Café & Conversa debate Direitos Humanos e redes sociais - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Café & Conversa debate Direitos Humanos e redes sociais

A internet potencializa a liberdade de expressão. Ela é, sem dúvida, uma poderosa ferramenta social, porém, esse poder deve vir acompanhado de responsabilidades. Para falar sobre Direitos Humanos e Redes Sociais, o professor Dr. Rafael Santos de Oliveira (UFSM), foi o convidado desta edição do Neidh Café & Conversa, realizado na tarde desta quinta-feira, na sala B3, no Campus Ijuí.

A conversa foi promovida pelo Núcleo de Educação e Informação em Direitos Humanos – NEIDH e teve a mediação da professora Elenise Schonardie (DCJS).

                     

Segundo Rafael, a internet não é um território livre de responsabilização. “Ela rompe com a falta de espaço para liberdade de expressão, mas, para exercer essa liberdade, precisamos nos educarmos para o exercício pleno dessas novas mídias”, observou.

Ele também falou sobre o crescente discurso de ódio que inunda a internet, principalmente as redes sociais. “O que hoje está se começando a enfrentar é a responsabilização por discurso de ódio. As pessoas não estão esclarecidas disso ainda, pois, mesmo estando atrás de uma tela, você não pode ofender”.

Por fim, o professor também chamou a atenção para um aspecto da sociedade em rede: “mesmo que ela (a internet) coloque em evidências o poder da expressão, muitas vozes ainda estão caladas pela exclusão digital”, salientou.

Sobre o NEIDH

O Núcleo de Educação e Informação em Direitos Humanos – NEIDH é vinculado ao Mestrado em Direitos Humanos, do Programa de Mestrado em Direito, da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ. Caracteriza-se como um espaço de perspectiva tecnológica, cultural e pedagógica, tendo em vista o desenvolvimento de atividades de extensão, pesquisa e ensino voltadas para a temática dos direitos humanos. Sua proposta está centrada na Educação e Informação para os Direitos Humanos.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.