piano, dentre outras”, complementa.

Confira a agenda completa do Coral



Museu esteve presente no Canto de Luz com exposição

Durante a 6ª edição do Festival, que acontece até este sábado, 25 de novembro, o público pode conferir a Exposição "Fragmentos da Memória da Energia em Ijuí”. A exposição foi organizada com o objetivo de apresentar, por meio de fotografias, aspectos históricos da Usina Velha (Usina da Sede), em operação desde 1923 e da Usina do Passo do Ajuricaba, inaugurada em 19 de outubro de 1959.

                   

A exposição é uma realização do Demei, da Accal e do Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp), e é uma releitura de exposição homônima organizada em 1998, por solicitação do Demei para ser exposta junto a Usina Velha. 

Segundo a diretora do Museu, Stela Mariz Zambiazi de Oliveira, "sob os olhares de diversos fotógrafos, dentro os quais Eduardo Jaunsem, Família Beck e Germano Gieseler, o público poderá contemplar flagrantes captados a partir da década de 1920 durante a construção da primeira usina hidrelétrica de Ijuí, catástrofes naturais como secas, enchentes e vistas da Usina Velha no decorrer dos anos". Da Usina do Passo do Ajuricaba as fotos retratam a sua construção na década de 1950 e sua inauguração em 1959. 

A exposição está disponível até sábado a noite, no CTG Clube Farroupilha. A entrada é gratuita.


Mais de mil crianças conferiram a estreia do espetáculo Infantia

Com duas sessões lotadas, o espetáculo Infantia teve a sua estreia na tarde desta quinta-feira, no Salão de Atos Argemiro Jacob Brum. Mais de mil crianças da rede pública e privada puderam se encantar e divertir o mundo de brincadeiras apresentado pela Cia. Cadagy. 

              

O espetáculo foi pensado e desenvolvido pelos 32 estudantes e coordenadores do Grupo Artístico da Unijuí. A professora Eloísa de Souza Borkenhagen Bohrer, coordenadora  da Cia. Cadagy, conta que o objetivo do espetáculo é despertar o sentimento do brincar.

Composto por movimentos da dança, de luta e da ginástica, em um universo mágico onde as brincadeiras contemporâneas e as antigas se encontram, o espetáculo teve como base o filme ‘Uma Noite no Museu’. O espetáculo explora as brincadeiras de corda com acrobacias e equilíbrio; as danças com brincadeiras de roda, a personificação da bailarina e ainda o videogame; as lutas pretendem representar o videogame e personagens fictícios, entre outros elementos.

As crianças também puderam realizar uma série de atividades paralelas a apresentação do Salão de Atos. Coordenada pelo Núcleo de Eventos, foram realizadas atividades como alguns esportes como vôlei, basquete e ping-pong. Além disso, o Grupo de Teatro realizou pintura de rosto, contação de história, roda de violão e malabarismo.


Panambi recebeu exposição do Física para Todos

Nos dias 13 e 14 de novembro o Campus Panambi recebeu a Exposição Física para Todos. Estudantes de escolas da região puderam conferir e interagir com diversos experimentos e também conversar com professores e estudantes bolsistas da Unijuí.

Foram preparados três ambientes: Astronomia, Robótica e Magnetismo. Em cada um deles, diversos experimentos para demonstrar conceitos de Física e de outras áreas das Ciências Exatas.

O Projeto Física para Todos é um Museu interativo que procura despertar curiosidade e gosto pela ciência. É um espaço de cultura e lazer para todas as idades.

 

Confira os detalhes do que o público conferiu em Panambi

Astronomia

-Sistema solar em escala de tamanho e distância.

-Sistema Terra-Lua-(dia-noite, estações do ano, eclipses).

-Exposições de fotografias de objetos astronômicos,

- Mini-planetário.

- Gravidade: Massa  e Espaço

- Sessões de Audio-Visuais sobre astronomia.

Exposição de Robótica

- Rôbos de Seringa: transmissão da pressão em líquidos para o transporte de cargas.

- Rôbos Joaninhas: a eletricidade e a mecânica aplicadas para o desvio de obstáculos.

- Rôbos Controlados pelo celular: a eletricidade, a mecânica e a informática para o controle de um protótipo via celular.

- Sinaleiras de 4 tempos: protótipos com componentes eletrônicos e o Arduino para o controle do fluxo de veículos.

-Robô Espião: utilização de uma câmera e controle remoto sem fio para monitoramento de uma região.

-Robô Seguidor de Linha: utilização de sensores reflexivos para o movimento em trajetos pré-definidos.

Magnetismo

- Anel Saltador: Um motor muito estranho, não gira...salta

-Experimentos de Foucault: Como explicar uma queda tão lenta?

-Abajur de Plasma: Descargas elétricas coloridas.

-Freio Magnético: Por que apenas um deles é freado pelos imãs?

-Cata-vento solar: Energia luminosa em energia elétrica, energia elétrica em movimento.

