Museu promove a exposição “Povos Indígenas – Identidade, Diversidade e Direitos” - Unijuí

O Museu Antropológico Diretor Pestana – MADP, juntamente com o Conselho de Missão entre Povos Indígenas – COMIN e apoio da 36ª Coordenadoria Regional de Educação - CRE e Secretaria Municipal de Educação de Ijuí - SMEd Ijuí, realiza, no período de 11 de abril a 26 de maio de 2017, na Sala de Exposições Temporárias do MADP, a Exposição “Povos Indígenas – Identidade, Diversidade e Direitos”.

A temática indígena, tradicionalmente abordada pelo MADP, neste ano contará com material fotográfico dos povos Kaingang e Guarani das regiões sul e sudeste, cedido pelo COMIN.

A exposição pretende ampliar a discussão sobre as comunidades indígenas, no contexto da sociedade brasileira, com ênfase para a identidade, diversidade cultural e lutas pela garantia e ampliação de direitos.

Além das fotos, a exposição trará uma dinâmica interativa com o público visitante, abordando especialmente os conceitos de território e territorialidade, tão importantes para compreender a grave situação que estão enfrentando os povos indígenas atualmente.

A programação inclui ainda projeções de vídeos e duas palestras com o tema: “Povos Indígenas – Identidade, Diversidade e Direitos”, que serão proferidas por Douglas da Rosa, Kaingang da Comunidade Goj Veso, de Iraí/RS, mestrando em Antropologia pela UFRGS, a serem realizadas na quarta-feira, 12 de abril, em dois momentos, às 10h e às 19h30, no Auditório da Sede Acadêmica. As falas serão direcionadas aos estudantes do ensino médio, universitários e professores.

E exposição pode ser visitada das 8h às 11h30min e das 13h30min às 17h. Mais informações e agendamentos de grupos podem ser feitas pelos telefones (55) 3332-0257 ou e-mail: madp@unijui.edu.br.