Orquestra da Georgia: músico brasileiro conta o que o público vai poder prestigiar em Ijuí - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Orquestra da Georgia: músico brasileiro conta o que o público vai poder prestigiar em Ijuí

Neste domingo, dia 28, o Salão de Atos Argemiro Jacob Brum recebe a Orquestra de Câmara da Georgia, dos Estados Unidos. A apresentação faz parte da turnê que passa pelo Brasil neste ano. A apresentação será realizada a partir das 19h30min e os ingressos já estão esgotados.

A Orquestra nasceu nos anos 90 na Rússia e hoje possui na sua formação músicos de diferentes países, como por exemplo do Brasil. O violista Rogério Nunes, natural de Santa Maria, faz parte desse grupo. Em conversa com a Unijuí FM ele falou um pouco sobre o trabalho da Orquestra. 

              

Conte um pouquinho sobre a história da Orquestra de Câmara da Georgia EUA?

Rogério Nunes: A The Arco Chamber Orchestra foi fundada nos anos 90 pelo maestro, que ainda é o atual maestro e diretor, Levon Ambartsumian, em Moscou, na Rússia. No final dos anos 90 ela foi transferida, mudou de endereço e foi para os Estados Unidos onde se criou a University of Georgia. Ela teve muitos CD’s gravados, já se apresentou em diversos países e Salas de Concertos bem famosos e reconhecidos como o próprio Carnegie Hall, em Nova York, o Teatro La Fenice, em Veneza, na Itália. 

O que você pode antecipar sobre a apresentação de domingo?

Rogério Nunes: É uma orquestra que tem um repertório muito amplo, do Barroco até músicas contemporâneas. A orquestra vai tocar um repertório bem interessante, muito bonito, que inclui: A Serenata para cordas de Tchaikovski. Uma peça de outro compositor russo chamado Shostakovich, que é o Praeludium e Allegro. A Allegro é uma peça provavelmente inédita no Brasil, que também tem como solista o próprio maestro. A outra peça inclui como solista nesta turnê é a Sinfonia Concertante de Mozart, que eu vou tocar com a Impala da Orquestra Shekinah e nós dois fizemos a sinfonia concertante para violino e viola com orquestra. 

A Orquestra da Georgia é composta por músicos de países como Polônia, Rússia, Estados Unidos, Itália, Coreia do Sul, Argentina e mais 5 brasileiros. Em que sentido essa diversidade colabora com o grupo?

Rogerio Nunes: Músicos de lugares tão diferentes, com culturas diferentes, ampliam a bagagem cultural, a troca pessoal. É sem dúvida muito interessante podermos conhecer bastante sobre outras culturas, outros países e como funciona a música em outros lugares.

 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.