- Consumo de Energia Elétrica: Qual das lâmpadas é mais econômica?

- Fibra Óptica: A luz fazendo curvas.

- Teste de Nervos: Verifique seu controle motor passando o anel ao longo do fio encurvado, sem tocar no fio.

- Condutores e Isolantes

-Campo Magnético

- Você produzindo energia: Apoie as palmas das mãos, uma em cada placa metálica, e observe quanta energia elétrica você consegue gerar.

-Campo Magnético: Passe o imã sobre o acrílico e observe o alinhamento das pequenas bússolas.


Infantia: espetáculo que explora o mundo das brincadeiras tem estreia nesta quinta

Cada geração possui características únicas, uma das mais marcantes é a forma de se divertir. As brincadeiras de gerações passadas e de gerações mais contemporânea são protagonistas no espetáculo Infantia, apresentado pela Cia. Cadagy, na Unijuí, que terá estreia nesta quinta-feira, dia 23, às 14h, no Salão de Atos Argemiro Jacob Brum.

             

Acima, foto de um ensaio do espetáculo Infantia

O espetáculo foi pensado e desenvolvido pelos 32 estudantes e coordenadores do Grupo Artístico da Uniijuí.  E ele foi pensado para todas as idades. O objetivo do espetáculo é despertar o sentimento do brincar. 

Composto por movimentos da dança, de luta e da ginástica, em um universo mágico onde as brincadeiras contemporâneas e as antigas se encontram, o espetáculo teve como base o filme ‘Uma Noite no Museu’. A ginástica pretende explorar, por exemplo, as brincadeiras de corda com acrobacias e equilíbrio; as danças com brincadeiras de roda, a personificação da bailarina e ainda o videogame; as lutas pretendem representar o videogame e personagens fictícios, entre outros elementos.

Com esse enredo, o espetáculo com a expectativa de receber mais de mil pessoas de 10 escolas diferentes, em duas sessões. O ingresso é a doação de um brinquedo.


GEMP se apresenta na Unijuí com espetáculo Nações: Movimentos do Mundo

Dia 26 de novembro a Unijuí vai dançar no ritmo de Gemp. Com o espetáculo ‘Nações: Movimentos do mundo’, Gemp Escola e Cia de Dança se apresenta na área externa da Unijuí, às 20h. O espetáculo é composto por danças folclóricas autênticas de povos oriundos de diversos continentes como Europa, Ásia, África, América do Norte e América do Sul. 

Com roteiro simples o espetáculo conduz o público por uma viagem entre povos, nações e suas manifestações culturais por meio de danças folclóricas, teatro, narrativas e mímica. O espetáculo é uma promoção da Unijuí, Secretaria Estadual da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer e ADECUNG.

O Gemp nasceu na cidade de Crissiumal e possui mais de 500 membros de 4 diferentes municípios, entre crianças, jovens, adultos e idosos. No currículo acumula apresentações em mais de 20 países.

 

 


Unijuí FM promoveu debate sobre os Primeiros Mil Dias do Bebê em Painel de Vivências

Também foi lançada a edição 2017 do programa Cheirinho de Bebê no Ar, na UNIJUÍ FM

                  

A noite de terça-feira foi marcada por discussões voltadas aos Primeiros Mil Dias do Bebê, período que compreende a gestação e os dois primeiros anos de vida da criança. A comunidade acadêmica participou do Painel de Vivências que integra o projeto Cheirinho de Bebê no Ar, realização da Rádio UNIJUÍ FM e UNIJUÍ, através do DCVida e DHE. Pais, familiares e crianças também participaram do evento, que contou com um espaço kids para recreação, pinturas e leituras.

Estiveram presentes falando sobre a relação pessoal e profissional com a temática o médico pediatra, Jorge Montardo, a médica neurologista pediatra, Helga Porsch, a professora doutora em Saúde da Criança da UNIJUÍ Simone Strasburger, e a enfermeira, professora e mãe do Guilherme, Angélica Martini Cembranel. Na roda de conversa, pais, mães, avós, profissionais da saúde e alunos puderam compartilhar experiências sobre o desenvolvimento das crianças desta idade, o estímulo da escola, viroses, prematuridade, uso de tecnologias como a TV e o tablet, entre outros assuntos.

Também foi lançada oficialmente a edição 2017 do programa Cheirinho de Bebê no Ar, que estreia neste sábado, 4 de novembro, às 9h30, na UNIJUÍ FM, com participação da Enfermeira Obstetra e Sanitarista, Mestre em Enfermagem, professora do DCVida/UNIJUÍ, Arlete Roman; Nutricionista, Mestre em Alimentos e Nutrição,professora do DCVida/UNIJUÍ, Karina Rios; e Psicóloga, Mestre em Educação nas Ciências, professora do DHE/UNIJUÍ, Kenia Freire. Dá uma olhada nos bastidores deste primeiro programa.

 

O Cheirinho de Bebê no Ar é uma realização da UNIJUÍ e UNIJUÍ, com apoio da NetCopy.