Exposições e oficina estão na programação do Museu Antropológico Diretor Pestana - Unijuí

Programação engloba exposições e uma oficina. Confira!

O Museu Antropológico Diretor Pestana - MADP está, a partir deste mês de outubro, com uma série de programações e exposições.

Confira e participe!

Exposição Saberes e Sabores: Cana-de-açúcar

A Exposição “Saberes e Sabores: cana-de-açúcar” integra a 10ª Primavera dos Museus promovida pelo IBRAM – Instituto Brasileiro de Museus. O tema escolhido para este ano, Museus, Memórias e Economia da Cultura, destaca o importante papel social desempenhado pelos museus na promoção de trocas simbólicas, culturais, de saberes e de experiências, assim como sua contribuição para a dinamização da cadeia produtiva da cultura de modo sustentável.

O objetivo da Exposição é apresentar e refletir sobre a cultura e processos da cana-de-açúcar, sua importância na economia local, produtos e todo universo de simbolismos.

A Exposição “Saberes e Sabores: cana-de-açúcar” poderá ser visitada até 29 de dezembro de 2016 no Espaço Ijuí Hoje, do Museu Antropológico Diretor Pestana.

Exposição: Pluralidade Afro-Brasileiros no Noroeste do RS

A Exposição Pluralidade Afro-Brasileiros no Noroeste do RS, realizada pelo Museu Antropológico Diretor Pestana, faz parte do Projeto Conhecer para Transformar,  aprovado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Trata-se de uma Exposição fotográfica que tem como objetivo, buscar o reconhecimento efetivo da contribuição dos afro-brasileiros no processo de formação social, econômica e cultural do Rio Grande do Sul. São curadores da Exposição: Leandro Jorge Daronco, Marcelo Ordesto Rodrigues e Belair Aparecida Stefanello.

A Exposição poderá ser visita no período de 06 de outubro a 30 de dezembro na Sala de Exposições Temporárias – MADP, nos seguintes horários: das 8h às 11h30min e das  13h30min às 17h. Horários diferenciados mediante agendamento prévio.

Exposição Virtual sobre a História Política de Ijuí (RS)

O Museu Antropológico Diretor Pestana, juntamente com o Curso de História da UNIJUÍ, o PIBID/CAPES e a EFA, estão organizando uma Exposição Virtual sobre a História Política de Ijuí. O objetivo principal é elaborar um levantamento bibliográfico e de fontes documentais sobre a história política local, pesquisar, organizar e apresentar a trajetória política ijuiense através de exposição virtual.

O projeto está sendo desenvolvido pelos alunos de Praticas de Graduação II do curso de História da UNIJUÍ, que é ministrado pela Prof.ª Sandra Maria do Amaral, também pelos bolsistas do PIBID/CAPES, vinculados ao subprojeto de História, coordenado pela Prof.ª Vera Trennephol e ainda por um grupo de alunos do terceiro ano da EFA coordenados pelo prof. Josei Fernandes Pereira.

A assessoria técnica é realizada pela educadora Belair Stefanello e pela arquivista Sandra Schinwelski Maldaner do Museu Antropológico Diretor Pestana.

Os encontros são realizados na Comunidade virtual na plataforma CONECTA,  todas as quartas-feiras na sala de pesquisa do Museu Antropológico Diretor Pestana e conta com o apoio da Associação de Amigos do MADP.

Esta atividade qualifica à formação dos acadêmicos do curso de História da UNIJUÍ que já estão em contato com alunos da educação básica através do projeto PIBID/CAPES.

Oficina de Identificação de Fotos

Dentro das atividades da Semana Acadêmica de História 2016, haverá a oficina “Identificação de fotos de Acervo do Museu Antropológico Diretor Pestana – MADP, doados pelo Jornal da Manhã” sob coordenação da Prof. Sandra Maria do Amaral – História/UNIJUÍ e Amanda Keiko Higashi – Museu Antropológico Diretor Pestana/FIDENE.

Esta atividade faz parte do Componente Curricular “Praticas de Graduação III” do Curso de História da UNIJUÍ e será realizada na Sala de Pesquisa do MADP, no período de  Outubro a Novembro, sempre nas terças-feiras.

Este evento é promovido pelo  curso de História/UNIJUÍ, com apoio do Museu Antropológico Diretor Pestana-MADP e Associação dos Amigos do MADP.

Podem participar deste projeto, sócios da Associação dos Amigos do MADP, alunos do curso de História da UNIJUÍ e pessoas da comunidade local e regional.

As inscrições poderão ser feitas na secretaria do Museu até o dia 04 de outubro.

Mais informações pelo telefone 3332-0257 ou através do e-mail madp@unijui.edu.br.